28.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagem gerada por inteligência artificial por Marcelo Minuscoli

Verde para que te quero verde! 

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.11.2023
O arquiteto Marcelo Minuscoli se aprofunda na tendência do verde na arquitetura e na decoração, discorrendo sobre diferentes tons e aplicações
minutos de leitura

Apesar da WGSN escolher o laranja (Apricot Crush) como a cor do ano para 2024, o verde tem se consolidado nos últimos anos como a maior tendência na decoração. A escolha dessa tonalidade não apenas reflete a conexão com a natureza, mas também transmite sensações de frescor, tranquilidade e harmonia. Isto se evidencia em diversos elementos decorativos, desde paredes, até móveis e acessórios, proporcionando um ambiente mais equilibrado e agradável. 

A cor verde é versátil e pode ser incorporada em diferentes estilos de decoração, adaptando-se tanto aos ambientes mais modernos quanto aos espaços mais clássicos. Uma das abordagens mais populares é a combinação de tons de verde com elementos naturais, como plantas e materiais rústicos, criando assim um ambiente que remete à natureza e promove a sensação de bem-estar. 

Além disso, o verde também está associado aos conceitos de sustentabilidade e ecologia, tornando-se uma escolha preferencial em projetos que buscam promover a conscientização ambiental. Esta é a cor capaz de criar espaços mais acolhedores, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e conectado com a natureza. 

Na escolha de móveis verdes, observe uma ampla variedade de opções, desde mesas, poltronas, até estantes. Essa diversidade permite que a cor verde seja incorporada de maneira sutil ou como ponto focal, dependendo da preferência do morador. 

A cor verde pode facilmente ser combinada com branco, cinza e tons terrosos, ampliando as possibilidades de criação de ambientes únicos e personalizados. 

Em espaços mais compactos, o uso de verde em detalhes, como almofadas, tapetes e objetos decorativos, pode ser uma estratégia eficaz para adicionar cor sem sobrecarregar visualmente o ambiente. Esses pequenos toques de verde promovem equilíbrio estético, criando uma atmosfera convidativa. 

Toques de verde levam vida a áreas externas e internas
Toques de verde levam vida a áreas externas e internas (Projeto: Marcelo Minuscoli)

A tendência do verde na decoração não se limita apenas aos interiores, estendendo-se também às áreas externas, como jardins e varandas. A escolha de plantas com folhagem verde intensa, combinada com móveis e acessórios na mesma tonalidade, proporciona um espaço ao ar livre relaxante e cheio de vida. 

Além da associação com a natureza, o verde é uma cor que está vinculada a aspectos psicológicos, sendo conhecida por promover a calma e reduzir o estresse. Essa característica faz com que seja uma escolha ideal para quartos e áreas de relaxamento, nos quais a criação de um ambiente tranquilo é fundamental. 

Dois tons de verde, escuro no mármore e pastel no revestimento com relevo
Dois tons de verde, escuro no mármore e pastel no revestimento com relevo (Projeto: Portobello)

A paleta de verde é vasta, incluindo tons como esmeralda, menta, oliva e musgo, o que possibilita uma ampla gama de opções para atender a diferentes gostos e estilos. 

Nesse living integrado, o verde aparece no pufe em tonalidade escura e mais vibrante, no revestimento de parede em oliva e em tom terroso no piso
Nesse living integrado, o verde aparece no pufe em tonalidade escura e mais vibrante, no revestimento de parede em oliva e em tom terroso no piso (Projeto: Portobello)

A popularidade do verde na decoração também se reflete nas escolhas de revestimentos, como azulejos, papéis de parede e tintas. Esses materiais oferecem uma maneira eficaz de incorporar o elemento de forma flexível, permitindo a adaptação do estilo ao longo do tempo. 

No quesito “revestimento em verde” a Portobello há muito tempo já apresenta em suas coleções diversas opções, pois boa parcela do seu DNA criativo busca o alinhamento não só com as tendências mundiais do morar, mas também com elementos que tragam conforto, bem-estar e sustentabilidade para os produtos. 

Highlands Olive da Portobello é um revestimento verde oliva (Projeto: Portobello)

A novíssima coleção Highlands é toda inspirada na natureza e sua peça verde, Highlands Olive, é uma obra prima. 

Alpissima é uma autêntica reprodução de mármore italiano verde
Alpissima é uma autêntica reprodução de mármore italiano verde (Projeto: Portobello)

Para os mais clássicos, Alpissimi é uma reprodução autêntica do mármore verde do Vale d’Aosta, no qual a combinação cromática do verde intenso com veios brancos e pretos é a materialização da capacidade humana de mimetizar a natureza. Este produto apresenta-se em duas versões de acabamento: polido ou acetinado. 

As Lastras de Oh!Take Forest trazem tom esverdeado de cinza
As Lastras de Oh!Take Forest trazem tom esverdeado de cinza (Projeto: Portobello)

Já para os mais contemporâneos, o ideal é o cinza esverdeado de Oh!Take Forest, da coleção assinada pelo mestre da arquitetura brasileira Ruy Ohtake. Um produto de extrema versatilidade, tem um aspecto atemporal com seu acabamento natural. 

Creta Moss da Portobello traz tom de verde musgo (Projeto: Portobello)

Outras variações da cor na Portobello vão desde os tons mais vívidos de Gouache Foret ou Terralma Mandacaru, até os mais suaves e discretos de Creta Moss ou ZigZag Aquamarine. Atualmente, existem mais de 30 produtos para escolher livremente e incrementar o seu projeto. 

Terralma Mandacuru da Portobello traz tom terroso de verde
Terralma Mandacuru da Portobello traz tom terroso de verde (Projeto: Portobello)

No contexto da decoração urbana, o verde se destaca como uma forma de introduzir elementos naturais em áreas muitas vezes dominadas por concreto e metal. Jardins verticais, plantas suspensas e a utilização de revestimentos verdes em paredes são maneiras inovadoras de trazer natureza ao cenário urbano, promovendo um contraste agradável e benéfico. 

Outro aspecto interessante da tendência do verde na decoração é a sua presença em espaços de trabalho. A cor é associada à produtividade e concentração, tornando-se uma escolha relevante para escritórios e ambientes corporativos. A introdução de elementos verdes, como plantas e detalhes decorativos, pode contribuir para um ambiente de trabalho mais estimulante e agradável. 

A tendência do verde na decoração não é estática e está sujeita a evoluções. Novas nuances de verde podem surgir, assim como novas abordagens na utilização da cor em diferentes contextos. A natureza mutável dessa tendência permite uma expressão contínua de criatividade na decoração de interiores. 

Em conclusão, a tendência do verde na decoração é uma manifestação da busca por espaços mais equilibrados, conectados com a natureza e, ao mesmo tempo, estilosos e contemporâneos. Seja por meio de escolhas ousadas de mobiliário, ou de toques sutis em acessórios, a cor verde oferece uma infinidade de possibilidades para transformar ambientes e criar experiências únicas e envolventes.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Verde para que te quero verde! ...

Verde para que te quero verde! 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies