11.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto em 3D de Guilherme Wentz para o Dream Book Portobello 2022

Novo tom de cinza da Portobello inspira talentos do design e da arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.02.2022
Guilherme Wentz, Granatti Junior e Fabiano Hayasaki são os convidados a criarem, para o DreamBook Portobello, composições únicas e surpreendentes com a nova versão do porcelanato Ms. Barcelona, Antracita.
minutos de leitura

A paleta de tons cinza da Portobello ganhou um upgrade no início deste 2022. Antracita é a nova cor de cinza da linha de porcelanato Ms. Barcelona, que se apresenta em uma tonalidade intermediária entre as nuances Cristal e o Acero. Caracterizada pela predominância de um cinza mais quente, Antracita proporciona aconchego e amplia as opções de revestir múltiplos ambientes. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Para criar espaços inspirados nesse seu primeiro lançamento de 2022, a Portobello convidou nomes de peso do design e da arquitetura brasileira. Guilherme Wentz, Granatti Junior e Fabiano Hayasaki idealizaram seus projetos para expor exclusivamente no editorial digital DreamBook, publicado no site da Portobello nesta semana. Confira a entrevista com os profissionais e as imagens das suas criações.

Minimalismo em torno da vegetação, por Granatti Junior

Por Granatti Júnior

O designer de interiores Granatti Júnior, de Balneário Camboriú (SC), elaborou seu projeto de sala inspirado no conceito minimalista de Mies van der Rohe e no próprio revestimento Ms. Barcelona Antracita, por sua superfície possuir uma base limpa em contraste com os movimentos fusion da pedra e do concreto.

"No afinamento do projeto precisamos ter um olhar aguçado para manter o que realmente é pertinente, é aí que se aplica o conceito "menos é mais". O projeto também precisa ter vazios, e os vazios preenchem o espaço. Vazio não é não ocupar lacunas, mas criá-las para que os produtos que estão sendo usados possam ser valorizados e harmonizados", defende o designer. 

As cores do novo cinza Antracita e o verde da vegetação, separada por grandes painéis de vidro, criaram uma atmosfera minimalista e acolhedora. Além de se inspirar na forma orgânica da reprodução da pedra e concreto, Granatti Junior elegeu o acabamento EXT para promover maior textura às paredes. No piso, o acabamento foi do tipo Natural. Em contraponto a essa rusticidade, ele ainda utilizou as gigantes lastras de porcelanato Calacatta Puro Chain, que através de sua paginação, promoveu fluidez ao painel de lareira criado na sala.

"Quando me deparei com a Antracita, enxerguei uma infinita possibilidade de uso. Consigo imaginar casas minimalistas e contemporâneas em grandes centros urbanos, como também, casas rústicas em volta de muita vegetação. Os revestimentos Portobello, inclusive, envolvem e acolhem o espaço. Através deles, conseguimos promover integração, beleza e tornar o ambiente projetado único e surpreendente", afirma Granatti Junior.

Granatti Júnior, proprietário do Studio Granatti, é um dos grandes parceiros da Portobello na região de Santa Catarina. Já recebeu reconhecimento na Festa de premiação do Programa+arquitetura como destaque da Loja Portobello Shop Balneário Camboriú. Aos 23 anos, ele começou sua trajetória como designer de interiores. Seu escritório, Studio Granatti, permeia entre os estilos contemporâneo e elegante chic.

"Se no momento de ouvir os clientes não iniciar o processo criativo, ou você está na área errada ou o projeto não é pra você. Sou muito sensível, e a inspiração maior é sempre o cliente. Brinco que tenho que absorver o gosto deles e aplicá-lo sobre meu conhecimento e bagagem cultural. Aí, basta afinar as ideias e colocar tudo em projeto, o resultado esperado vai aparecer", conclui Granatti Junior. 

Arquitetura é arte, por Fabiano Hayasaki 

Por Fabiano Hayasaki 

O renomado arquiteto paulista Fabiano Hayasaki criou um espaço gourmet com living integrado, dentro do estilo de arquitetura contemporânea e minimalista. O novo tom de cinza Antracita foi aplicado nas superfícies de destaque do ambiente: nas paredes e no grande balcão gourmet. No piso, na arte triangular fixada na bancada e no balcão da pia, o arquiteto elegeu o Ms. Barcelona Cristal, para contrastar e dar leveza à área. Ele também utilizou muita madeira no forro e em todos os móveis para aquecer o ambiente. 

"Ser selecionado pela Portobello para elaborar um projeto especialmente para seu primeiro lançamento de 2022 é um orgulho. Criei formas puras, onde os traços retos e minimalistas se equilibram com a forma triangular do balcão, que se torna a arte de destaque do projeto. Ele se relaciona com o pilar revestido de jardim vertical, ou seja, a natureza está sempre presente nas minhas criações", afirma Hayasaki.

Segundo o arquiteto, o conceito minimalista de Ms. Barcelona contribuiu de várias formas para o resultado do projeto: na textura, cores, por seu desenho e, principalmente, nos formatos, como a petit lastra 90x180, que consegue paginar bem o espaço, evitando perdas de peças e ainda reduz, na prática, a quantidade de rejuntes. "Tudo isso para criar um ambiente minimalista, clean, funcional, com um design inovador e surpreendente, integrado à natureza da área externa", ressalta.


Fabiano Hayasaki é Destaque Regional São Paulo Capital da Portobello Shop, junto à sua sócia Tania Hayasaki, designer de interiores. Desde pequeno, soube que iria ser arquiteto. Hoje ele é conhecido como o arquiteto das celebridades do meio esportivo. "Para mim, arquitetura é arte e cada projeto tem que ser único, surpreendente e que leve qualidade de vida às pessoas. Crio com muito amor e me inspiro na natureza e nas artes musicais. Inicio criando croquis à mão livre, a função e forma em conjunto e, rapidamente, chego no ponto ideal do projeto", revela.

Sensação de naturalidade, por Guilherme Wentz

Por Guilherme Wentz

Guilherme Wentz, um dos maiores designers de produto da atualidade, também expressou sua criatividade com Antracita no DreamBook da Portobello. Para ele, o produto o inspira pelo seu próprio processo de criação. "A ideia da fusão de duas texturas já existentes para formar uma terceira completamente inédita é um processo realmente inspirador para qualquer designer. Acredito que esse nível de complexidade de projeto é o que torna o produto tão interessante, versátil e ainda capaz de fazer a conexão entre os materiais sintéticos e naturais", aponta.

Ao criar um espaço com o novo tom de cinza da Portobello, o designer faz questão de deixar claro que não exerce a profissão de arquiteto ou designer de interiores. "A  Portobello (já pela segunda vez!) me deu essa incrível oportunidade de desenhar um ambiente, ampliando a escala do meu trabalho para além do objeto. Ao aceitar o desafio, decidi levar os projetos para um lado muito mais experimental e conceitual. A visualização 3D me deu ainda mais liberdade, uma vez que pude desenhar sem as preocupações e objetivos de um real arquiteto", frisa Wentz. 

O ponto de partida do seu projeto foi o encontro do painel revestido de Ms. Barcelona Antracita com uma pedra bruta. "Me encantei como o material transmite uma sensação de naturalidade, mesmo sendo uma textura completamente inédita. Por isso, quis evidenciar essa sensação ao combiná-lo com o elemento natural da pedra. Essa também foi a motivação para criar um espaço que buscasse as mesmas sensações de naturalidade e que não tem limites claros entre o externo e o interno, a água e o solo", explica o designer.

Uma das faces de Antracita, versão petit lastra 90x180

Guilherme Wentz também é parceiro da Portobello na criação da linha Planos, mobiliários em porcelanato que brincam com o desnível dos planos. Seu processo projetual costuma partir de um cenário imaginário. "Para compor a cena, me inspiro na arquitetura, música, literatura e na natureza lá fora, para então pensar em como seriam os objetos dentro desse contexto", comenta.

Além disso, sua maior admiração está por tudo que surgiu pós-Bauhaus, quando eclodiu o conceito minimalista "Less is Moss" do arquiteto Mies van der Rohe, que inspirou a linha Ms. Barcelona. "Quando comecei a cursar Design de Produtos, não tinha conhecimento em arquitetura e artes plásticas. Na época, vivia um momento de transformação, em que queria reduzir tudo ao essencial e valorizar a simplicidade como um estilo de vida. Ao ouvir essa frase pela primeira vez, foi como uma grande descoberta, porque pude ver muitas das questões que eu levantava em minha mente sendo discutidas e experimentadas visualmente e fisicamente por uma escola de arquitetos. Essa frase não só me levou ao design de móveis como está presente em minha mente até hoje, definindo quase todas as escolhas projetuais que faço", conta Wentz.

Acesse o site da Portobello para conferir o editorial de lançamento Dream Book.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Novo tom de cinza da Portobello inspira talen...

Novo tom de cinza da Portobello inspira talentos do design e da arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies