Tendências de décor para 2022: coletivismo e inclusão nos ambientes
O mundo vem passando por diversas transformações. Algumas delas foram aceleradas por causa da pandemia da Covid-19. A ideia do coletivismo, por exemplo, ganhou força ao percebermos que, para superar a crise sanitária, seria preciso que cada um fizesse a sua parte. Um conceito tão forte que permanece latente aparece entre as tendências de décor para 2022.
Outras duas macrotendências estão lado a lado, traduzindo o que chamamos de Global Imbalance, ou desequilíbrio global. Um momento de rever conceitos, focar no que realmente importa, pensar no futuro e exigir atitudes voltadas para inclusão e sustentabilidade.
Essas tendências estão mapeadas no Trend Book da Portobello, material criado a partir de estudos e observações da sociedade. Nele, é possível entender o contexto atual e como ele influencia as pessoas, suas atitudes e o que elas esperam de empresas, marcas e produtos.
É um material rico, com tendências para o longo prazo, vistas pelos próximos dez, quinze anos. No estudo, a primeira macrotendência a ser abordada é a Me is We, que passa justamente a ideia de coletivismo e inclusão nos ambientes.
E é sobre ela que vamos falar hoje! Acompanhe a leitura para entender mais e descobrir como essa tendência de décor pode ser aplicada na prática em projetos de design de interiores.
Pensar no coletivo está entre tendências de décor para 2022
Uma das macrotendências identificadas pela Portobello para os próximos anos é a que chamamos de Me is We. Ela quer dizer algo como “somos um e somos todos”. É a percepção coletiva de que fazemos parte de um mesmo ecossistema, que é interdependente.
Ela aparece em questões bastante atuais, como a inclusão, a igualdade, a preservação e a recuperação do meio ambiente, além da superação da pandemia da Covid-19.
Todos esses cenários precisam de ações em massa para se concretizarem e terem efeitos duradouros. E é justamente por isso que as pessoas estão cada vez mais atentas à coerência entre o discurso e a ação dos outros, das empresas, indústrias, marcas e governos.
Atitudes voltadas para responsabilidade social e ambiental deixam de ser um diferencial e passam a ser uma obrigação para todos. Afinal, se a ação de cada um conta, é necessário colocar os discursos em prática o quanto antes!
O conceito ficou muito evidente durante a pandemia da Covid-19. No início, foi necessário respeitar o isolamento social. Medida que só funciona se tiver alta adesão. O uso de máscara de forma adequada e a vacinação são outros exemplos de como a coletividade é fundamental para vencer a crise sanitária.
Além disso, as consequências do desequilíbrio dos ecossistemas vêm sendo sentidas por todos. Aumento das temperaturas, chuva, seca, tempestade de areia em áreas em que o fenômeno não é comum são só alguns exemplos recentes. E para superar esse problema, mais uma vez a ação precisa ser coletiva.
Outras mudanças na sociedade que são essenciais para a inclusão e o fomento à diversidade também vêm sendo intensificadas por empresas, e cobradas pela sociedade. Posicionamentos sobre questões raciais ou LGBTQIA+, por exemplo, deixam de ser diferenciais das marcas e passam a ser uma exigência dos consumidores.
Todos esses exemplos demonstram a importância de um olhar para a inclusão e para a integração nos ambientes em projetos de decoração. Nas linhas a seguir, vamos entender melhor como isso é possível na prática. Acompanhe!
Entenda como a macrotendência Me is We aparece no dia a dia
Como uma macrotendência, a Me is We deve permanecer em alta por mais anos, indo além de 2022. Já as tendências são recortes menores no tempo. Manifestações específicas de um conceito maior que são esperadas para o próximo ano.
Elas ajudam a guiar as tendências de décor para 2022. Ainda assim, são apenas conceitos que vamos traduzir em projetos no próximo tópico. Antes, conheça um pouco melhor sobre os desdobramentos da Me is We:
- Comuna Holic é uma das tendências de décor para 2022 que diz respeito a dar visibilidade a pautas igualitárias e a comunidades locais. Regionalismo e ancestralidade estão entre os conceitos que podem ser traduzidos na decoração para gerar o sentimento de pertencimento.
- Change Makers chega como uma das tendências que cobra posicionamentos em busca de igualdade, inclusão e sustentabilidade. É preciso unir esforços para dar voz e espaço para grupos minorizados.
- Re-generation vai além do conceito de gerar menos impacto ao meio ambiente. Agora, é preciso “regenerar”, ou seja, colocar em prática ações que recuperem os ecossistemas. O impacto positivo precisa ser visto não só na natureza como também na sociedade.
3 formas de incluir as tendências de décor para 2022 nos projetos
Separamos três projetos para te mostrar como as tendências de décor para 2022 podem ser aplicadas na prática. Descubra como os conceitos se refletem em estampas, texturas, cores e revestimentos!
1. Aposte em tons terrosos e ligados à natureza
Os tons terrosos são aqueles que remetem à natureza, como marrom, terracota e tons de bege. Mas também abrangem outros menos óbvios, como amarelo, laranja e rosa.
De maneira geral, são tons que representam muito bem as tendências de décor para 2022 que se referem à reconexão, à transformação e à preservação da Terra.
A Portobello, por exemplo, tem uma coleção dedicada às cores terrosas: Terralma. Ela conta ainda com nuances frias como azul e verde, que também fazem referência à natureza.
No projeto de living abaixo, a parede contínua recebe revestimento que lembra terra. Algumas partes só em argamassa reforçam o aspecto natural no design de interiores.
É uma parede que permeia todo o ambiente, que é integrado, outra característica entre as tendências de décor para 2022.
Os painéis pivotantes de madeira atrás do sofá ainda trazem a natureza para perto, reforçando a fluidez do ambiente, já que é possível olhar através deles.
A abundância de iluminação natural ajuda ainda na economia de energia, tornando o projeto mais sustentável.
2. Estampas e elementos culturais ajudam a gerar pertencimento
Outra ideia para aplicar as tendências de décor para 2022 é escolhendo peças e estampas com referências culturais ou que remetam à ancestralidade e à cultura local.
Quando falamos de estampas, elas podem aparecer em materiais têxteis como mantas, almofadas, tapetes e até sofás e poltronas. O legal de peças assim é que elas podem ser trocadas sempre que houver o desejo de renovar a decoração.
Mas também dá para apostar em outros elementos que gerem essa sensação de pertencimento à comunidade e ao ambiente como um todo. Além do revestimento decorado, outra opção é escolher peças que reflitam o mood local.
No ambiente em destaque, por exemplo, o revestimento de parede verde brilhante tem aspecto que remete às florestas. O nicho em madeira, com a estátua, e o vaso em pedra trazem identidade.
3. Use revestimentos que reproduzam elementos naturais
Colocar a sustentabilidade em primeiro lugar é uma das tendências de décor para 2022. Uma das formas de aplicar esse conceito na arquitetura e na decoração é a partir da escolha dos materiais.
Usar materiais naturais como mármore, pedra e madeira geralmente causa mais impacto ao meio ambiente do que a opção por revestimentos que reproduzem essas superfícies.
Portanto, essa é uma das principais formas de tornar a reforma ou a construção mais sustentável. Com as opções de porcelanato da Portobello, por exemplo, é possível explorar o visual e o toque desses materiais, mas causando bem menos impacto à natureza.
Sem falar que o acabamento do porcelanato é impecável e muito parecido com o natural, o que ajuda a deixar a decoração sofisticada.
Esse é o caso do projeto abaixo, que tem piso em porcelanato retificado com aparência de mármore. O revestimento em grande formato (120X260cm) aumenta a elegância do espaço.
Também em linha com as tendências de décor para 2022, o ambiente tem parede revestida com cerâmica que reproduz argila. A aparência de tijolinhos remete à brasilidade, que ganha um reforço com os móveis de madeira.
Já a parede de vidro, que dá visão para a área externa, remete à fluidez e à integração, que são outras tendências de décor para 2022. A visão para a área externa, trabalhada no paisagismo, é uma forma de integrar os ambientes e fazer com que um pareça a continuação do outro. Sem falar que ela permite a entrada de muita luz, contribuindo para a economia de energia elétrica.
Além da tendência Me is We, o estudo da Portobello reúne mais conceitos importantes, que norteiam as tendências de décor para 2022. Baixe o Trend Book gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades!
LEIA TAMBÉM:
- Tendências para 2022: conexão e bem-estar na essência do design de interiores
- Me is We: a tendência inclusiva de 2022 em 6 indicações culturais
- Tendências de décor para 2022: coletivismo e inclusão nos ambientes
Imagem principal: Integração, coletividade e sustentabilidade refletem tendências de décor para 2022 que aparecem no Trend Book da Portobello (Projeto: Fabiana Ferré/ Foto: Alessandro Gruetzmacher)