Restaurantes em Madrid apresentam gastronomia de forma descomplicada
A capital da Espanha, Madrid, é procurada por visitantes do mundo inteiro, pela sua cultura, história, museus, paisagens e, também, pela gastronomia. Por ser essa referência mundial, muitos chefes renomados resolveram instalar incríveis restaurantes em Madrid.
Em visita recente à cidade, nos deparamos com um novo trend: uma culinária magnífica e sofisticada, porém de forma descomplicada e moderna, com serviços e atendimento direto no balcão.
Curioso não? Você se interessa por esse estilo de experiência? Então acompanhe com a gente e anote todas as dicas desses dois lugares incríveis para adicionar no roteiro da sua próxima viagem.
StreetXO
Localizado no último andar da loja de departamentos Corte Inglés, em Serrano, dentro do espaço gastronômico Gourmet Experience, StreetXO é o projeto mais informal do chef com três estrelas Michelin, David Muñoz.
Inspirado em postos de comida ambulantes e delicatessen asiáticos, seu cardápio apresenta uma cozinha oriental e de fusão com tapas (porção diminuta de comida) vanguardistas.
Tendo se tornado famoso até entre os leigos, graças a um belo curta-metragem que narra sua filosofia culinária de maneira forte, explícita e pessoal, Muñoz embarcou há alguns anos na aventura gastronômica do StreetXO.
O restaurante tem formato inspirado em um bar de tapas, mas que naturalmente tem uma alma particular, original, inquietante, que melhor reflete o enfant terrible espanhol.
Nas palavras do próprio chef, "é um novo conceito de street food". Este caráter dinâmico se reflete já na disposição da sala, um vasto balcão onde os clientes são servidos diretamente pelos chefs, degustando maravilhas gastronômicas.
David Muñoz é, também, chef do restaurante DiverXo, premiado com três estrelas Michelin. Localizado no NH Eurobuilding Hotel, a proposta concentra-se na cozinha asiática e de fusão arrojada e criativa.
Sala de Despiece
Localizado em Chamberì, distrito de Madrid, Sala de Despiece é um lugar fascinante e convidativo: fachada principal minimalista, o exterior é feito de metal, como um armazém, e quando você entra, a experiência começa.
As paredes e o teto são revestidos por caixas de policarbonato, como a utilizada no transporte de alimentos frescos. Afinal, é uma “sala de corte”.
Logo ao entrar, nos deparamos com a mesa ao longo de todo o local onde os clientes se sentam para desfrutar de várias tapas e para assistir a um pequeno espetáculo de preparação de pratos.
A fórmula é simples: não reserve, sente-se ao balcão, comece a escolher em um menu as tapas que mais o inspiram e, depois, prepare-se para um pequeno percurso de degustação com pratos "simples’’, mas, definitivamente, originais, preparados com matérias-primas realmente boas e dignos de uma alta gastronomia.
Há uma barra de metal no teto com cestos pendentes que contêm com produtos frescos e os talheres “sirva-se". Um espaço onde os hóspedes se sentam em bancos altos, dividindo uma mesa com estranhos.
Atrás do bar, vitrines refrigeradas mostram as matérias-primas. Ao fundo, uma pequena cozinha de onde trazem seu prato diretamente em bandejas de metal cobertas com papel manteiga. É um laboratório de alimentos!
O prato imperdível é o famoso Chuletón, com fatias de costela bovina servidas com molho trufado e tomate ralado - uma delícia!
O Chuletón proporciona a participação ativa do convidado que tem que repetir os gestos do Chef e em seguida se deliciar com uma explosão de sabores!
Gostou do relato da experiência? Compartilhe com a gente!
Para outros passeios por Madrid, acesse: