26.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancadas de porcelanato e decoração monocromática estão entre as tendências da Revestir 2024 (Foto: Guto Campos)

Tendências da Revestir 2024

calendar-blank-line
26.03.2024
Confira o que a equipe do Archtrends considerou destaques na maior feira de acabamentos da América Latina
minutos de leitura

De 19 a 22 de março de 2024, aconteceu em São Paulo a 22ª edição da Expo Revestir, a maior feira de acabamentos da América Latina. Em 65 mil metros quadrados, mais de 300 marcas expositoras mostraram seus lançamentos para um público altamente qualificado, incluindo visitantes internacionais de mais de 80 países, de todos os continentes, e os melhores profissionais de arquitetura do Brasil.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Entre tantas novidades, a equipe do Archtrends notou alguns destaques que devem ser tendências no mercado de arquitetura. Confira a seguir sete tendências:

1. Estandes sustentáveis

Estrutura de MLC do estande da Portobello sustentável
Estrutura de MLC do estande da Portobello é sustentável (Foto: Guto Campos)

Sustentabilidade é um tema urgente na arquitetura. E isso se aplica também - e principalmente! - à arquitetura temporária. A quantidade de resíduos gerados por feiras é um enorme ponto de atenção. Por isso, muitas marcas têm corretamente refletido sobre a sustentabilidade de seus estandes.

Estandes sustentáveis, como o da Portobello, tendência na Revestir
Estandes sustentáveis, como o da Portobello, são tendência na Revestir (Foto: Guto Campos)

Tanto Portobello, quanto Docol, apresentaram estandes de MLC - madeira laminada colada, certificada com origem sustentável. A Docol reutilizou pelo segundo ano consecutivo a mesma estrutura. Já a Portobello apresentou o seu pela primeira vez, depois de a estrutura do estande do ano passado ter sido convertida em estantes industriais para os centros de distribuição.

Sustentabilidade destaque no estande da Portobello
Sustentabilidade foi destaque no estande da Portobello (Foto: Guto Campos)

Para a Revestir de 2025, a Portobello reutilizará a mesma estrutura, que depois será destinada para um uso permanente, se transformando num centro comunitário próximo à fábrica. Conheça a história completa no vídeo:

2. Conteúdo

Na segunda edição especial dos Archtrends Talks, André Carvalhal e empresária Camila Coutinho
Na segunda edição especial dos Archtrends Talks, André Carvalhal recebeu, entre vários convidados, a empresária Camila Coutinho (Foto: Guto Campos)

A origem da Revestir é uma feira industrial. Porém, nos últimos anos, o evento cada vez mais tem sido sobre design, tendências, networking e conteúdo, muito conteúdo! Em 2024, muitos estandes trouxeram palcos, plateias e estúdios para a produção de conteúdo. No lounge Comunidade Portobello+Arquitetura, aconteceram duas edições especiais dos Archtrends Talks, com muito conteúdo para quem estava na feira e também com transmissão para quem não pode ir presencialmente.

3. Mostra de decoração

Outra evolução da Revestir é na forma de exibir os produtos. Especialmente no estande da Portobello, pudemos notar que a sensação não é mais de uma feira, mas de uma mostra de decoração. A casa Portobello trouxe 3 mil metros quadrados de revestimentos assentados, com ambientes que remetiam a uma casa de verdade, inclusive trazendo a sensação de áreas externa e interna.

4. Tecnologia super touch 

The Edge, porcelanato da Coleção Portobello 2024 com super touch
The Edge é um dos porcelanatos da Coleção Portobello 2024 com super touch (Foto: Guto Campos)

A Portobello chama de super touch quando o relevo do porcelanato segue exatamente o design do produto. Essa tecnologia foi apresentada já em 2023 com o Avantgarde, mas agora veio com ainda mais força em vários dos lançamentos da Coleção Portobello 2024. Destaque para The Edge, que inclusive ganhou o Best in Show de melhor porcelanato.

placa best in show 2024
Repare no detalhe como a textura acompanha o design da superfície (Foto: Guto Campos)

Na nossa opinião, é bem provável que em breve a gente passe a achar ultrapassados porcelanatos que não sejam super touch, da mesma forma que aconteceu com color body ou formatos menores.

5. Decoração monocromática

Lounge Comunidade Portobello+Arquitetura monocromático em Lalai
Lounge Comunidade Portobello+Arquitetura monocromático em Lalai (Foto: Guto Campos)

Quando o mesmo revestimento é usado no piso, parede e bancadas, podemos afirmar que ele é monocromático. Foi o que aconteceu no lounge Comunidade Portobello+Arquitetura, todo no lançamento Lalai. Fica o alerta para a tendência de decoração monocromática - e, nesse caso, monocromática neutra.

6. Bancadas em porcelanato

Domateca funcional no bar do lounge Comunidade Portobello+Arquitetura
Domateca funcional no bar do lounge Comunidade Portobello+Arquitetura (Foto: Guto Campos)

Não que seja uma novidade, mas as bancadas em porcelanato estão cada vez mais consolidadas como uma opção resistente, durável e popular. A Domateca estrelou o bar do lounge Comunidade Portobello+Arquitetura e mostrou sua resistência - após quatro dias de uso intenso, seguia impecável ao fim da feira.

7. Paredes infinitas

As linhas de rejunte são o ponto fraco dos revestimentos cerâmicos. E a indústria segue oferecendo soluções para contornar esse problema. As Lastras são, claro, uma opção, reduzindo as emendas com suas grandes superfícies. Mas na Revestir 2024 conhecemos uma nova solução da Portobello: o conceito de paredes infinitas.

São revestimentos para paredes com relevo 3D com design que torna a emenda entre as peças quase imperceptíveis. O formato é 45x90 cm, mas pouco importa - o efeito visual é uma superfície única.

Gostou de ver algumas tendências da Revestir? Confira a cobertura completa da feira aqui.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências da Revestir 2024...

Tendências da Revestir 2024

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies