03.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Palácio de Cristal (Foto: Juan Luis Ferrandiz por Pixabay)

A encantadora arquitetura do Palácio de Cristal de Madri

calendar-blank-line
03.09.2021
O Palácio de Cristal é um dos principais pontos turísticos de Madri. Venha fazer um tour com a gente e conhecer de perto sua arquitetura!
minutos de leitura

O Palácio de Cristal fica localizado dentro do Parque El Retiro, na cidade de Madri. Foi originalmente concebido como um estufa de grande dimensão e hoje é atração turística na capital espanhola.  

O edifício foi construído em 1887 e projetado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco. Sua inspiração veio do Crystal Palace do Hyde Park de Londres. 

Sua abertura se deu para a Exposição de Flora das Ilhas Filipinas, em 1887, para abrigar plantas tropicais, fazendo a função de estufa. Em 1975 ganhou uma primeira reforma, onde foi revitalizado e devolvido seu aspecto original. E em 1994 uma segunda restauração, consolidando a estrutura metálica e renovando o sistema de segurança e instalações.

Seu entorno é lindíssimo. Encontra-se no coração do Parque El Retiro, o maior parque de Madri. Está localizado em frente de um lago artificial e rodeado de castanheiras. 

palácio de cristal
Lago artificial em frente do Palácio de Cristal, no Parque El Retiro em Madri (Foto: Bárbara Cassou)

O projeto é composto por uma planta em formato de cruz grega. Sua arquitetura e materiais correspondem a uma nova era arquitetônica e cultural, bem como à história do colonialismo do século XIX. Foi palco do exotismo de diferentes espécies de plantas das colônias espanholas, quanto representante do progresso tecnológico da época da Revolução Industrial.

Sua área total é de 750 metros quadrados, tendo 28 metros de largura e 54 metros de profundidade. Foram utilizadas colunas de ferro e superfícies amplas de vidro para a sua construção. Era uma nova era onde se destacava a arquitetura de ferro, como também a Torre Eiffel em Paris e a Estação de Trem de Atocha em Madri. 

Inspire-se na arquitetura da Revolução Industrial e confira 3 dicas para o uso de ferro e vidro na arquitetura

palácio de cristal
Detalhe da arquitetura de ferro e vidro do Palácio de Cristal (Foto: Bárbara Cassou)

Além de toda sua estrutura metálica, o Palácio de Cristal possui um pórtico para acesso, que é o único elemento maciço da construção. Esse pórtico é composto por colunas jônicas e uma escadaria de granito. 

O corpo central do edifício é mais alto e largo. Já as suas laterais mais baixas. Toda a sua estrutura é coberta com vidro, sendo um edifício completamente transparente. 

palácio de cristal
Arquitetura exterior do Palácio de Cristal em Madri (Foto: Bárbara Cassou)

Hoje, o Palácio de Cristal faz parte das sedes do Museu Reina Sofía, administrado pelo Ministério da Cultura. E desde 1990 abriga exposições de arte e instalações artísticas de artistas contemporâneos no seu interior. 

Atualmente a exposição presente no Palácio de Cristal é um projeto do artista Pep Agut, criado especialmente para o lugar. Na instalação artística, Pep reflexiona sobre o contexto histórico em que o Palácio foi construído. A exposição conta com várias colunas brancas desconstruídas e distribuídas pelo chão do edifício. 

palácio de cristal
Exposição atual de Pep Agut dentro do Palácio de Cristal (Foto: Bárbara Cassou)

Pep Agut estudou na Faculdade de Belas Artes de Sant Jordi de Barcelona e viveu em diversas cidades da Europa. Sua arte manifesta um posicionamento crítico sobre a autoria, o mundo da arte e da sociedade. O artista já esteve presente em bienais de arte como a de Veneza e Sidney. E teve seu trabalho exposto em museus renomados como o Tel Aviv Museum of Art e o MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona). 

Tanto por sua relevância arquitetônica quanto histórica, o Palácio de Cristal em Madri é um marco para a cidade, bem como a Torre Eiffel é para Paris. Vale a pena a visita!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A encantadora arquitetura do Palácio de Cris...

A encantadora arquitetura do Palácio de Cristal de Madri

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies