08.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
quarto minimalista com cores beges e quadro posicionado no chão
Quarto com paleta de cores neutras e limpeza visual ajuda a relaxar (Projeto: Portobello )

Quarto minimalista: 9 dicas para decorar e encontrar beleza na simplicidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.05.2023
Confira também os benefícios que o estilo proporciona e dicas valiosas para deixar o ambiente mais funcional
minutos de leitura

O quarto é um dos ambientes mais importantes da casa. É nele onde descansamos e passamos grande parte do nosso tempo. Entre os estilos possíveis, um quarto minimalista pode proporcionar muitos benefícios para a sua vida, desde reduzir o estresse e até melhorar a qualidade do sono. 

Pensando nisso, vamos explorar mais algumas vantagens dessa estética e dar dicas para deixar o ambiente mais elegante e funcional. Confira mais detalhes a seguir: 

O que é minimalismo? 

Antes de mergulhar nas dicas de decoração, é importante entender o que é o minimalismo. Esse estilo, que pode ser implementado na moda e na arquitetura, por exemplo, valoriza a simplicidade, sem excessos ou distrações. Um dos objetivos dessa limpeza visual é promover descanso e tranquilidade. Afinal, quem nunca ouviu a máxima “menos é mais”? 

quarto minimalista com paredes bege, cama e parede com porcelanato que interpreta madeira
Quarto minimalista tem poucos objetos decorativos e paleta de cores neutra (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Benefícios em ter quartos minimalistas na sua casa

Conquistar mais espaço para circulação é uma das vantagens ao apostar em uma estética minimalista. A seguir, veja mais impactos positivos em seu lar: 

Redução de estresse

Um quarto minimalista é projetado para ser um espaço tranquilo, sem distrações e informações que podem causar estresse. Geralmente tem cores em tons suaves, poucos móveis e objetos. O propósito, ao aderir a estética, é criar um ambiente “livre” de preocupações, para momentos de total relaxamento.

Melhora a qualidade do sono

Um quarto minimalista é um ótimo lugar para dormir e descansar. A falta de distrações, estímulos visuais e a decoração simples ajudam a deixar o ambiente tranquilo e relaxante, o que pode aumentar a qualidade do sono. 

Mais espaço para circulação

Ao optar por um quarto minimalista, você ganha espaço para se movimentar. Esses “vazios” funcionam como um respiro, ajudam no fluxo no ambiente e o deixam mais arejado. 

9 dicas para decorar um quarto minimalista masculino, feminino ou infantil 

Agora que você já sabe o que é o minimalismo e quais são os seus benefícios, confira nove dicas para deixar o seu quarto minimalista, seja ele masculino, feminino ou infantil, bonito e funcional. Confira a seguir:

1. Escolha uma paleta de cores

A cor do quarto minimalista pode fazer uma grande diferença na decoração. Embora não exista uma regra rígida sobre isso, se estiver na dúvida, opte por cores neutras, que conversem entre si. Tons de branco, cinza e bege são curinga e comumente relacionados à estética minimalista.

Elas deixam o ambiente mais leve, elegante e são fáceis de combinar. O branco, por exemplo, pode servir como base, e ser usado nas paredes do quarto, móveis e objetos decorativos. Se sentir falta de mais cor, insira-as em objetos ou roupas de cama, que podem ser trocados com facilidade. 

quarto minimalista com parede rosa, cama de casal e cortina branca
Embora não exista uma regra, cores claras e neutras são as mais usadas em quartos minimalistas (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia)

2. Aposte na iluminação

As luminárias são muito bem-vindas na decoração de quarto minimalista. Assim como os abajures, elas podem criar uma atmosfera mais acolhedora. Para quem gosta de ler na cama, elas se mostram como peças essenciais. 

Para as janelas, aposte em materiais leves, como linho, voal ou persianas, para equilibrar a iluminação e ajudar a manter a privacidade do espaço. Se elas tiverem a mesma cor da parede, melhor ainda. Assim, ajudarão a manter uma uniformidade de cores no ambiente. 

quarto minimalista com piso preto, parede branca e luz de led
Luminárias podem criar uma atmosfera mais acolhedora (Projeto: Jorge Elmor)

3. Escolha móveis funcionais

Os móveis são a base de um quarto minimalista, portanto aposte em peças que tenham um design mais clean e que sejam práticos e funcionais. Vale ainda investir nos modelos com múltiplas funções, como camas com baú, que, além de servirem para repouso, em seu interior, podem armazenar malas ou roupas de cama, sem ocupar espaço extra no quarto. 

quarto minimalista branco com pufe de palha e cortina de linho
Quarto tem armários aéreos que ajudam na organização sem poluir ambiente (Projeto: Cássio Olivato)

4. Crie áreas de armazenamento 

Para manter o quarto organizado - algo fundamental na estética minimalista - é importante ter áreas de armazenamento bem definidas. Aposte em prateleiras, cestos e caixas organizadoras para guardar objetos pessoais. 

Esses mesmos acessórios podem ajudar a setorizar o seu armário e deixá-lo mais funcional, o que diminui o risco de ter que espalhar os seus pertences pelo quarto. 

5. Foco na cama 

O quarto é um lugar para descanso e recolhimento, por isso, não deixe de investir em roupas de cama confortáveis e com tecidos de toque macio. Eles não precisam ser necessariamente brancas ou beges, mas ao apostar em fronhas e cobertores de mesma cor, por exemplo, você conquista também melhor limpeza visual. 

quarto minimalista com roupa de cama cinza e dois quadros de flores na parede
Roupas de cama complementam decoração de quarto com poucos elementos visuais (Projeto: Thais)

6. Use texturas 

Mesmo com a predominância de certas cores no quarto minimalista, como branco, bege ou cinza, em muitos casos, é possível acrescentar alguns toques de textura na decoração. Você pode apostar em almofadas e tapetes, na mesma paleta de cor, que podem dar uma sensação de aconchego na decoração. 

>>>>> Confira o apartamento minimalista do jornalista e diretor criativo Ricardo Gaioso em Milão

quarto minimalista com paredes beges, bancada de estudo de madeira, e luminárias na cor bege
Com paleta neutra, quarto tem reprodução da cor bege em diferentes texturas, na roupa de cama, mobiliário, cortinas e poltrona (Projeto: Milcent Arquitetura)

7. Dê vida ao ambiente

Para dar mais vida ao ambiente, aposte em pequenas intervenções decorativas, como plantas em vasos. Quando bem cuidadas, elas podem promover um clima mais relaxante. 

Ainda na cartela enxuta de possíveis objetos de decoração, vale investir em um quadro na parede. Além de não ocupar espaço, a obra serve como ponto de destaque em um ambiente que preza neutralidade. 

quarto minimalista com paredes brancas e cama de casal ao centro
É importante manter sempre o quarto minimalista bem organizado (Projeto: Eliane Ventura)

8. Organização do quarto

Essa regra não vale apenas para ambientes minimalistas, mas manter a organização do quarto é essencial. 

Para isso, evite acumular objetos desnecessários. Doe os que você não usa e pense bem antes de adquirir novos itens para o espaço. 

No quarto minimalista, priorize total harmonia entre móveis e acessórios, sempre sem excessos, visando o espaço livre e fluido. 

quarto minimalista de estilo também clássico, com cortina de linho
Tudo no lugar: quarto de estética clássica e minimalista não peca por excessos de objetos e tudo fica organizado (Projeto: Daiane Melo)

9. O quarto de bebê minimalista

Sim, o estilo minimalista também combina com quartos de bebês. Inclusive, ele pode ajudar na praticidade que o ambiente demanda. Portanto, liste o que será necessário para o espaço, como berço, poltrona confortável de amamentação, bancada para trocas e armário, por exemplo. 

Deixe as superfícies de móveis sem muitos objetos. Guarde roupinhas e acessórios em gavetas ou no armário. Se achar fundamental, aposte em nichos e prateleiras para guardar brinquedos ou objetos do quarto infantil

quarto minimalista para bebê
O quarto de bebê minimalista pode ser bem organizado e acolhedor (Projeto: MW Studio Arte, Arquitetura e Paisagem )

Para paredes, se não quiser apostar apenas na cor branca, trabalhe com tons pastel, que podem deixar o quarto bem aconchegante, alegre e delicado. A combinação de cores claras também ajudarão nesse processo de limpeza visual. 

Gostou das dicas? Experimente decorar o seu quarto minimalista e deixe-o aconchegante e funcional para tornar seus dias ainda mais agradáveis.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quarto minimalista: 9 dicas para decorar e en...

Quarto minimalista: 9 dicas para decorar e encontrar beleza na simplicidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Westwing
Colunista
Parceria

Shoppable magazine e refúgio de inspiração, Westwing é um portal com campanhas de compras...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies