23.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

O conceito de slow food do restaurante sustentável De Kas, em Amsterdã

calendar-blank-line
23.06.2022
Já ouviu falar em slow food? Um conceito que está conquistando o coração de vários restaurantes europeus. Saiba mais a seguir sobre o restaurante sustentável De Kas, em Amsterdã
minutos de leitura

O conceito de slow food que vem ganhando popularidade no continente europeu é, basicamente, um movimento alimentar que se concentra em promover alimentos limpos e preparados localmente, sem prejudicar o meio ambiente ou a sua saúde. 

Escrevemos sobre um restaurante que segue uma filosofia parecida, em Madri, leia mais em: Um novo restaurante sustentável em Madri

Desta vez, vamos apresentar o restaurante De Kas, localizado na cidade de Amsterdã e que vem se tornando um dos restaurantes mais populares da Holanda. Ele segue esse conceito de slow food e nós fomos lá conferir de perto mais detalhes, confira a seguir!

Restaurante De Kas em Amsterdã
Restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

Localizado na área leste da cidade de Amsterdã, o restaurante De Kas está dentro de uma área muito verde da cidade - aliás, na década de 20, essa região foi equipada com várias estufas que foram construídas para abastecer outros parques da cidade com árvores, gramíneas e plantas exóticas, como bananeiras e palmeiras. 

O edifício original, anterior ao restaurante, era uma antiga estufa que foi demolida parcialmente, mantendo-se as vigas originais. Também foi reconstruída a chaminé de tijolinhos que originalmente aquecia a estufa. O escritório de arquitetura responsável por esse projeto foi o Studio Piet Boon, que criou o design de interiores respeitando e reconstruindo algo da história deste edifício. No projeto, eles optaram por linhas simples e limpas e materiais naturais como madeira, tijolo e aço.

Estufa do restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)

Após uma extensa reforma, a antiga estufa se transformou em um restaurante. Comer sob o teto de uma estufa, olhando para as estrelas, com vista para as outras estufas onde crescem vegetais e ervas utilizados nas criações dos pratos, é realmente uma experiência única. 

Em suas hortas (nas estufas e nos campos ao ar livre), são cultivadas cerca de 300 variedades de vegetais, ervas e frutas. Tudo é colhido no último minuto e preparado na cozinha o mais rápido possível. A criação dos pratos estão 100% atreladas a mudança das estações e nunca deixam de surpreender.

Interior do restaurante De Kas em Amsterdã
Interior do restaurante De Kas em Amsterdã (Foto: Luis Gómez)
pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora
Um dos pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora (Foto: Luis Gómez)
com verduras colhidas na hora
Um dos pratos do restaurante De Kas com verduras colhidas na hora (Foto: Luis Gómez)

O jardim projetado para o De Kas também é um espaço público de lazer. É um espaço verde no leste de Amsterdã para as pessoas que quiserem desfrutar, criando um vínculo com a comunidade local.

Além disso, o restaurante também realiza workshops com diversos temas, como, por exemplo, jardinagem sustentável, tardes de culinária para crianças com foco em produtos sazonais, dias de plantio de árvores frutíferas e colheita de frutas e um jantar anual em colaboração com as hortas escolares em outros lugares do parque para instituições de caridade alternadas.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O conceito de slow food do restaurante susten...

O conceito de slow food do restaurante sustentável De Kas, em Amsterdã

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies