Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Revestimento para banheiro: saiba como escolher os melhores!

banheiro de casal todo branco

No banheiro do casal, o revestimento branco constrói a atmosfera luxuosa (Projeto: Greice Albuquerque)

Escolher o revestimento mais adequado para o banheiro é uma tarefa importante na hora de montar o projeto da casa. Apesar desse ambiente exigir um pouco mais de atenção por possuir especificidades, você pode montar um espaço bonito, funcional e com alta durabilidade com as dicas que nós, especialistas do Archtrends Portobello, trouxemos.

Vamos lá?

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Como a estética do banheiro evoluiu nos últimos anos?

O revestimento para banheiro é um detalhe bastante importante para os profissionais de arquitetura na hora de montar um projeto, tanto pelo seu lado estético quando funcional que o ambiente necessita. Isso porque os novos materiais e o olhar aguçado dos arquitetos fizeram com que esse espaço ganhasse tanta personalidade quanto os outros ambientes da casa.

Entre as novidades em revestimentos para banheiro, destacam-se os porcelanatos que interpretam madeira e cimento ou até mesmo pastilhas e azulejos de design diferenciado. Com o crescimento da estética minimalista, os acabamentos cerâmicos que reproduzem o visual do mármore também ganharam os holofotes, principalmente quando combinado com peças de design simples e atemporal.

Qual o porcelanato indicado para usar de revestimento para banheiro?

Por ser um ambiente que tem contato direto com a umidade, o revestimento para banheiro, além de beleza e durabilidade, deve oferecer segurança aos moradores. Nesse sentido, os porcelanatos mais indicados, especialmente para o piso, são aqueles que apresentam superfície natural.

Porcelanato polido

banheiro elegante com revestimento em tons claros
Com revestimentos de tons claros, o banheiro fica bastante elegante (Projeto: Juliana Agner)

Esse tipo de material passa por um processo de polimento e, por isso, tem o brilho intenso que é normalmente associado ao porcelanato. Ele possui uma alta resistência tanto à umidade quanto ao desgaste, porém, é uma superfície muito escorregadia, podendo ser utilizado apenas na parede do banheiro.

As peças desse tipo de porcelanato também podem ser aplicadas em lugares secos como o quarto, a sala, o hall de entrada e os corredores.

Porcelanato natural

Banheiro com porcelanato natural
O porcelanato natural é fosco e dá mais elegância ao ambiente (Projeto: archibox arquitetura)

O porcelanato natural não passa pelo processo de polimento, resultando em uma textura não lisa e sem brilho algum. Essa opção proporciona um acabamento neutro, principalmente se utilizar peças grandes, como as Lastras.

Além disso, ele é bastante resistente e pouco escorregadio, por isso também pode ser usado em pisos e ambientes molhados, como o banheiro. Também pode ser aplicado em paredes, claro. A superfície desse tipo de porcelanato é fosca, o que torna o ambiente ainda mais aconchegante. Normalmente o porcelanato natural representa madeiras, pedras e concretos.

Como combinar revestimento de piso e parede no banheiro?

Banheiro com porcelanato no piso e pastilhas na parede
Parede e pisos criam um contraste harmônico neste banheiro (Projeto: Mariana Lobo)

Para combinar os revestimentos de piso e parede no banheiro você pode optar por utilizar o mesmo material, garantindo harmonia e sensação de continuidade no ambiente. Ou então, é possível compor peças com duas aparências diferentes.

Se desejar seguir pela segunda opção, nossa dica é buscar tons neutros como bege e marrom, ou branco e preto. Para os projetos com identidade visual mais colorida, mantenha uma das superfícies (piso ou parede) com um tom claro e básico, e escolha um tom vibrante para criar um contraste sem perder o equilíbrio na composição.

Outra dúvida comum é como combinar os revestimentos do banheiro com a bancada. Usar uma bancada em porcelanato oferece vantagens funcionais, como resistência e facilidade de limpeza, além de evitar que os acabamentos entrem em conflito visual.

Caso o tom mais chamativo do revestimento desse espaço estiver na parede, você pode escolher também deixar a bancada com a cor neutra do piso. A proposta continua elegante e harmônica.

Como escolher o melhor revestimento para banheiro?

Antes de pensar no modelo de revestimento para banheiro e finalmente realizar a compra, é preciso ficar de olho em aspectos que farão toda a diferença lá na frente.

Separamos abaixo as características que precisam ser observadas durante o processo de escolha.

1. Atenção à cor do revestimento

A cor é um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado, já que as opções claras são mais comuns, mas também demonstram mais sujeira. Para decidir esse ponto, é importante considerar com qual frequência estará disponível para fazer uma limpeza nesse local, quais os tons usados no restante no projeto e também a cor dos outros acabamentos.

Mistura de tons

banheiro com paredes revestidas em tom escuro e piso claro
Paredes contrastando com as louças e o piso do banheiro (Projeto: Mariana Lobo)

Uma ideia é mesclar revestimentos. Na área do chuveiro ou banheira, onde cai mais água, escolha um modelo mais escuro que contraste com o claro da cuba e do vaso sanitário. Se o espaço for maior, melhor ainda, pois ambientes pequenos podem acabar provocando sensação de “confusão visual” quando ficam muito carregados.

Também dá para mesclar entre piso e parede do banheiro. Se o piso for escuro, invista em uma parede mais clara ou vice-versa. O resultado será incrível e moderno.

Tons claros

banheiro de alto padrão com tons claros
Charme e sofisticação dominam este banheiro com revestimentos claros (Projeto: Aercio Santiago)

Os tons claros são ótimas alternativas e existem em abundância no mercado. Tenha em mente apenas o fato de que revestimentos para banheiro muito claros podem demandar maior necessidade de limpeza. Se o banheiro recebe uma quantidade grande de pessoas e o cliente não tem tempo de passar um pano com maior frequência, aposte em tons não tão brancos, como o off-white.

Se gostar de um pouco de cor no ambiente, ainda dá para combinar essas tonalidades com peças verde claro ou marrom claro. Além de dar um charme a mais, deixa o espaço mais descontraído.

2. Prefira revestimentos que não absorvam umidade

Outro ponto importante é em relação a umidade. Já sabemos que a produção de vapor nos banheiros é grande, porém, muitas vezes nos esquecemos como um piso ruim afeta a estrutura de todo o espaço. Quando o piso “engole” grande quantidade de água, eventualmente uma infiltração vai acontecer.

Os efeitos desse problema em pisos e paredes do banheiro são sérios e podem provocar as seguintes consequências:

Além disso, o piso pode chegar a trincar e prejudicar toda a estrutura do local. A solução para todos esses problemas não é nada difícil: escolha modelos que sejam resistentes à água e à umidade em geral. O porcelanato é totalmente impermeável, por isso um revestimento ideal para banheiros.

A madeira, por exemplo, não lida muito bem com a umidade e, em contato com ela, pode sofrer danos rapidamente. Uma ótima solução é usar um porcelanato que reproduza esse material com alta fidelidade.

3. Escolha um material fácil de limpar

Cada parte de uma casa necessita de manutenção constante para se manter limpa e propícia para que os moradores aproveitem o lar para relaxar. Por isso, é importante considerar se um material que deseja colocar em seu projeto é ou não é fácil de ser limpo. Afinal, ninguém quer perder o tempo que podia estar com a família, não é?

Revestimentos de pedra são mais difíceis de limpar, muito menos a madeira traz essa facilidade, visto que demanda um ambiente muito bem-ventilado para que não apresente manchas.

O porcelanato, por sua vez, é um dos materiais mais práticos como revestimento para banheiro em questão de limpeza. Com apenas um pouco de água e detergente já é possível deixar toda a peça higienizada e sem manchas. E se quiser saber mais detalhes sobre como limpar porcelanato corretamente, já temos um conteúdo completo sobre o assunto no portal.

Aspectos como o tamanho da peça também são cruciais na hora da limpeza. Quanto maiores forem as placas e menores os rejuntes, mais fácil será de deixar limpo uma vez que essas frestas acumulam pequenas sujeiras que podem causar manchas.

Como exemplo, temos o porcelanato retificado, que pode ser aplicado com até 1,5mm de rejunte. A solução garante juntas menores e traz efeito diferenciado, dando a impressão de que se trata de uma única peça no piso.

4. Confira se o revestimento é escorregadio

cuba e espelho em banheiro de alto padrão
Além de beleza, os revestimentos do banheiro garantem segurança (Projeto: Deisy Rigotto)

Apesar de praticidade para limpar e as cores das peças escolhidas serem importantes, a segurança deve ser sempre colocada em primeiro lugar. O principal ponto em relação ao revestimento para banheiro, em especial aqueles aplicados no piso, é o risco de escorregamento.

Pisos lisos e brilhantes demais costumam ser escorregadios. O ideal é escolher porcelanato natural, que já vêm com essa especificação.

Porém, não é preciso abrir mão completamente de um porcelanato polido. É possível mesclar opções, usando aquelas mais seguras na área onde haverá grande circulação de água, e deixar as peças brilhantes para as paredes ou bancadas.

Ainda, porcelanato polido pode ser aplicado em um lavabo, que não é considerado uma área molhada, por receberem apenas respingos de água decorrentes do seu uso.

Uso de porcelanato como revestimento para banheiro: dúvidas frequentes

Existem muitas dúvidas sobre o uso de porcelanato para revestimento do banheiro e separamos as principais delas a seguir!

1. Posso usar o porcelanato para banheiro em outros ambientes da casa?

Sim, não existe uma contraindicação na aplicação do mesmo material em diferentes espaços. Isso porque nos ambientes molhados, como banheiro, cozinha e área de serviço, a escolha ideal é pelo porcelanato com superfície natural. No entanto, essas duas opções também funcionam bem em outras partes do lar, mesmo que elas não fiquem expostas à umidade.

2. Qual rejunte deve ser usado no banheiro?

Isso depende do tipo e borda do porcelanato escolhido como revestimento para banheiro. Se a peça é bold, deve-se usar o rejunte com 5mm de espessura mínima. Já se é retificada, 1,5mm fica ideal. Independente de qual escolher, não se esqueça de ter um cuidado redobrado com esse detalhe no momento da limpeza.

3. O revestimento do banheiro precisa ser igual o de toda a casa?

Não necessariamente, isso é uma questão de gosto. Basta seguir as recomendações sobre qualidade do material a ser usado em banheiros e lavabos, que você poderá escolher qualquer modelo para compor esse ambiente. Para que o projeto fique mais harmonioso, a única recomendação é que siga as tonalidades e estilo de revestimento usado no restante da casa, mas não precisa ser exatamente igual.

4. O piso e revestimento para parede do banheiro precisam ser o mesmo?

Esse é outro ponto que irá depender única e exclusivamente do visual que deseja para seu ambiente, pois não existe uma necessidade de ambas superfícies serem feitas do mesmo material. O único ponto de atenção é ter o devido cuidado de não usar no piso os revestimentos cerâmicos monoporosas ou semiporosas, pois estas são específicas para uso em paredes.

5. Posso usar revestimentos diferentes em dois banheiros da casa?

Um projeto bem pensado precisa ter uma harmonia visual e conceitual. Se sua casa possui cinco banheiros, por exemplo, e você desejar montar cada um deles com um revestimento diferente, não há problema nisso. Contudo, quanto mais os ambientes estiverem dentro dos mesmos conceitos da linha decorativa adotada, mais harmônico será o resultado final.

6. Existe porcelanato resistente ao escorregamento para piso de banheiro?

Existem os revestimentos para banheiro com textura para que o material se torne mais aderente mesmo quando molhado. Para alcançar esse resultado, basta usar o porcelanato com acabamento natural. Ele garante muita segurança e facilitam a limpeza na mesma proporção.

7. Como decorar banheiros pequenos usando porcelanato?

Escolha o revestimento para banheiro que dá a sensação de amplitude, como as superfícies contínuas das Lastras. Isso pode ser feito com a aplicação de tons claros ou com o uso de cortes maiores e com poucas divisórias em rejunte. Peças amadeiradas são outras opções interessantes e, dependendo do sentido das tábuas da madeira — vertical ou horizontal —, o espaço pode parecer mais alto ou largo. Os modelos retangulares também ajudam a conquistar o efeito.

Usar espelhos também contribui para a ampliação de espaços compactos. O ideal é apostar em uma peça única, grande e com borda chanfrada — esse acabamento não exige aplicação de moldura e dá a impressão de que o espelho é integrado à parede.

8. É possível assentar porcelanato sobre azulejo já existente?

Sim, é possível! Não é preciso retirar o piso anterior do banheiro para realizar a reforma. A única recomendação é que antes da sobreposição, a superfície que tem um produto existente precisa ser lavada. É imprescindível que o material esteja limpo, tanto em pisos quanto em paredes, senão a argamassa não vai aderir.

Temos um vídeo que explica melhor esse tópico, vale a pena conferir: Posso aplicar porcelanato por cima do meu piso?

Portobello Responde: Posso aplicar porcelanato por cima do meu piso?

Revestimento para banheiro: como usar com viés decorativo?

O revestimento além de ter o objetivo de proteger as paredes, dar acabamento ao ambiente e proteger espaço molhados, pode ser utilizado como parte da decoração de sua casa. Confira algumas inspirações que comprovam isso!

1. Azulejos com formatos surpreendentes

Os azulejos em formatos inusitados, como o de dimensão 5x40 cm, são uma grande tendência na decoração. Eles imprimem personalidade ao ambiente e garantem que a estética saia do óbvio com modernidade e bom gosto.

banheiro com azulejos em formato 5x40
Neste banheiro, azulejos 5x40cm revestem as paredes (Projeto: Leonardo Tulli)

2. Meia parede

A meia parede no banheiro é outra tendência que vem sendo explorada pelo mundo da arquitetura. Ela é criada utilizando dois revestimentos: um mais resistente, que vai até a altura da torneira, e o outro mais decorativo, que é aplicado na parte de cima.

banheiro com revestimento duplo em meia parede
Dualidade criada com revestimentos decorativos e resistentes em meia parede cada (Projeto: Fernando Pherpa)

3. Cores e paginações

As cores estão sempre presentes na casa de quem adora um ambiente alegre e cheio de energia. A boa notícia para quem gosta de banheiros coloridos é que os tons suaves são uma tendência, e vão aparecer muito nesses espaços nas próximas estações.

É possível colorir o banheiro com azulejos e, ainda, ousar nas paginações, como escama de peixe.

banheiro com parede revestida em tons suaves
Tons suaves são ótimas escolhas para quem quer um banheiro colorido (Projeto: Juliana Abad)

Revestimentos Portobello para compor seu projeto de banheiro

Como falamos, contar um revestimento de alta qualidade para seu banheiro é de suma importância e quando o assunto é durabilidade, resistência e beleza, as melhores opções de porcelanato são da Portobello. Confira algumas inspirações e sugestões de linhas que pode utilizar para montar seu banheiro em diferentes estilos!

1. Revestimento para banheiro no estilo clássico

O estilo clássico preza pelo minimalismo e elegância, também estando associado às peças em tons claros. Essa característica está presente em diversas linhas de porcelanato e você pode decidir quais delas prefere para seu projeto.

Travertini

banheiro de luxo com revestimento Travertini
Suavidade e imponência marcam a linha Travertini (Projeto: Portobello S.A.)

O Travertino é um dos mármores italianos mais tradicionais, e nessa linha de revestimento para banheiro suas melhores qualidades são evidenciadas. A Travertini mostra que esse pedaço italiano pode ser transportado para ambientes que buscam do clássico ao moderno, com a garantia de beleza.

Parte intrínseca desse tema Travertino são as sutis nuances do material extraído de grandes montanhas. Para manter a originalidade do mármore, essa linha conta com duas cores de alto padrão que remetem à pedra natural em temas suave e escuro, ambos ideais para criar ambientes aconchegantes e leves.

Bleu de Savoie

Banheiro revestido com linha Bleu de Savoie Portobello
Uma forma sustentável de reproduzir a pedra nobre francesa (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Bleu de Savoie conta com revestimentos para banheiro e outros ambientes, e foi criada para reproduzir as pedras da cava de Saboie, nos Alpes Franceses. No entanto, essa é uma opção com sustentabilidade, pois é uma reprodução em porcelanato, o que não exige a extração da rara e nobre pedra encontrada na França.

A linha Bleu de Savoie conduz o ambiente a um clima de proteção, com veios bem claros e sutis, além de um tom de pedra. Combinada à peças brancas ou em tons off-white pode gerar um ambiente clássico e confortável.

Calacatta Blanc

banheiro revestido com linha calcatta blanc portobello
Banheiro de visual clássico e aconchegante criado com Calcatta Blanc (Projeto: Portobello S.A.)

O Calacatta Blanc importa com alta fidelidade para banheiros e lavabos a atmosfera de nobres mármores europeus. A peça é dividida em três opções de tamanhos que facilitam a decoração em diferentes padrões.

Esse revestimento esbanja veios bem expressivos de tonalidade clara, em Lastras de 90x270cm, ou nos formatos 90x90cm e 30x90cm. Uma ótima aposta para transformar banheiros pequenos em espaços mais convidativos e amplos, e fazer as grandes metragens mais imponentes sem dar um toque extravagante à área.

2. Porcelanatos para banheiro no estilo arrojado

Muitos projetos optam pelo visual luxuoso e imponente, sem perder a harmonia e equilíbrios nos elementos que compõe o ambiente. Se deseja esse resultado, confira algumas inspirações de revestimentos que pode escolher para seus lavabos e áreas molhadas da casa!

Nord

banheiro revestido com linha nord portobello
Linha Nord com grandes formatos permite mais amplitude no projeto do banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Nord é a linha de revestimentos para banheiros que sintetiza a tendência do Japandi ou Japonismo, a mistura equilibrada dos estilos Wabi-Sabi e Escandinavo. São peças em tom claro, que remetem às geladas áreas naturais nórdicas, com o toque minimalista japonês.

Com as peças da linha Nord o banheiro pode ser revestido com peças em uma infinidade de tamanhos e formatos, dando possibilidades ilimitadas para a decoração do espaço. Essa ainda é uma opção que combina muito com complementos em dourado, trazendo ainda mais o aspecto luxuoso ao projeto.

Quartzites

banheiro revestido com linha quartzites portobello
Desenhos e tons da linha Quartzites dão movimento ao banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

O quartzito é um dos minerais mais abundantes encontrados no Brasil. Nessa linha, ele é explorado ao seu máximo, em seis modelos. E com cada vez mais tecnologias para produzir revestimento de porcelanato que representa essa pedra, ela se revela uma escolha tão nobre quanto materiais consagrados como o mármore e o granito.

Na Quartzites, o revestimento para banheiro ganha mais funcionalidade e adequação técnica para ser usado em ambientes úmidos do que o quartzito original.

Timeless

banheiro revestido com a linha timeless portobello
O visual atemporal também pode ser surpreendente! (Projeto: Portobello S.A.)

Timeless é a linha atemporal desenvolvida pela Portobello, para mostrar que o porcelanato é o revestimento para banheiro que atravessa épocas com as mesmas qualidades. A linha está dividida em mais de 20 temas que remetem ao clássico mármore com veios expressivos em cores, espessuras e quantidades, e também à pedra com ar de caverna.

A Linha Timeless tem inspirações nos grandes artistas da história e pode ser utiliza em pisos, paredes ou em bancadas de porcelanato que compõe um banheiro.

Unique

banheiro revestido com linha unique portobello
A presença marcante dos tons escuros dão uma aparência única ao banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Elegância e forte presença são marcas típicas dos revestimentos para banheiro da linha Unique. Essa foi formatada para remeter aos mais luxuosos designs de interiores, com peças que dizem por si só sobre sua qualidade.

Nero Venato e Black Supreme são dois dos destaques da linha, contrastando em pouco grau na tonalidade. No primeiro modelo, o tom preto é preenchido com veios em dourado, remetendo à pedra paquistanesa na qual é inspirada. Já o segundo modelo se impõe pela forte presença do tom preto, com poucos veios que atravessam cada revestimento.

Tanto nessas como nas outras quatro opções de revestimento para banheiro da linha Unique, as peças prezam pelo alto padrão e boas inspirações para decorar. Complementos em branco são bem vindos nesse espaço para trazer mais contraste e dinamismo à composição.

3. Revestimento para usar em banheiro com estilo contemporâneo

Se deseja um estilo contemporâneo e com elementos que estão se destacando no mercado, o porcelanato também é o revestimento ideal para se escolher. Veja inspirações de peças modernas e que podem transformar projetos inteiros – mas principalmente banheiros e lavabos.

Bonbon

banheiro revestido com a linha bonbon portobello
Formatos irregulares e tons pastéis criam um mosaico sem igual (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Bonbon é assinada pela designer Paola Navone e a parceria com a Portobello rendeu frutos em quatro cores, todas com a mesma premissa: revestir banheiros com muito carisma e vivacidade.

O Bonbon nos tons White, Smoke, Aquamarine e Ardesia fazem reverência ao tradicional mosaico. Mas, o que há de diferente é que esse modelo considera o uso de peças nos mesmos tamanhos, com formatos disformes e ligeiramente distintos nas suas curvas.

Como revestimento para banheiro, o Bonbon garante uma estética que brinca com a simetria de placas de porte pequeno, preenchidas com pedrinhas que provocam ilusão de ótica. Você pode utilizá-lo para combinar com peças lisas, dando um contraste elegante ao espaço.

Gouache

banheiro revestido com linha gouache portobello
Como em uma obra de arte, as paredes revelam as nuances do pincel de um artista (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Gouache brinca com as cores suaves e intensas nos revestimentos para banheiro, lembrando as pinceladas em uma tela.

Para complementar a expressividade das peças dessa linha, usar o rejunte de cor branca destaca cada quadrado na parede. O efeito é de um quadro vivo e pintado na hora, com a vantagem que essa “tela” parece ficar sempre fresca, ressaltando a vida no espaço.

Segments

banheiro revestido com a linha segments portobello
A simplicidade da linha reta cria um impacto visual surpreendente no banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

A partir de uma linha só, espaçada de forma padronizada, a Segments cria diversas possibilidades de decoração para revestir banheiros. Uma aposta que carrega a simplicidade como mote, indo pelo caminho da mistura entre o estilo contemporâneo e o brasileiro.

Essa alternativa possui três cores que ressaltam as tendências de tons terrosos na decoração e podem ser combinadas com as peças de estilo mais atemporal.

Atmosfera

banheiro revestido com linha atmosfera portobello
Reproduza os moveimentos celestes com a linha Atmosfera (Projeto: Portobello S.A.)

Uma das linhas que a Portobello cocriou para diversos ambientes é a Atmosfera. Em parceria com o designer de joias Antonio Bernardo, a linha também tem o seu revestimento para banheiro.

O diferencial da Atmosfera são as joias em metal esculpidas e cravadas no porcelanato. Na Espectro, dedicada para revestir banheiros, as peças buscam um caminho um pouco diferente desse mote, mas nem por isso menos artesanal.

A Espectro traz linhas verticais que brincam com o jogo entre luz e sombra, criando o efeito que dá seu próprio nome.

Como a Portobello te ajuda a escolher o porcelanato para o banheiro?

Mesmo com nosso conteúdo sobre o assunto, é possível que você ainda fique com dúvidas na hora de decorar ou buscar o revestimento ideal para banheiro. Por esse motivo e para orientar melhor a sua decisão, convidamos você a ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.

No site também é possível encontrar um mapa com todas as lojas e escolher aquela que fica mais próxima de onde você estiver. Ainda na página da Portobello, você consegue encontrar todas as peças que mostramos no conteúdo e outros modelos para transformar a decoração.

Aproveite a visita e dê uma olhada na área de projetos do nosso site. O espaço traz trabalhos de diversos profissionais de arquitetura do país, com imagens detalhadas e inspiradoras.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil como ponto de partida para encontrar o melhor revestimento para banheiro. Em todo caso, se você for um arquiteto (a) ou designer de interiores, não deixe de conversar com o cliente para ouvir expectativas e contribuições que possam agregar ainda mais valor ao projeto.

Até a próxima!

Sair da versão mobile