Entrevista: o processo criativo de Paola Lenti
Durante a Semana de Design em Milão, o grupo de pesquisa da Portobello teve a honra de visitar o espaço expositivo de Paola Lenti, com recepção da própria Paola, que concedeu entrevista exclusiva ao Archtrends.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
A exposição de Paola Lenti na Semana de Design é, com certeza, um dos pontos altos de Milão. Um lugar que, além de nos impactar com as novidades, consegue trazer todas as tendências do mundo do design. Pura inspiração!
Tradição, pesquisa e inovação. Essas palavras poderiam descrever Paola Lenti, uma marca que, graças à sua singularidade, conseguiu estabelecer-se imediatamente no mundo do design.
Simplicidade, medida e equilíbrio certo nas formas e cores. A filosofia de Paola Lenti é reconhecível desde o primeiro olhar, com móveis e acessórios para interiores e exteriores, que derivam de uma pesquisa aprofundada e orientada para a qualidade e o estudo dos materiais.
A pedra angular do pensamento por trás da produção é, sem dúvida, a experimentação, que anda de mãos dadas com o desejo de dar vida a soluções inovadoras, diferentes e únicas. A pesquisa dos designers que colaboram com a empresa concretiza-se na criação de novos materiais, dotados de características que os tornam inimitáveis, e na atenção às cores e formas.
O renomado arquiteto brasileiro Carlos Rossi – também consumidor da marca Paola Lenti – estava presente em nossa entrevista, e questionou a designer sobre seu processo de criação.
Paola nos explicou que é instinto, é um dom, algo que já está dentro dela.
Também perguntamos sobre as inspirações da designer e como ela consegue achar o equilíbrio com as cores, desde os tons mais claros até as cores mais vibrantes.
Paola nos diz que quando ela olha para a criação e gosta do resultado final, quer dizer que deu certo, caso não tenha alcançado a satisfação, ela deixa o projeto de lado por alguns dias, pensa, reflete e depois retoma.
Marella Ferrera – designer siciliana e uma das colaboradoras da marca Paola Lenti - também presente em nossa entrevista, comparou a mistura de cores com a letra de uma música, uma composição. As cores variam assim como a vibração sonora, se elas funcionam juntas, elas vibram, caso contrário se perdem.
Paola é conhecida por suas colaborações exclusivas com artistas-artesãos selecionados em todo o país, em linha com uma filosofia de valorização da excelência do made in Italy. Ao longo dos anos, as coleções foram enriquecidas com novas famílias de acessórios, pensados para dialogar com os móveis e as cores da empresa, em harmonia com uma ideia de morar harmoniosa e ao mesmo tempo heterogênea. Diferentes materiais – cerâmica, lava, metal, vidro – deram forma a produtos exclusivos porque são feitos com técnicas ancestrais e trabalhados, pintados e acabados à mão. Peças únicas que contribuíram para tornar a marca Paola Lenti inconfundível no mundo.
Paola complementa que as peças de suas colaborações são como quadros de arte, são objetos únicos, um nunca será igual ao outro.
Foi uma experiência incrível essa troca de conhecimentos com duas profissionais tão reconhecidas e admiradas no mundo do design e é uma honra poder compartilhar todos esses detalhes com vocês.
Para mais conteúdos da Semana de Design em Milão, acesse: