Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Rejunte para porcelanato: tudo o que você precisa saber da aplicação à limpeza

1_rejunte_para_porcelanato-2

Linha Magma Design (Projeto: Portobello S.A.)

Muitas vezes a troca de pisos em reformas causa muita sujeira e nos deparamos com manchas de rejunte para porcelanato, as quais podem ser difíceis de remover. Foi pensando também nesta questão, que o post de hoje foi elaborado.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!

Com dicas incríveis da arquiteta Mari Cecchini, você desvendará os principais mistérios acerca do rejunte para porcelanato, desde a sua aplicação até a sua limpeza.

De acordo com a arquiteta, o rejunte epóxi é muito prático, mas é preciso ter cuidado durante a sua aplicação. Além disso, assim que terminado este processo, é importante tomar algumas medidas, como a utilização de uma esponja úmida para realizar a limpeza e evitar o surgimento de manchas.

Também é possível utilizar produtos próprios para este fim, ou seja, produtos para limpeza de rejuntes, que sejam isentos de ácidos.

Os rejuntes definem a paginação das tábuas de porcelanato que reproduzem madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Epóxi Porcelanato

Sendo 100% impermeável, o epóxi porcelanato foi desenvolvido especialmente para aplicações em áreas que necessitam de excelente acabamento, como banheiros e piscinas, através da textura extrafina proporcionada pelo rejunte.

Disponível em várias cores, ele é ideal para o rejuntamento de porcelanatos e pedras especiais com juntas de 2 a 8 mm. Com excelente acabamento, ele ainda é resistente à manchas, resistente ao ataque químico e à ação de fungos e bactérias.

SAIBA MAIS SOBRE OUTROS TIPOS DE REJUNTE (CIMENTÍCIO, ACRÍLICO E ÉPÓXI) AQUI

Composição do produto

O rejuntamento é um produto tri-componente, composto de resina epóxi, endurecedor e carga mineral.

Quando misturados de acordo com as instruções, esses elementos conferem resistência, mecânica, flexibilidade, impermeabilidade e melhoram a manipulação durante a aplicação, além de facilitar a limpeza final do produto.

Indicações

Ideal para porcelanatos (polido, natural e externo), pedras especiais e revestimentos de paredes, o Epóxi Porcelanato é indicado para juntas de 2 a 8 mm em pisos e para juntas de 2 a 5 mm em paredes.

Mais resistente à água e mais forte do que o rejunte de Portland (cimentício), o rejunte para porcelanato epóxi pode ser encontrado de duas formas: rejunte de resina epóxi de 100% e rejunte epóxi em emulsão modificado.

Rejunte de epóxi serve para obter uma força elevada e quimicamente resistente para rejuntar. Entretanto, é mais caro e mais difícil usá-los do que os rejuntes baseados em cimento convencionais.

Dados técnicos

Através de ensaios realizados em laboratório, de acordo com a NBR 14992/2003, que podem variar em função das condições climáticas e de aplicação, a permeabilidade do Epóxi Porcelanato ocorre aos 240 min (cm³).

Rejunte para porcelanato
Rejunte para porcelanato com acabamento rústico (Linha Casablanca no projeto da Portobello S.A.)

Preparo da superfície

Para usufruir de todas as características do rejunte para porcelanato, a superfície deve ser preparada com o máximo de cuidado. Ela deve estar isenta de óleo, graxa, pó, tinta, restos de desmoldantes ou compostos de cura.

Também é preciso remover a poeira e as impurezas da superfície e do fundo das juntas. Uma boa prática de execução é raspar as juntas na ocasião do assentamento com a argamassa colante ainda fresca.

Não é recomendado passar nenhum tipo de cera sobre os revestimentos. Para facilitar a limpeza após a aplicação do rejunte, recomenda-se aplicar anteriormente uma esponja umidecida com água (sem encharcar) nos revestimentos.

Para evitar possíveis danos, é necessários proteger peças de alumínio, metais especiais, apliques em ouro, prata e demais superfícies sensíveis ao atrito.

Além disso, as peças devem estar firmemente assentadas em um substrato com argamassa colante, que a cura vai depender do tipo de argamassa colante que foi utilizada para liberar para o rejuntamento. Se for uma argamassa de cura de 3 horas, na quarta hora já é possível rejuntar.

A execução correta do assentamento e rejuntamento, especialmente quanto aos prazos mínimos de liberação para tráfego e respeito aos procedimentos de aplicação constantes aqui citados, contribuirão (e muito!) para a minimização do possível aparecimento de defeitos de aplicação, como esfarelamento, mudanças de tonalidade, manchas, etc.

É preciso se atentar às normas

Para que os revestimentos executados com a argamassa de Epóxi Porcelanato apresentem desempenho adequado às solicitações para as quais o produto foi dimensionado, os parâmetros de execução devem atender a uma série de normas:

- NBR 13753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante;

- BR 13754: Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas com utilização de argamassa colante;

- NBR 13755: Revestimento de piso paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante.

O mínimo de rejunte nas superfícies contínuas das lastras (Projeto: Portobello S.A.)

Como rejuntar Porcelanato

Portobello Na Prática: Como utilizar o Rejunte Acrílico Supremo em revestimentos - Parte 1
Veja nossa série "Portobello Na Prática: Como utilizar o rejunte em revestimentos"
  1. Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. Em dias quentes e/ou com presença de vento, esse umedecimento é indispensável.
  2. Depois disso, o rejunte para porcelanato pode começar a ser aplicado, com o auxílio de uma desempenadeira de borracha aproximadamente a 45º da superfície na diagonal das juntas, utilizando a pressão adequada para assegurar que o rejunte se una ao substrato.
  3. Observação: não espere por mais de 30 minutos para fazer a limpeza porque o rejunte pode secar e não mais sair. Após a aplicação, remova o máximo possível do excesso do rejunte da superfície do revestimento. Deixe o produto curar durante aproximadamente 20 minutos. Com o auxílio de esponja umedecida em água, comece a limpar a superfície com movimentos circulares.
  4. Repita essa operação até que as juntas fiquem lisas e no mesmo nível das bordas do revestimento (trocando a água durante essa operação, mantendo-a sempre limpa. A recomendação, aqui, é rejuntar toda a área de uma só vez. Pois a variação das condições climáticas durante a secagem do rejunte podem alterar a tonalidade final do produto.
O site da Portobello indica o rejunte para cada porcelanato (Projeto: Portobello S.A.)
Há rejuntes específicos para piscinas (Linha Ipanema no Projeto Portobello S.A.)

Limitações - Onde o rejunte para porcelanato não deve ser aplicado

Existem alguns locais, por uma série de fatores, onde a aplicação do porcelanato não é recomendada. É o caso dos metais e ambientes que possam sofrer exposição a temperaturas contínuas acima de 100ºC.

Também não é recomendado aplicar o rejunte epóxi para porcelanato em fachadas, pois ele é totalmente impermeável e a fachada precisa respirar.

Cuidados

Durante o manuseio do rejunte para porcelanato, é preciso impedir o contato do produto com os olhos, a pele e as roupas. Para isso, você pode utilizar luvas de borracha, máscara para evitar inalação de poeira e óculos de proteção para as vias oculares.

Em caso de contato com os olhos ou a pele, é necessário lavar imediatamente o local afetado com água em abundância. Em caso de ingestão, o vômito não deve ser provocado e um médico deve ser consultado imediatamente. O produto sempre deve ser mantido fora do alcance de crianças e de animais domésticos.

Com relação à parte estética, é preciso saber que o Epóxi Porcelanato contém pigmentos que podem ficar impregnados na superfície porosa e por isso deve-se limpar corretamente. Por este motivo, recomenda-se o uso de cores semelhantes às do revestimento para evitar essas manchas, além de diferenças de tonalidade na superfície.

No caso de rejuntamento com cores contrastantes ou de dúvidas sobre a compatibilidade do produto e o revestimento é necessário realizar um teste prévio em uma pequena área ou consultar o fabricante.

Também é importante ressaltar que a cor final do Epóxi Porcelanato torna-se diferente da tonalidade do pó, por conta da mistura com os componentes.

Limpeza do rejunte para porcelanato

rejunte para porcelanato
Cores de rejunte dão constraste nas cores de revestimentos (Linha Liverpool da Portobello)

A limpeza e o acabamento deverão ser realizados no máximo 30 minutos após a aplicação, utilizando uma esponja umedecida em água limpa. Neste procedimento limpe totalmente o revestimento, pois poderá resultar em manchas.

Com auxílio de pano macio e seco, remova a película superficial (bruma) formada sobre o revestimento. Para esta operação, você também pode utilizar uma esponja úmida, como já explicamos anteriormente. Observação: nesse momento NÃO é indicado o uso de  detergente neutro ou saponácio líquido com vinagre branco de álcool. Enquanto está sendo efetuada a cura do material, é indicado apenas água limpa e esponja.

Mesmo durante ou após os trabalhos de assentamento e rejuntamento, é imprescindível que o local seja mantido limpo e protegido. Também é importantíssimo limpar os restos de Epóxi Porcelanato sobre a placa cerâmica, que deve ser feita imediatamente após a aplicação. Se ultrapassar o tempo de secagem, a sua remoção pode tornar-se impossível.

Neste post sobre como limpar porcelanato você encontra dicas especiais que preparamos para facilitar essa tarefa.

Você pode optar pelas Lastras Portobello para a economia de rejunte (Projeto: Portobello S.A.)

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de utilizar o campo dos comentários abaixo. No site da Portobello você ainda encontra uma série de outras dicas e produtos para te inspirarem no seu projeto.

Agora, mãos à obra!

 

Foto de destaque: Projeto Portobello S.A.

Sair da versão mobile