22.05.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Segredos de acabamento para não errar no rodapé em porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.05.2019
Conheça as características e entenda as possibilidades de uso do rodapé em porcelanato que, além prático, garante sofisticação ao ambiente!
minutos de leitura

O rodapé em porcelanato é um item que pode valorizar o ambiente, no detalhe.

O rodapé é parte essencial de um projeto. Ele protege o revestimento da parede contra riscos, além de dar melhor acabamento ao encontro entre piso e parede que pode apresentar pequenas falhas.

O rodapé em porcelanato é uma boa alternativa às tradicionais versões em MDF, madeira ou cerâmica. Encontrado em diversos tamanhos e versões, ele pode reproduzir fielmente mármores ou madeira, adicionando charme ao ambiente.

A escolha correta do rodapé pode ser determinante para o visual do ambiente e para a durabilidade do acabamento.

Conheça as características do rodapé em porcelanato e saiba como escolher a melhor opção para o seu projeto.

Uso do rodapé em porcelanato

rodapé em porcelanato
Rodapé liso em porcelanato / Reprodução Archtrends

O rodapé em porcelanato pode parecer um simples elemento para proteger e complementar o acabamento, mas ele também é um recurso para transformar ambientes. Dependendo do tamanho e do tipo escolhido, o rodapé pode ser utilizado para aumentar ou diminuir a percepção de espaço no local, por exemplo.

São várias possibilidades de modelos, cores e tamanhos para dar destaque ao pavimento ou parede do imóvel. Assim, o rodapé pode ser um verdadeiro coringa na decoração.

Características e benefícios do rodapé em porcelanato

Assim como os revestimentos, o rodapé em porcelanato é comercializado com diferentes acabamentos. As peças com acabamento polido e natural, por exemplo, podem ser encontradas nos tamanhos 10×60 cm,  11×120 cm, 15×120 cm, 15×90 cm, 15×80 cm, 15×60 cm, 20×180 cm, 20×160 cm, 20×120 cm e 20×80 cm.

Os benefícios do rodapé em porcelanato incluem:

  1. Proteção da parede contra o impacto inevitável durante a limpeza ou movimentações dos móveis;
  2. Peca com superfície impermeável, mais fácil de limpar e não risca;
  3. Maior durabilidade em relação a outros materiais;
  4. Melhor acabamento do piso com a parede;
  5. Sem manutenção.

Além de ser muito resistente, suportar a umidade e não ser atacados por cupins, o rodapé em porcelanato pode tornar o orçamento da obra mais econômico, substituindo materiais nobres, mas reproduzindo a mesma elegância, como é o caso do mármore.

Como escolher rodapé em porcelanato

O primeiro ponto a considerar ao escolher o rodapé em porcelanato é o tipo de acabamento. Existem duas opções, sendo:

  • Bold: acabamento tradicional, com as bordas levemente arredondadas. O tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo, é por isso que na utilização desse material o rejunte pode ficar mais aparente;
  • Retificado: acabamento criado a partir de tecnologia diferenciada, com placas cortadas por discos de diamante. Material com bordas retas ou lapidadas.

Para escolher a altura ideal do rodapé, é preciso considerar o pé direito da casa. Se for baixo, opte por rodapés de 7 ou 10 cm de altura, pois eles aumentam a percepção de espaço, dando a sensação de que o pé direito é mais alto. Se o pé direito for alto, prefira rodapés de 15 ou 20 cm, para trazer elegância e equilíbrio ao ambiente.

Para projetos de interiores mais conservadores, combinar o rodapé com a soleira e a cor das portas é uma alternativa segura. Quando piso, paredes e acabamento têm a mesma tonalidade, o espaço ganha amplitude e um visual estético incrível.

O material desses itens, entretanto, não precisa ser o mesmo. Basta que as tonalidades combinem. No entanto, se houver um contraste muito alto entre o tom da parede e do rodapé, o pé-direito pode ficar com um visual achatado.

Com relação ao acabamento do rodapé, existe um tipo especial para cada estilo decorativo. Os retos correspondem a um estilo moderno e os modelos mais trabalhados remetem ao estilo clássico — já os mais altos são ideais para uma decoração contemporânea.

Texturas no rodapé de porcelanato

Além de ser de fácil manutenção, fino e poder ser utilizado em áreas secas ou molhadas, o rodapé em porcelanato garante um toque refinado ao projeto. Os modelos de porcelanato que reproduzem pedras, como o mármore, oferecem praticidade e sofisticação ao ambiente. Esses rodapés são ideais para ambientes que prezam a sofisticação na decoração.

CONFIRA AQUI TODOS OS RODAPÉS DA PORTOBELLO

Os rodapés de madeira são uma maneira excelente de poupar árvores e ainda trazer a natureza para dentro de casa. Com possibilidade de reproduzir o visual de diversas espécies, os porcelanatos amadeirados inspiram uma decoração aconchegante.

Contraste piso rodapé em porcelanato
Contraste entre piso e rodapé em porcelanato / Reprodução Archtrends

Apostar no contraste também é válido. Usar o rodapé de porcelanato inspirado na madeira em pisos revestidos com peças frias — mármore e pedras em geral — também é uma opção interessante.

Conheça algumas texturas de rodapés de porcelanato:

Como aproveitar o corte do porcelanato para fazer o rodapé?

O rodapé pode tanto ser comprado nas dimensões corretas, o que é mais econômico e evita desperdício. Contudo, as peças de piso de porcelanato também podem ser aproveitadas para produzir o rodapé.

rodapé em porcelanato
Proggeto Extra Bianco, da Portobello

Nesse caso, é importante planejar o corte pensando na montagem do rodapé. A peça de revestimento do piso possui acabamento nas quatro bordas, e estas bordas devem ser colocadas para cima na hora da instalação do rodapé.

O ideal é que as juntas do piso coincidam com as juntas do rodapé, portanto, em uma peça de piso, é possível que se tire apenas duas peças de rodapé com o mesmo tamanho do piso e com acabamento de borda.

Os tipos de acabamento do rodapé pronto e do montado a partir de cortes do piso de porcelanato são diferentes. O pronto vem com a borda arredondada e pintada. Já o cortado tem o mesmo acabamento da borda do piso que, se for esmaltado, deixa visível a cor da base do porcelanato.

Em pisos com dimensões muito grandes, ocorre muito desperdício de porcelanato para o corte do rodapé. Nesse caso, o ideal é comprar a peça pronta, separadamente.

Cortado ou pronto, o rodapé em porcelanato é um material de acabamento prático, que pode ser instalado tanto em áreas secas quanto molhadas.
Item de valorização do projeto, o rodapé é um detalhe que precisa ser escolhido com bastante critério.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o rodapé em porcelanato, aprenda como usar as cores para ampliar pequenos ambientes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Segredos de acabamento para não errar no rod...

Segredos de acabamento para não errar no rodapé em porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria de alguma dica ou solução, quando o cliente tem que retirar o rodapé para consertar a parede, e ela não tem mais peças do rodapé. O que me indicaria colocar no lugar? Algum do mesmo tom do piso? Mudar o rodapé da casa toda?

  2. Bom dia. Vou usar um porcelanato cinza marmorizado com detalhes em branco. Posso usar rodapé de porcelanato branco polido? Pois minhas portas internas são brancas. Posso usar mesmo material no piso e no roda pé, porém se cores diferentes? Obrigada

  3. Olá, Roberta!

    Nesse caso, recomendamos falar com um dos nossos consultores de uma loja mais perto de você. Acesse: https://www.portobello.com.br/onde-comprar
    Ou ligue para falar com nossa equipe do SAC ( o número também está no link acima).

    Grande abraço,Equipe Archtrends Portobello

  4. Olá, Dunay,

    A primeira opção é remover o rodapé com todo cuidado para que não quebre, e posteriormente utilizar o mesmo. É difícil remover sem quebrar? É sim, mas não é impossível. Vai depender de como ele foi fixado e do cuidado na hora de retirar. Use uma talhadeira com batidas bem leves e teste para ver se saem por inteiro.
    Quebrou, e o que fazer?
    Tudo depende de onde está este rodapé e também de como você deseja que o ambiente se apresente.
    Se estiver atrás de um móvel pode optar por usar um parecido sem se preocupar se alguém perceberá a diferença, pois ficará escondido.
    Caso fique no meio do ambiente, o indicado esteticamente é trocar o rodapé do ambiente por completo. Se for um ambiente isolado, pode ser somente deste ambiente, caso contrário a melhor opção é trocar da casa toda.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  5. Olá, Maruzia,

    Vendemos rodapés prontos de porcelanato, com acabamento impecável na borda que fica aparente. Você pode optar por uma versão igual ao seu porcelanato ou não, como por exemplo: piso de madeira com rodapé branco, ou vice versa. Nossos rodapés tem formato acompanhando nossos revestimentos: 15 (altura)x90 e 20×120.

    Rodapé de 10cm não temos até porque o mercado solicita alturas maiores de rodapés, e fica lindo!

    Acesse aqui para se informar mais sobre nossos produtos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies