Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Saiba como montar um jardim de inverno pequeno

Montar um jardim de inverno pequeno pode ser a saída para trazer um pouco de verde para seu lar (Projeto: Bruna Balestieri Arquitetura e Interiores)

O jardim de inverno é uma ótima alternativa para levar um pouco mais da natureza para os espaços urbanos. São inúmeros os benefícios de ter plantas em casa, como a capacidade de renovar o ar, energizar o espaço e encher os olhos de beleza.

Como aproveitar bem os espaços pequenos e montar um jardim de inverno em casa? É este o assunto do conteúdo de hoje e nós trazemos até você dicas de como montar, ideias de projeto para te inspirar e falamos da importância dos revestimentos corretos nestes espaços. Vamos lá?

O que é um jardim de inverno: conheça o conceito

Nós chamamos de jardim de inverno aqueles jardins que são criados dentro de casa. Sua criação teve inspiração em países com o clima mais frio, com temperaturas baixíssimas e que tornam praticamente impossível o cultivo de plantas na área externa.

É uma forma bem prática e bonita de levar o verde e a natureza para dentro de casa. Já no Brasil, na maioria das regiões, utilizamos o termo jardim de inverno para falar de um espaço no interior da casa dedicado a um jardim – mais pelo bem-estar do que por uma necessidade climática. É uma forma bem prática e bonita de levar o verde e a natureza para dentro de casa. 

E não pense que o jardim de inverno é um luxo de grandes casas. Nesse conteúdo, vamos mostrar exemplos de jardim de inverno pequenos, inclusive em apartamentos.

Escolhendo os tipos de planta ideais para jardim de inverno pequeno

O que vai definir o tipo de planta para o jardim de inverno é a localização. Ou seja, se é um local com constante contato do sol ou com mais sombra, por exemplo. Caso você desconsidere esse aspecto e escolha plantas mais sensíveis com locais com muito sol, fará com que elas morram pela exposição ao calor.

Para melhor entendimento é mais fácil classificar as plantas de jardim de inverno em três categorias:

Entre as espécies de plantas mais comuns em jardins de inverno internos estão: comigo-ninguém-pode, palmeiras Raphis e lírio da paz, ambas espécies que se desenvolvem melhor na sombra; e a lança de São Jorge, que precisa de incidência solar direta para crescer. Ainda há a opção de fazer uma horta nestes espaços também.

Decoração de jardim de inverno: o que colocar em um?

Elementos de paisagismo e decoração aparecem tanto nas paredes quanto no piso. Veja a seguir mais algumas dicas do que inserir no jardim de inverno para aproveitar melhor o seu espaço.

Explore a parede de forma diferenciada

Em muitos casos em que o jardim de inverno é pequeno, os espaços verticais podem ser mais aproveitados com o uso de vasos na parede e pendentes verticais.

Para a decoração, vale a pena apostar em revestimentos com tons terrosos, pedras e até mesmo madeira, para dar mais destaque ainda ao ambiente e acrescentar elementos cada vez mais próximos da natureza.

Leia também: Jardim Vertical - conheça 10 vantagens dessa tendência.

Parede de tijolos brancos com estrutura de metal preto com plantas.
Adicione nichos para plantas nas paredes e explore essa parte do projeto de uma forma diferente (Projeto: Leonardo Tulli)

Decore o piso do jardim de inverno

Assim como a parede, o piso do seu jardim é um dos grandes destaques da decoração. Aqui vale explorar elementos como pedras, cascalho, grama ou criar mini deques de madeira.

Tanto para a parede, quanto para o piso é importante escolher revestimentos resistentes e que possuam baixa absorção de água, o que ajuda a evitar manchas, o desgaste excessivo e mantém o brilho e a beleza estética do espaço.

Uma ótima alternativa nestes casos é apostar no porcelanato, que reproduz os mais variados tipos de textura e garante alta resistência em ambientes úmidos e com contato com o sol.

Os mini deques de madeira trazem aconchego e charme ao jardim de inverno (Projeto: Idea Arquitetura)

Ideias para jardim de inverno pequeno nos principais ambientes

Um jardim de inverno tem o poder de transformar qualquer ambiente interno, então é bem fácil montar um em locais diferentes da residência, como embaixo da escada, na sala, na cozinha e até mesmo no banheiro.

O local para montar o jardim de inverno pode ser aberto ou contar com um teto de vidro ou uma claraboia, que favoreça a entrada de luz natural. Mas em locais totalmente fechados também é possível manter o jardim, basta fazer a escolha certa das plantas que não necessitam de luz para sobreviver.

Veja a seguir algumas inspirações de jardim de inverno em diferentes espaços da casa. Não se esqueça: não importa o tamanho do espaço e sim como aproveitá-lo da melhor maneira. Confira.

Jardim de inverno com pergolado

O pergolado é uma ótima alternativa para aproveitar a iluminação natural para as plantas do jardim de inverno. No projeto a seguir vemos como aproveitar os elementos mais urbanos, como a parede cinza com revestimento que reproduz pedra, junto aos elementos que remetem à natureza e ao campo, com tons terrosos, de madeira e a beleza encantadora do verde das plantas.

Jardim de inverno com sofá cinza, vasos de plantas e piso em madeira
O pergolado traz conforto visual para o jardim de inverno pequeno (Projeto: Frederico Bicalho)

Jardim de inverno no banheiro

Não existe nada mais gostoso do que tomar um banho relaxante observando as belezas de um jardim de inverno. Quer clima mais confortável que esse? As plantas do jardim de inverno no banheiro ajudam a compor um ambiente estiloso e, ao mesmo tempo, com elementos naturais.

Tente combinar tons de revestimento mais claros, como o porcelanato que interpreta mármore, com cores metálicas, como o ouro e a prata, criando um espaço sofisticado. O verde das plantas combinado com uma iluminação mais quente e amarelada favorece o clima aconchegante, a fórmula perfeita para um ambiente relaxante e regenerador.

Banheira branca dentro de box em frente a uma parede de plantas.
Um jardim de inverno no banheiro amplifica o relaxamento no momento do banho (Projeto: Carine Debiaze)

Jardim de inverno pequeno no hall de entrada

Que tal apostar em um jardim de inverno vertical para marcar o caminho ou o hall de entrada, tornando a entrada mais convidativa? Quem sabe se torna até um ótimo cenário para as visitas tirarem fotos?

Nestes casos, vale a pena combinar os revestimentos mais neutros do piso, como o concreto e o cimento queimado, com tons de madeira, para não deixar o lado rústico e mais natural de lado. A iluminação com spots e luzes de LED dá destaque para as plantas.

Parede de plantas no hall de entrada e um lustre minimalista.
Integrando o hall de entrada com o jardim de inverno você pode trazer a sensação de acolhimento assim que as pessoas chegam (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Jardim de inverno embaixo da escada

Até os locais mais inusitados dentro de uma casa podem ser aproveitados para montar um jardim de inverno pequeno, como o espaço embaixo da escada. Não é necessariamente uma parte da moradia onde as pessoas ficarão para relaxar, mas, com certeza vale a pena inserir elementos naturais neste espaço, para decorar, levar mais vida para os ambientes e torná-los mais agradáveis.

Escada com dois lances e jardim de inverno posicionado abaixo dos degraus
Usando a parte abaixo da escada para seu jardim de inverno você aproveita um local que normalmente é perdido (Projeto: POLI Arquitetura)

Jardim de inverno pequeno na cozinha

Inserir plantas junto à cozinha ajuda a tornar esse espaço ainda mais convidativo, acolhedor e aconchegante. Parece que combina e tem tudo a ver, não é mesmo? E super tem, especialmente em uma cozinha gourmet.

E se engana quem acha que as plantas combinam só com decorações com tons claros, viu? Os tons mais escuros como o preto e a madeira marrom, em harmonia com o forte verde das plantas, é capaz de transformar ambientes.

Em projetos de cozinha americana, que privilegiam ambientes integrados, dá para aproveitar e usar o jardim de inverno de forma que quem esteja na sala de estar também consiga apreciar e curtir os benefícios das plantas no ambiente.

Área gourmet com churrasqueira e bancada americana com basos de plantas.
Traga um toque a mais de vida e natureza para sua cozinha (Projeto: Studio RG Arquitetura)

Jardim de inverno na área gourmet

A decoração da área gourmet das residências já contempla elementos para acolher os convidados e tornar os momentos de celebração mais convidativos e confortáveis. E nada melhor para complementar esses espaços do que um jardim de inverno, não é?

Área gourmet em apartamento com bancada ilha e plantas num jardim vertical
Complemente sua área gourmet com um jardim de inverno e consiga ainda mais conforto no ambiente (Projeto: Juliana Agner)

Jardim de inverno pequeno na sala

Apostar em um jardim vertical é uma boa saída para dar destaque a uma das paredes da sala e levar um pouquinho da natureza para a decoração. Aposte em outras cores que remetam a uma decoração mais natural, como tons claros de madeira e tonalidades de marrom nos demais móveis, deixando tudo em perfeita harmonia.

Sala de jantar com parede-viva formando um jardim vertical
Também é possível explorar as paredes de sua sala com um jardim vertical (Projeto: Luciana Latorre)

Jardim de inverno na parte externa da casa

Você pode optar também por criar um jardim de inverno logo anexo à casa, naquela área entre interno e externo. A visualização de dentro para fora se dá através das paredes de vidro que deixam o espaço interno mais iluminado.

Vale a pena criar mini deques com porcelanato amadeirado ao redor do jardim externo para colocar cadeiras e outros móveis para quem deseja aproveitar o espaço para relaxar e aproveitar a brisa gostosa perto da natureza.

Cozinha com mesa longa e varanda com porta de vidro com vista para jardim de inverno externo
Aproveite ainda mais seu quintal com um jardim de inverno pequeno na área externa de casa (Projeto: Mirella Gerbasi)

Iluminação em jardim de inverno pequeno

A iluminação do jardim de inverno ajuda a valorizar e intensificar as variadas tonalidades de verde e outras cores que a natureza traz para dentro dos espaços, principalmente em ambientes fechados e em horários noturnos.

Aqui vale apostar em luzes de LED, spots embutidos direcionados para as plantas e arandelas nas paredes. Você verá o toque especial que as luzes tem o poder de dar aos jardins.

Jardim de inverno com parede de plantas e piso coberto por pedras brancas.
Os spots de luz fazem toda a diferença na iluminação de seu jardim de inverno (Projeto: Danilo Yoshinaga)

Por hoje encerramos o assunto sobre os jardins de inverno. Gostou das ideias que trouxemos? Não se esqueça da importância de contar com revestimentos que têm o poder de decorar e, ao mesmo tempo, proteger a área do jardim de inverno. Saiba como aproveitá-los.

Do mais, faça sempre a manutenção do jardim de inverno, cuidando das plantas, fazendo a limpeza e controlando pragas, assim é possível manter tudo sempre muito bonito e valorizando a decoração da casa.

Até a próxima!

Sair da versão mobile