Como a meditação pode ajudar na saúde mental durante o isolamento social
A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe uma realidade desconhecida para todos nós: o isolamento social. Essa medida necessária para conter o avanço da Covid-19 também criou situações que, em muitos casos, mexe com a saúde mental das pessoas.
Com a importância de cumprir a orientação de ficar em casa, o fato de manter-se longe de amigos, familiares, momentos de lazer ou mesmo trabalho, associado aos riscos que a doença apresenta pode abrir espaço para pensamentos negativos, assim como sentimentos de angústia, medo e ansiedade.
Pensando em formas de amenizar esses sentimentos, que podem causar danos à saúde, vamos mostrar no artigo de hoje, como a meditação pode ajudar a saúde mental durante esse período de pandemia.
Boa leitura! E fique bem!
Mantendo a saúde mental na pandemia
Esteja você passando por momentos de estresse e tristeza nesse isolamento social ou não, cuidar da saúde mental é também uma maneira de prevenir que esses sentimentos apareçam. Por isso, é fundamental investir em práticas que possam contribuir para a melhor de humor, conforto e sensação de segurança.
A meditação é uma das formas mais efetivas de diminuir os efeitos do isolamento social, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alternativa para prevenir doenças, proporcionando grandes benefícios comprovados.
A importância da meditação durante o isolamento social
A meditação é um exercício de foco e concentração que promove o equilíbrio psicológico e relaxamento, contribuindo para saúde mental e física de quem pratica. Por meio de diversas pesquisas e estudo científico, comprovou-se que a meditação causa grande impacto na estrutura cerebral, tornando a conectividade funcional do cérebro ainda mais serena.
Além disso, regiões em que são processados sentimentos como medo, ansiedade e agressividade, apresentaram diminuição estrutural, assim como partes do cérebro relacionadas à memória tiveram aumento considerável.
Meditação e Yoga como aliadas
A meditação tem a yoga como grande aliada no momento de melhorar os aspectos físicos e biológicos do organismo. A prática auxilia demonstrando posições perfeitas utilizando a meditação para que o indivíduo seja capaz de realizar cada movimento em seu tempo certo, colhendo os benefícios das duas técnicas em conjunto. Confira alguns dos aplicativos mais utilizados para a prática:
Como meditar
Para melhorar sua saúde mental e aumentar sua sensação de segurança e conforto durante o período do isolamento social, faça da meditação uma rotina em sua vida. Se você nunca meditou, siga algumas dicas simples para iniciar:
- sente-se de forma confortável com a coluna ereta;
- posicione as mãos abertas sobre as pernas;
- feche os olhos;
- esvazie a mente, prestando atenção somente em sua respiração;
- respire devagar e profundamente.
O ideal é manter essa rotina diária por 10 minutos. Se no início for difícil manter a concentração, você pode contar com a ajuda de aplicativos de meditação guiada, como Lojong, Prana Breath e Medite.se.
Onde meditar
Para conseguir meditar em casa é essencial ter um espaço tranquilo no qual você possa dedicar-se a essa prática sem interrupções. Esse pode ser o momento de redecorar ou reinventar algum cantinho de sua residência, focando em um ambiente com aconchego, conforto e praticidade para os momentos de relaxamento, seja na sala, na varanda, ou mesmo no quarto ou empresa, como mostramos no projeto abaixo:
Você pôde conferir como a meditação pode trazer benefícios para a saúde mental durante o isolamento social que estamos vivendo. Faça dessa prática uma rotina e busque sempre o melhor local para desenvolver seus momentos de relaxamento e controle emocional.
Outra forma de ter tranquilidade e melhorar o humor é por meio dos aromas. Veja como promover isso e deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!