Tadao Ando: os traços sólidos e leves de um autodidata
Tadao Ando é um dos mais renomados arquitetos japoneses, um autodidata mundialmente conhecido por seus traços sólidos e leves. O concreto, sempre presente em suas obras, é ferramenta chave para gerar o contraste entre luz natural e sombra, uma de suas assinaturas mais famosas.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Tadao cresceu em família humilde no Japão e construiu uma carreira nada convencional. O famoso arquiteto nunca se graduou em arquitetura, já foi lutador de boxe, estudou desenho e design de interiores.
Aprendeu sobre espaço com as grandes referências de sua época: Mies van der Rohe, Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto e Louis Kahn. É considerado, portanto, um autodidata.
Saiba mais sobre essa trajetória única a seguir.
Vida e obra de Tadao Ando
Expoente da arquitetura brutalista, Tadao Ando nasceu em Osaka, no Japão, no dia 13 de setembro de 1941. Uma das muitas curiosidade sobre a vida do arquiteto é que ele tem um irmão gêmeo, do qual foi separado nos primeiros anos de vida.
O arquiteto cresceu no distrito de Asahi, Osaka. A casa de seus avós, onde foi criado, era simples.
Segundo o arquiteto, a residência possuía uma organização espacial e estrutura arquitetônica que não beneficiavam o que chamamos conforto térmico.
A casa se tornava fria no inverno e quente no verão. Outro aspecto da casa, e que influenciou o estilo de Tadao, foi a pouca presença da luz - na verdade, a grande presença do contraste entre luz e sombra.
"Morar num espaço [...] em que a luz e escuridão estão constantemente interagindo foi uma experiência decisiva para mim", disse Tadao Ando em entrevista a Michel Auping, 2003.
Em 1969, Tadao estabeleceu seu escritório em Osaka, no Japão. Durante os anos 1970, o escritório do arquiteto se destacou por seus projetos residenciais, como a Casa Azuma.
Nos anos 1980, o escritório começou a realizar projetos maiores, como o Centro de Arte Contemporânea de Osaka e o Pavilhão da Igreja em Iroshima.
No início da década de 1990, a arquitetura de Tadao começa a se internacionalizar, com o Pavilhão na Expo92 na Espanha, Vitra Seminar House na Alemanha e o Meditation Space da UNESCO, em Paris.
Em 1999, o arquiteto concluiu a Igreja da Luz, em Osaka, projeto que lhe deu maior projeção internacional pela ousadia no uso da luz e escuridão.
Premiações e Carreira Acadêmica
Em 1995, o arquiteto foi premiado com o Prêmio Pritzker. Ele também já recebeu a Medalha Alvar Aalto, a Medalha de Ouro do Royal Institute of Britsh Architects e o Praemium Imperiale da Japan Art Association.
Tadao lecionou como professor visitante na Universidade de Yale, na Universidade de Columbia e na Universidade de Harvard. É professor da Universidade de Tokyo desde 1997, e em 2003 se tornou Professor emérito na mesma instituição.
Leia também:
- Japonismo: fique por dentro da tendência do minimalismo japonês
- 13 arquitetas contemporâneas que são referência para o setor
- Ruy Ohtake: o legado do gênio das curvas e cores
Estilo Arquitetônico
O estilo arquitetônico do autodidata tem forte influência da cultura japonesa. Essa influência se expressa principalmente pela constante presença e protagonismo do vazio e por uma busca por conexão com a natureza.
O trabalho de Tadao Ando tem como características marcantes a simplicidade das formas e atenção aos detalhes.
Tadao é reconhecido como um arquiteto brutalista e faz parte do movimento Regionalismo Crítico.
O Regionalismo Crítico surge como resposta ao modernismo e à globalização e massificação das formas e implantações na arquitetura.
Este movimento busca e valoriza abordagens mais contextualizadas e com mais atenção ao ambiente e às tradições culturais locais.
Em seus projetos, é clara a busca por uma arquitetura funcional, sem nunca abandonar a sensação. A valorização das técnicas e dos materiais locais são uma constante.
Suas obras têm forte influência da cultura japonesa, como a valorização da simplicidade e da integração com os arredores na integração entre arquitetura e natureza.
Famoso por sua abordagem minimalista e pelo uso criativo de elementos como concreto e luz, Tadao Ando apresenta em seus projetos um equilíbrio interessante entre solidez e leveza, simplicidade e sofisticação.
A seguir apresentaremos alguns traços marcantes das obras do autodidata.
O uso do Concreto
Tadao é conhecido pelo uso extensivo do concreto. Quase sempre aparente, o material é amplamente utilizado em suas obras, mas sempre de forma criativa e inovadora. Na visão do arquiteto, o concreto consegue transmitir a sensação de estabilidade e solidez.
Utilizando técnicas avançadas de construção, Tadao cria formas esculturais e inusitadas, adaptando o material às necessidades de cada projeto. Ele cria atmosferas únicas com as inúmeras possibilidades do concreto.
Exploração da Luz e da Sombra
Considerado um dos aspectos mais marcantes do estilo do arquiteto, a exploração da luz e da sombra nas obras de Tadao mexe com as sensações. O arquiteto valoriza o contraste nos seus projetos e entende, como poucos, o potencial das sombras.
Tadao utiliza a luz natural de maneira criativa, direcionado-a para áreas específicas e criando efeitos dramáticos e emocionantes.
Este jogo, que por vezes soa como uma brincadeira das sensações, cria ambientes que se transformam ao longo do dia. As paredes vazadas, os pátios internos e os fossos de luz garantem profundidade, movimento e um toque de drama às obras do arquiteto.
Integração com a Natureza
As obras de Tadao Ando buscam integração com a paisagem circundante, valorizando a relação entre arquitetura e natureza.
Água, vegetação e pedras são elementos recorrentes em suas obras. Com um jogo de luz que inclui reflexos e volumetria, o arquiteto garante a integração perfeita entre arquitetura e natureza.
A simplicidade das construções de Tadao Ando dão um ar de perenidade. A sensação é de não conseguir imaginar as paisagens sem suas obras. Elas se tornam atemporais.
Mais que isso, dão a impressão de que sempre estiveram ali. Tadao complementa a natureza com concreto.
Simplicidade das formas
Inspirado pelas tradições de seu país, Tadao valoriza a geometria pura e as linhas simples. É um arquiteto de poucos ornamentos e paredes lisas. Estas escolhas produzem a sensação de ordem e equilíbrio.
A simplicidade das formas aparece em suas obras como uma forma de valorizar a integração com o meio, a experiência e as sensações, criando espaços que favorecem a reflexão e a contemplação.
Uso da água
Elemento recorrente nas obras do arquiteto, a água aparece em lagos, espelhos d'água e fontes. Com isso, fortalece o aspecto de integração com a natureza.
Tadao tem a habilidade de diluir água, vidro, concreto e vegetação em seus projetos, consolidando a harmonia entre arquitetura e natureza.
Obras de Tadao Ando
Tadao tem obras espalhadas em diversos países do mundo. Além, é claro, de diversas obras no Japão.
Recentemente, a socialite Kim Kardashian contratou o arquiteto para projetar sua casa em Palm Springs, na Califórnia, e gerou uma nova onda de buscas e novas pessoas interessadas na obra do arquiteto.
Separamos 4 obras importantes da carreira de Tadao Ando e informações sobre a mansão da Kardashian.
Igreja da Luz
A Igreja da Luz, projeto de 1999, é uma das obras mais icônicas do arquiteto e ajudou a dar visibilidade para o trabalho do autodidata.
Ela se destaca pelas formas simples e uso do concreto. A Igreja é uma caixa de concreto aparente com aberturas em cruz que permitem a entrada de luz.
Akita Museu
O Akita Museu, projeto de 1998, se destaca pelo uso expressivo da luz natural e por se integrar à natureza circundante.
Tem como pontos de destaque a escada helicoidal que transporta os visitantes para dentro do museu.
O arquiteto criou espaços serenos e harmoniosos para valorizar a experiência do usuário. O museu é referência na arquitetura japonesa contemporânea.
(Foto: Nobuki Taoka / Wiki Commons)
Museu Langen Foundation
O museu de arte moderna localizado na cidade de Neuss, na Alemanha, foi construído em 1991 e se situa em uma antiga base militar da época da Guerra Fria.
Este edifício de Ando dialoga com a natureza e o espelho d'água, mas também com os bunkers e estufas que existem ao redor.
Pavilhão de Conferências da Vitra
O edifício é composto por um volume simples e retangular com paredes de concreto aparente e um teto de vidro.
O Pavilhão tem grande área de subsolo, se localiza em um parque, cercado por cerejeiras e está totalmente integrado com o entorno.
Tadao Ando e Kim Kardashian
O arquiteto japonês foi escalado por Kim Kardashian para projetar sua nova mansão em Palm Springs. Conhecida por ser grande adepta do estilo minimalista, a socialite não poderia ter feito melhor escolha para seu novo projeto.
Segundo informações que a própria Kim divulgou em sua página no Instagram, as conversas sobre o projeto da mansão já estão acontecendo há 2 anos. O anúncio ocorreu durante a viagem que a Kardashian fez ao Japão para visitar o escritório do renomado arquiteto.
Kim também divulgou em seu perfil no Instagram um render 3D do projeto. Nele, podemos observar uma grande estrutura de concreto, com formas simples que nos remetem a uma embarcação.
Os projetos de Tadao Ando nunca são simplórios. Ele transforma a mais simples caixa de concreto em uma experiência única.
O arquiteto, conhecido por seus traços sólidos e leves, construiu sua carreira pautado na observação. Como um bom autodidata, observou grandes mestres, a natureza e as culturas, e criou sua própria linguagem.
Você também pode se interessar por conhecer melhor a vida e obra do arquiteto brasileiro Ruy Ohtake.