Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

O conceito de slow food do restaurante sustentável De Kas, em Amsterdã

Restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

O conceito de slow food que vem ganhando popularidade no continente europeu é, basicamente, um movimento alimentar que se concentra em promover alimentos limpos e preparados localmente, sem prejudicar o meio ambiente ou a sua saúde. 

Escrevemos sobre um restaurante que segue uma filosofia parecida, em Madri, leia mais em: Um novo restaurante sustentável em Madri

Desta vez, vamos apresentar o restaurante De Kas, localizado na cidade de Amsterdã e que vem se tornando um dos restaurantes mais populares da Holanda. Ele segue esse conceito de slow food e nós fomos lá conferir de perto mais detalhes, confira a seguir!

Restaurante De Kas em Amsterdã
Restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

Localizado na área leste da cidade de Amsterdã, o restaurante De Kas está dentro de uma área muito verde da cidade - aliás, na década de 20, essa região foi equipada com várias estufas que foram construídas para abastecer outros parques da cidade com árvores, gramíneas e plantas exóticas, como bananeiras e palmeiras. 

O edifício original, anterior ao restaurante, era uma antiga estufa que foi demolida parcialmente, mantendo-se as vigas originais. Também foi reconstruída a chaminé de tijolinhos que originalmente aquecia a estufa. O escritório de arquitetura responsável por esse projeto foi o Studio Piet Boon, que criou o design de interiores respeitando e reconstruindo algo da história deste edifício. No projeto, eles optaram por linhas simples e limpas e materiais naturais como madeira, tijolo e aço.

Estufa do restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

Após uma extensa reforma, a antiga estufa se transformou em um restaurante. Comer sob o teto de uma estufa, olhando para as estrelas, com vista para as outras estufas onde crescem vegetais e ervas utilizados nas criações dos pratos, é realmente uma experiência única. 

Em suas hortas (nas estufas e nos campos ao ar livre), são cultivadas cerca de 300 variedades de vegetais, ervas e frutas. Tudo é colhido no último minuto e preparado na cozinha o mais rápido possível. A criação dos pratos estão 100% atreladas a mudança das estações e nunca deixam de surpreender.

Interior do restaurante De Kas em Amsterdã
Interior do restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)
pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora
Um dos pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora (Foto: Luis Gómez)
com verduras colhidas na hora
Um dos pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora (Foto: Luis Gómez)

O jardim projetado para o De Kas também é um espaço público de lazer. É um espaço verde no leste de Amsterdã para as pessoas que quiserem desfrutar, criando um vínculo com a comunidade local.

Além disso, o restaurante também realiza workshops com diversos temas, como, por exemplo, jardinagem sustentável, tardes de culinária para crianças com foco em produtos sazonais, dias de plantio de árvores frutíferas e colheita de frutas e um jantar anual em colaboração com as hortas escolares em outros lugares do parque para instituições de caridade alternadas.

Sair da versão mobile