03.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O quarto neon é uma tendência! E é possível deixar esse ambiente suave e aconchegante mesmo com esse tipo de iluminação (Projeto: Andrea Carminate)

Quarto neon: como aderir a essa tendência sem ser over?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.09.2021
Confira dicas para criar um quarto neon sofisticado, jovem e aconchegante, transformando esse ambiente da sua casa!
minutos de leitura

O quarto neon foi apontado pelo Pinterest Predicts como uma das fortes tendências decorativas de 2021. Favorito da Geração Z, aos poucos, esse tipo de ambiente também conquista pessoas de outras idades.

Mas para abraçar a trend, é preciso cuidado. Afinal, esse espaço deve favorecer o conforto e o relaxamento. Se você quer aderir a esse hype, veja as dicas que separamos para criar uma bela decoração TikTok.

Por que aderir à tendência do quarto neon?

O neon é um dos itens decorativos preferidos da Geração Z e faz sucesso como decoração no TikTok, com itens personalizados e criativos
O neon é um dos itens decorativos preferidos da Geração Z e faz sucesso como decoração no TikTok, com itens personalizados e criativos (Foto: Katarzyna Grabowska)

A iluminação em LED é uma das grandes tendências de 2021, o que pode ser verificado pelas pesquisas na internet, especialmente no Pinterest.

Segundo dados da própria plataforma, houve um aumento de oito vezes nas buscas por "quarto neon", três vezes por "iluminação LED decorativa", duas vezes por "espelho com luzes de LED" e de +155% por "quarto com luz azul de LED".

Os letreiros e as luminárias são os mais usados para trazer esse toque diferenciado, agregando personalidade. Mas as ideias não param por aí: há tintas, móveis e objetos neons que ajudam a criar ambientes únicos.

Como criar um quarto neon diferenciado e aconchegante?

Como vimos, um dos ambientes em que essa decoração TikTok — em referência à rede social preferida da Geração Z — está em alta é no quarto. Os letreiros neon são os mais usados, já que podem dar o clima que se deseja ao espaço com frases sensuais, românticas ou motivacionais.

Porém, é importante destacar que esses objetos são feitos para não serem desligados nunca. Isso porque o constante liga e desliga pode reduzir drasticamente a vida útil das luzes. Para quem se preocupa com a energia elétrica, é válido lembrar que o consumo é bem baixo.

Então, se você é daqueles que precisa de um local totalmente escuro para dormir, talvez os letreiros não sejam boas opções. Nesse caso, vale a pena usar as luminárias em outros ambientes da casa ou investir em outros detalhes neon.

As luzes de LED são capazes de agregar um toque decorativo sem pesar, ajudando a criar contraste
As luzes de LED são capazes de agregar um toque decorativo sem pesar, ajudando a criar contraste (Projeto: Jorge Elmor)

Para quem deseja algo customizável, as luzes de LED são as mais indicadas. Elas podem ser controladas via dimmer ou celular. Nesses casos, há intensidades e cores para os diferentes usos do espaço, como lazer, descanso, estudo etc.

Ainda não sabe como montar um quarto neon? Veja algumas ideias que reunimos.

Letreiros e luminárias em LED

Definitivamente, quando falamos em quarto neon, os letreiros e as luminárias em LED são os mais lembrados. A dica é equilibrar esses itens, para não ficarem exagerados e dificultarem o descanso.

Vale a pena usar uma peça pequena e discreta em pontos afastados da cama, se você se incomodar com a luz. Caso contrário, a parede da cabeceira costuma ser o destaque.

Os letreiros e as luminárias neon adicionam personalidade aos ambientes, criando um ponto focal no quarto
Os letreiros e as luminárias neon adicionam personalidade aos ambientes, criando um ponto focal no quarto (Foto: Torley)

Outra ideia é investir em luzes de LED em tons neon. Elas podem aparecer criando uma moldura na cabeceira, no gesso do teto, em detalhes decorativos etc.

Algumas pessoas também ousam com uma luz embaixo da cama. Nesse caso, equilíbrio é fundamental. O interessante é aproveitar a iluminação para valorizar alguns pontos, não para iluminar todo o quarto.

Equilíbrio de cores

Outra dica importante é ter cuidado com o equilíbrio das cores do quarto para que ele fique aconchegante. 

Muitos dos ambientes neon de inspiração na internet aparecem decorados em tons escuros, como roxo e azul. 

Mas você pode criar um espaço mais claro, principalmente se ele for pequeno. Branco, por exemplo, é uma opção interessante.

Os detalhes na iluminação podem ajudar a destacar elementos da decoração, por exemplo, criando contraste com a madeira
Os detalhes na iluminação podem ajudar a destacar elementos da decoração, por exemplo, criando contraste com a madeira (Foto: Andrea Carminate)

Para quartos femininos, outra ideia é usar o neon rosa, que combina muito bem com paredes e móveis em tons claros.

Pense que o letreiro ou a luminária será o destaque. Então, o restante do ambiente deve ser mais suave, em cores que favoreçam o conforto.

Porém, se o objetivo é ousar, você poderá investir em algo diferenciado. Uma parede em preto, por exemplo, ajuda a valorizar o neon.

Cor e estilo do neon

Para escolher a luminária, uma sugestão é trabalhar com um tom sobre tom. Ou seja, optar por uma cor de luz que apareça na sua decoração. 

Um ambiente com tons de branco, cinza e rosa, por exemplo, pode ter luminárias de lâmpadas brancas ou rosas.

Outra ideia é usar esse tipo de peça para criar contraste, o que funciona muito bem em quartos minimalistas

O bacana é que a maioria das cores de LED funciona com materiais como madeira, cimento queimado e itens neutros.

Se, por outro lado, você tem um quarto maximalista, com papéis de parede e tecidos coloridos, pode utilizar o neon para destacar ainda mais esses elementos. Porém, vale a pena investir em uma luz de tom neutro.

Quem tem uma vibe criativa pode apostar em peças com shapes de corações, animais ou frases que traduzam a sua personalidade única.

A luz de LED embaixo da cama é uma maneira inusitada de criar um clima especial no seu quarto
A luz de LED embaixo da cama é uma maneira inusitada de criar um clima especial no seu quarto (Foto: Joseph Younis)

De forma geral, o neon ganha destaque caso contraste com a cor da parede onde está posicionado, mas é importante tentar criar uma sintonia com as demais tonalidades usadas no ambiente.

Se você quer um letreiro roxo, mas seu quarto é todo branco, por exemplo, pode investir em uma roupa de cama com alguns detalhes nessa tonalidade, trazendo unidade visual ao espaço.

Móveis em tons neon

Para quem não consegue dormir em um ambiente com uma luz ligada 24 horas, uma alternativa para entrar na onda é apostar em móveis com cores neon.

Você não precisa usar peças assim em todo o espaço. Um detalhe já é suficiente, como uma cadeira, uma mesinha lateral ou algum outro destaque mais simples.

Se o quarto for todo neutro, esse pequeno item ajudará a criar um contraste interessante, adicionando um toque de ousadia e personalidade. 

Como o neon está em alta, não é difícil encontrar móveis e objetos nesse estilo.

Quem pensa em investir em planejados poderá brincar com uma porta de guarda-roupa, uma penteadeira ou até nichos e prateleiras nessa vibe.

Paredes com tinta neon

Outra possibilidade é pintar alguma parede do seu quarto com uma tinta neon. Escolha uma que seja o destaque — geralmente a primeira que olhamos quando entramos no ambiente.

A mais usada é a superfície atrás da cabeceira da cama, mas nada impede que você crie outros cantinhos especiais que merecem ser valorizados, como os de leitura e beleza.

O resultado fica mais chamativo do que apenas usar um conjunto de luzes de LED em um detalhe. Por isso, costuma ser a opção preferida de quem tem uma personalidade bem marcante e é ideal para os quartos de adolescentes e crianças.

O restante do espaço pode vir em cores neutras e suaves, favorecendo o aconchego e equilibrando o espaço.

Detalhes são capazes de transformar o seu quarto e criar um efeito decorativo jovem e moderno
Detalhes são capazes de transformar o seu quarto e criar um efeito decorativo jovem e moderno (Projeto: CW Arquitetura e Design)

Home office

Para quem tem o home office montado no quarto, o neon é uma dica bem bacana. Uma luminária pode ajudar a separar os espaços destinados a cada atividade, além de trazer mais motivação para a rotina de trabalho.

Também é possível usar um letreiro com uma frase motivacional, por exemplo. Claro que, assim como no espaço de dormir, o equilíbrio é fundamental, pois o excesso de luzes e cores poderá cansar e prejudicar seu rendimento.

No home office, o neon pode funcionar como uma iluminação extra
No home office, o neon pode funcionar como uma iluminação extra (Foto: Designcologist)

Uma boa ideia é utilizar LED na bancada, criando um ponto a mais de iluminação. Dessa maneira, dá para aliar beleza e funcionalidade.

Por fim, se você não quer fazer mudanças muito drásticas, mas deseja ter um quarto neon, que tal investir nos detalhes? 

Comprar roupas de cama, quadrinhos e almofadas ou apenas pintar os pés de alguns móveis já é suficiente para dar um toque especial, sem grandes alterações.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para acessar o nosso conteúdo sobre porcelanato para quarto e escolher o melhor revestimento para esse ambiente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quarto neon: como aderir a essa tendência se...

Quarto neon: como aderir a essa tendência sem ser over?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies