03.07.2013
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O telhado verde torna a construção mais sustentável e agradável para os habitantes (Foto: CHUTTERSNAP)

Telhado verde: torne o seu projeto mais sustentável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.07.2013
Aproveitar os ciclos da natureza, como chuva e sol, estão entre as prioridades do telhado verde. Entenda como funciona e aprenda a montar!
minutos de leitura

A vegetação no topo de prédios e casas já é realidade nos quatro cantos do Brasil. Apesar de projetos com telhado verde não serem exatamente uma novidade, o conceito ganha cada vez mais adeptos com a crescente necessidade de sermos sustentáveis. 

O telhado verde é uma oportunidade de dar vida a esse espaço, tornando a área útil e reduzindo os impactos do desenvolvimento urbano ao meio ambiente. Isso porque a cobertura com vegetação diminui a temperatura no interior da construção e melhora a qualidade do ar. 

Além disso, pode ser um espaço de convivência e lazer bastante interessante em grandes cidades, pois gera contato com a natureza. 

No artigo de hoje, entenda esse conceito, conheça suas vantagens e desvantagens, saiba como é a montagem de um telhado verde, descubra os principais cuidados e muito mais! 

O que é o telhado verde?

Áreas verdes em coberturas também servem como espaços de lazer
Áreas verdes em coberturas também servem como espaços de lazer (Foto: Lisa

O telhado verde é uma técnica que consiste em cobrir essa área com vegetação. Grama, canteiros de flores, hortas e até árvores de pequeno porte podem embelezar e levar mais sustentabilidade aos projetos. 

Também conhecido como ecotelhado, telhado ecológico e cobertura vegetal, ele deriva da arquitetura verde, que engloba ainda outras medidas para aproveitar melhor os recursos naturais. 

Isso inclui o reuso de materiais durante o processo de construção e a escolha por fontes de energia renováveis, por exemplo. 

Dessa maneira, é possível contribuir para reduzir os impactos ambientais, economizar energia e aumentar a biodiversidade da região, tornando as cidades mais verdes

E o melhor: um telhado verde pode ter diferentes finalidades e padrões. Também pode ser aplicado em construções novas ou antigas. 

Claro que, no segundo caso, vai depender de uma avaliação técnica. Mas é importante conhecer essa possibilidade. 

Telhado ecológico é usado há muitos anos 

Apesar de estar em alta, o telhado verde não é uma novidade. Há evidências de jardins suspensos desde antes de Cristo, na época babilônica. Inclusive, eles são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. 

Outro exemplo interessante e recente é o terminal Express Rail Link West Kowloon, em Hong Kong. Projetado por André Bromberg (Aedas) e inaugurado em 2015, ele traz áreas de lazer e um anfiteatro aberto. Tudo isso em um telhado ecológico que se destaca pela beleza. 

Aqui no Brasil, há prédios mais antigos com telhado verde, como é o caso da sede da Prefeitura de São Paulo. O Edifício Matarazzo foi inaugurado no fim da década de 1930. Por lá, já passaram empresas como o banco Banespa. Desde 2015, o local é aberto à visitação. 

Edifício Matarazzo tem um dos maiores telhados verdes de São Paulo
Edifício Matarazzo tem um dos maiores telhados verdes de São Paulo (Foto: Guilherme Cunha / SMTUR

Quais são as vantagens de investir em um telhado verde? 

Um telhado verde oferece diferentes benefícios para uma construção, seja ela uma casa, um prédio comercial ou residencial. A seguir, listamos as mais importantes:  

  • redução da temperatura e do barulho. A vegetação serve como barreira para o calor e o som, tornando o ambiente interno mais agradável. Sem falar que ajuda na economia de energia, pois pode reduzir o uso de aparelhos como ar-condicionados;
  • possibilidade de manutenção automatizada quando há a inclusão de sistema de irrigação. Isso mantém o telhado verde e cheio de vida, mesmo em épocas secas; 
  • economia de água e dinheiro, caso haja a implementação de um sistema de reuso da água da chuva. Ela pode ser usada em descargas e para a limpeza, por exemplo; 
  • aumento do contato com a natureza, gerando bem-estar, principalmente em projetos em que o ecotelhado se torna um espaço de lazer;
Melhora na qualidade do ar e aumento do bem-estar estão entre as vantagens do telhado verde
Melhora na qualidade do ar e aumento do bem-estar estão entre as vantagens do telhado verde (Projeto: Malu Carvalho)
  • maior biodiversidade no local, já que a vegetação atrai pássaros, borboletas e até abelhas, responsáveis pela polinização;
  • aparência única e personalizada, uma vez que a vegetação tem vida própria e fica de um jeito diferente em cada espaço;
  • redução do risco de enchente em grandes cidades, pois ajuda a escoar a água da chuva nos primeiros 15 minutos;
  • integração com outras tecnologias, como o sistema de energia solar, tornam o telhado verde ainda mais sustentável; 
  • menos poluição no entorno da construção, graças à renovação do ar proporcionada pelas plantas; 
  • segurança alimentar por meio do cultivo de hortas.

Desvantagens do telhado verde são menores do que benefícios 

Claro, o telhado verde não tem apenas vantagens. Para alcançar um projeto sustentável, é preciso abrir mão de alguns pontos e investir um pouco mais. 

Porém, o custo elevado para ter um telhado verde compensa por causa dos benefícios que ele traz — não só para as pessoas, mas também para o meio ambiente. 

Uma das desvantagens do telhado verde é o tempo para a finalização da obra. Com todos os processos de montagem, o prazo para ter a construção totalmente pronta é maior.

Um projeto com telhado verde também pode demorar mais para ser aprovado na prefeitura. Isso porque nem todos os órgãos o conhecem a fundo, o que tende a causar entraves e atrasos. 

Além disso, por ser um conceito que ganha espaço e envolve o uso de tecnologias, a mão de obra qualificada pode ter custo mais elevado. 

Mas não se preocupe: no Brasil, há empresas e profissionais capacitados, caso você queira incluir no projeto um telhado verde bonito e sustentável de verdade. 

Qual é o passo a passo para construir um telhado verde? 

Ter um telhado verde não é simplesmente encher essa área de plantas. Por trás, tem muita engenharia e tecnologia. E até o tipo de vegetação influencia! 

Parece um processo muito distante ou custoso, mas a verdade é que montar um telhado verde pode ser mais fácil do que você imagina. 

A montagem de um telhado ecológico começa no processo de aprendizagem sobre técnicas e tecnologias
A montagem de um telhado ecológico começa no processo de aprendizagem sobre técnicas e tecnologias (Foto: CHUTTERSNAP)

O primeiro passo é adquirir conhecimento sobre o assunto. Depois, é preciso avaliar como a construção vai comportar um telhado verde. Questões como resistência e impermeabilização precisam ser levadas em conta. 

Em seguida, você deve selecionar as empresas certas para fornecer todo o material necessário para a construção do ecotelhado. 

A montagem de um telhado verde inclui diferentes etapas. Cada uma delas tem uma função importante para atingir os objetivos do projeto, como aproveitar a água da chuva e reduzir o calor. 

Além da elaboração em camadas, ainda é preciso pensar na estética. Afinal, um telhado verde bonito faz toda a diferença! 

As sete camadas do telhado verde  

  1. telhado ou lajota. A primeira etapa é a construção da laje, que pode seguir o tradicional modelo com tijolos e concreto. Também existe a opção de colocar telhas, que serão revestidas de plantas. Nessa fase, é fundamental calcular a resistência da estrutura para suportar todas as camadas que virão para compor o ecotelhado; 
  2. membrana à prova d’água. O revestimento com manta de PVC é super importante para impedir que a umidade das plantas passe para a construção ou gere infiltrações;
  3. barreira contra raízes. As raízes das plantas também podem afetar a construção. Elas crescem de maneira natural, mas precisam ser limitadas, de modo a manter o projeto dentro do planejado. Para isso, é preciso ter uma barreira, que vai fazer com que cresçam de forma estável; 
  4. sistema de drenagem. Como a água é fundamental para a manutenção do telhado verde, é necessário contar com um desses. Ele será responsável por escoar ou drenar a chuva, impedindo que o local alague, por exemplo. Em alguns casos, é possível usar essa água para irrigar as plantas; 
  5. tecido permeável, feito geralmente em TNT, usado como uma espécie de base para receber a terra; 
  6. terra. Finalmente é hora de colocar o substrato. Ela é importante, pois absorve a água da chuva que cai sobre a vegetação. E, como vai ficar sempre exposta, precisa ser mais forte;
  7. vegetação. Por fim, é só plantar as plantas escolhidas, como grama ou boldo. É importante entender quais espécies são nativas da região, pois certamente terão adaptação mais fácil. Além disso, a escolha por alternativas de baixa manutenção faz diferença. Outra ideia são árvores de até 3 m, formando uma floresta particular. 
Escolha da vegetação ideal ajuda a reduzir a manutenção do telhado verde
Escolha da vegetação ideal ajuda a reduzir a manutenção do telhado verde (Foto: CHUTTERSNAP

Quais são os principais cuidados com esse ecotelhado?

Os cuidados com o telhado verde giram em torno das plantas que você escolher. 

Naturalmente, elas crescem e precisam ser podadas. Além disso, cada espécie tem uma necessidade diferente em termos de água, iluminação e adubo.

Por conta de tudo isso, o telhado verde precisa ser de fácil acesso, o que é um ponto de atenção no projeto. 

Outros equipamentos ou materiais usados no telhado verde são pensados para ficarem expostos ao tempo. Sendo assim, você não vai precisar se preocupar com a manutenção frequente. 

Em média, a visita de um profissional duas vezes ao ano é suficiente para manter o ecotelhado funcionando perfeitamente. 

De fato, o telhado verde é uma ótima opção para aumentar o bem-estar e levar sustentabilidade e beleza para as construções. Por ser fácil de cuidar, vale a pena considerar a inclusão nos seus projetos. 

Você já ouviu falar em arquitetura da felicidade? Esse conceito deixa clara a relação entre as obras e as pessoas, que são afetadas por cores, materiais e outros aspectos. Saiba mais sobre o assunto! 

Foto de destaque: O telhado verde torna a construção mais sustentável e agradável para os habitantes (Foto: CHUTTERSNAP)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Telhado verde: torne o seu projeto mais suste...

Telhado verde: torne o seu projeto mais sustentável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, Aline!
    Sugestão muito legal.
    Vamos botar na pauta de produção.
    Grande abraço, e nos mande mais ideias sempre.

    Equipe Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies