Os revestimentos de pequenos formatos estão voltando com tudo para os projetos contemporâneos!
Eles oferecem uma proposta diferente dos revestimentos de grandes formatos, que são conhecidos por conferir sofisticação aos ambientes.
Por serem menores, fica mais fácil sair do lugar-comum na decoração, pois permitem inúmeras composições diferentes.
Ainda carregam a nostalgia dos ambientes recheados de memórias e afeto.
Saiba mais sobre as possibilidades oferecidas pelos revestimentos de pequenos formatos e aprenda a usá-los em seus projetos!
Por que os revestimentos de pequenos formatos são uma tendência?
Nos últimos anos, vimos uma predominância de projetos baseados em uma estética minimalista. Com isso, os revestimentos de grandes formatos ganharam espaço.
No entanto, a vontade de criar ambientes personalizados também ganhou força. É nesse cenário que os revestimentos de pequenos formatos se popularizam.
Assim como acontece em outros campos das artes, na arquitetura e na decoração é bastante comum essa ida e volta de tendências.
Entretanto, o material retorna com novas concepções.
Os revestimentos de pequenos formatos convidam os projetos a explorar suas formas, criando composições variadas.
Ao apostar na criatividade, é possível dar ainda mais autenticidade aos ambientes.
E os novos revestimentos de pequenos formatos oferecem superfícies inovadoras para diversos estilos de decoração.
Um ótimo exemplo disso é a linha Vedononvedo, revestimento espelhado no formato 10x10 cm, criada pela Portobello em parceria com a designer italiana Paola Navone.
Por meio dos elementos abstratos na superfície, as peças trazem uma nova ótica ao mundo dos revestimentos. A partir do diálogo entre luz e material, refletem algo que jamais será visto da mesma forma.
Vale destacar que, apesar de terem propostas diferentes, nada impede que os revestimentos de pequenos formatos sejam combinados com os grandes.
Pelo contrário: essa é uma escolha recorrente de arquitetos, designers e decoradores atentos às tendências.
Leia também
- Preview Portobello 2023: a natureza de Salt Lake e a reimaginação de Lombarda Viva
- Authentic: Portobello expressa sua essência em cores, texturas e formatos
Como usar os revestimentos de pequenos formatos?
É possível encontrar revestimentos de pequenos formatos em diferentes tamanhos, cores, estampas e texturas. Portanto, as possibilidades são inúmeras.
Além disso, assim como outros tipos de revestimento, alguns podem ser aplicados tanto em pisos quanto em paredes. Basta seguir as recomendações da embalagem.
Veja algumas dicas para usá-los em diversos ambientes.
Cozinha
Se tem um lugar onde os revestimentos não podem faltar é na cozinha. Além do piso, superfícies como a rodabanca exigem uma proteção adequada contra água, gordura e outras sujeiras indesejáveis.
Para garantir não apenas funcionalidade, mas também beleza, os revestimentos de pequenos formatos são excelentes.
A linha Gouache oferece peças em diversas cores para quem deseja valorizar ambientes como a cozinha.
Com superfícies inovadoras, esses revestimentos permitem criar propostas únicas e ousadas para áreas internas e externas.
Podem ser usados tanto em decorações monocromáticas quanto em projetos que misturam diferentes cores, valorizando cada uma das tonalidades.
Quartos
Quem disse que apenas os pisos dos quartos podem ser revestidos? Cada vez mais, diante do leque disponível no mercado, as paredes ganham personalidade com o uso de revestimentos.
Isso porque eles não oferecem somente várias cores. Os relevos ganham força, oferecendo texturas interessantes para as superfícies verticais.
Um exemplo disso é a linha Artematica, que exalta as formas geométricas.
A partir do estudo da matemática, a Portobello criou revestimentos de pequenos formatos com relevos ortogonais marcantes e, ao mesmo tempo, sutis para paredes internas.
Para quem gosta de uma decoração contemporânea, com um ar urbano, Artematica oferece peças em seis tonalidades, das escuras às claras.
Banheiros
A funcionalidade e a beleza dos banheiros dependem diretamente da escolha dos revestimentos certos para pisos, paredes e bancadas.
E os pequenos formatos ampliam as possibilidades de composição.
A linha Gaia, por exemplo, oferece peças em três cores, no formato 20x20 cm bold, para decorar banheiros e outros ambientes.
Inspirada nos biomas da Mata Atlântica e da Amazônia, a coleção conta também com desenhos delineados que combinam tons de branco, verde, terrosos e outras cores.
Também é possível criar lindos projetos de banheiro a partir da coordenação entre revestimentos de pequenos formatos e peças maiores.
Explorar combinações de cores e texturas é o segredo para valorizar a decoração desse ambiente, deixando-o mais convidativo.
Salas de estar e de jantar
As salas de estar e de jantar têm muito a ganhar com a presença de revestimentos não apenas no piso, como também nas paredes.
Como já vimos aqui, a coordenação entre pequenos e grandes formatos gera resultados interessantes.
Mas, para conferir o aconchego que esses ambientes exigem, nada como apostar em revestimentos com cores inspiradas em elementos naturais.
Isso é possível com as peças da linha Salt Lake, que explora os tons variados das lagoas de sal ao longo do ano. A partir dessa riqueza tonal, dá para criar belíssimas composições.
Outra opção é usar revestimentos de pequenos formatos para criar padrões e desenhos nas paredes, trazendo ainda mais personalidade para as salas.
Com as peças da linha Shibori, inspirada na técnica manual japonesa de tingimento de tecidos, é fácil criar composições arrojadas.
Seja qual for o estilo de decoração, o uso de revestimentos de pequenos formatos é cada vez mais valorizado.
Diante de tantas opções, dá para usar a criatividade para criar projetos únicos e cheios de charme.
Acesse o site da Portobello para conhecer as coleções de revestimentos de maior sucesso no mundo da arquitetura e da decoração!