Tirana: a cidade albanesa que é uma promessa arquitetônica para a Europa
Ruas que nos contam história com reflexos da política e aspectos de transformação — essa é a sensação ao caminhar por Tirana e apreciar sua arquitetura. E você deve estar se perguntando: o que faz da cidade um lugar peculiar? Neste post, explico todos os fatores que estão contribuindo para a formação da atual Tirana.
A Albânia é um pequeno país da península Balcânica, no sudeste da Europa, com uma rica cultura e uma população dividida entre muçulmanos, ortodoxos e católicos romanos. Sua capital, Tirana, é pouco conhecida e explorada, porém muito fascinante.
Depois de 45 anos sob o domínio do regime comunista, em 1992 veio o fim de uma era. Com a queda do governo, Tirana passou por um processo de transição que trouxe uma das piores fases de desenvolvimento urbano para a cidade. Um crescimento caótico com um elevado número de edifícios sem planejamento, aumento do número de bairros informais e estruturas ilegais em áreas públicas.
O resultado disso tudo? Nos anos 2000, um processo de renascimento para a cidade, com diversos planos de reurbanização. Um deles, o Tirana 2030 (TR030) de Stefano Boeri, visa o desenvolvimento do espaço público para a população, com crescimento controlado, valorização e integração com as áreas verdes, infraestrutura avançada e engrandecimento do patrimônio arquitetônico.
Preparei uma seleção de pontos estratégicos espalhados pela cidade, que instigam qualquer arquiteto a avaliar os traços da história que estão sendo adaptados e dando lugar a um projeto de reurbanização. Algumas obras assinadas por grandes nomes da arquitetura ainda estão em fase de execução e outras já foram finalizadas.
Cloud Pavilion
Projeto finalizado em 2013 e assinado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto. Uma estrutura em aço que aparenta ser uma obra de arte, mas serve como espaço cultural e social ao ar livre. Com uma característica vazada, está localizado na área pública de um parque e é um ótimo lugar para relaxar, ler um livro ou simplesmente apreciar a paisagem.
TID – The Plaza Tirana
Com autoria do escritório belga 51N4E, o Plaza Tirana parte de uma planta em elipse e termina em forma retangular. O edifício gera uma ampla gama de sombras e iluminação natural inesperadas. Tem uma característica diferenciada: soluções de alta qualidade com baixa tecnologia que tiram o máximo proveito dos recursos físicos e humanos da Albânia.
Toptani Center
O centro comercial é parte dos projetos de desenvolvimento na capital albanesa que emergiram com força criativa e inovadora no caos do período pós-comunista. A combinação de varejo e escritórios permite um edifício icônico que serve também como uma galeria coberta para o tráfego de pedestres. Assinado pelo escritório renomado MVRDV, a diretriz principal foi criar um edifício diferenciado que, ao mesmo tempo, conecta-se com a cidade.
4 Evergreen Tower
Ainda em fase de construção, o edifício faz parte do plano geral de remodelação urbana de Tirana. Elaborado pelos arquitetos do Studio Archea, a torre propõe seis andares panorâmicos, quatro andares comerciais, sete de escritórios, oito residenciais e um hotel. O edifício, que possui uma base mais estreita, amplia-se simetricamente na parte superior, formando uma clara plasticidade.
Multifuncional Shopping Center
Outro projeto dos arquitetos do Archea Associati tem como característica principal marcar a imagem de Tirana como uma capital europeia contemporânea. O shopping center está distribuído em três volumes — entre 40 e 60 metros de altura — com lajes de pedra cinza e superfícies de cerâmica vermelhas que cortam transversalmente os volumes. Um espaço público que gera percursos urbanos, com “obstáculos” entre uso social e uso público.
Cultural Center
O escritório dinamarquês BIG é o responsável pelo projeto do centro cultural que abriga uma mesquita, um centro islâmico e um museu. A arquitetura foi pensada a partir de um eixo que conecta os três edifícios por meio de uma praça pública central. Com essa nova linguagem arquitetônica, Tirana se torna um exemplo para o resto do mundo, mostrando que pode haver harmonia religiosa em uma capital global.
Supreme Court Albania
A Albânia, como um país candidato para aderir à União Europeia, está passando por etapas cruciais de transformação do seu Sistema Judicial. Os arquitetos do Sadar + Vuga propuseram converter os prédios históricos existentes em 3 mil m² divididos em três estruturas que servirão de mecanismos de justiça, eficiência e transparência.
Masterplan
O Masterplan, do escritório Grimshaw, é um projeto de escala urbana que promete modificar a qualidade de vida para os albaneses. Trata-se de uma expansão dentro de Tirana, por meio de espaços públicos ao longo de um bulevar já existente, diferenciando as características de cada uso dentro dos espaços de convivência criados.
Enquanto as relíquias de seu passado otomano, italiano e, especialmente, comunista ainda estão presentes na paisagem urbana, a arquitetura contemporânea transforma lentamente a aparência da cidade em uma metrópole europeia moderna.
Tirana apresenta um grande potencial de crescimento arquitetônico. Enquanto diversas obras ainda estão em processo de execução, aguardamos ansiosos e nos inspiramos com os projetos existentes.
Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a capital albanesa? Compartilhe sua opinião com a gente!
Luiza, a atenção, dedicação e proficionalismo, é o que tu demonstra em teus feitos. Como muitas outras coisas importantes na vida, para construir, reformar ou criar projetos de ambientes, precisamos fazer do jeito certo. E para fazer do jeito certo, deve sempre ter aqueles que se empenham em fazêlo. Em razão do teu conhecimento técnico, tu és capaz de entender os desejos de teus clientes, e fazer disso uma fábrica de realizações de sonhos..
Luíza, você realmente nos encanta com seus textos claros e ilustrativos. Você nos leva a conhecer lugares que raramente pensamos ou que desconhecemos. Além disto, você contribui muito com outros profissionais desta área ou de áreas afins. Parabéns!!
Olá, tudo bem?
A Luiza é uma profissional incrível mesmo!
Obrigada pela visita, volte sempre!
– Equipe Archtrends Portobello