Na hora de construir ou comprar um imóvel, a posição solar é um aspecto importante a ser levado em consideração.
Afinal, ela é capaz de interferir no bem-estar dos moradores, principalmente por meio da iluminação e do conforto térmico.
Além disso, pode ajudar na economia de energia elétrica. Isso acontece quando os usuários conseguem reduzir o uso de lâmpadas ou aparelhos para aquecer ou resfriar os espaços.
Evitar que o imóvel pegue muito sol ainda ajuda a preservar a pintura e a conservar os equipamentos, como eletrodomésticos.
Como este é um assunto relevante, seja para novos projetos ou construções prontas, reunimos as principais informações e dicas. Acompanhe a leitura!
O que é a posição solar?
Como o próprio nome sugere, a posição solar indica para onde o imóvel está direcionado em relação aos raios do sol.
Geralmente, diz respeito à direção para a qual a fachada está virada. No entanto, é natural que isso mude de acordo com os ambientes.
Considerar a orientação solar na hora de construir ou comprar é importante por diversos motivos.
Para começar, estima-se que uma boa incidência de sol aumente em até 10% o valor na avaliação de um imóvel.
Sem falar que o contato com a luz solar pode aumentar o bem-estar, contribuindo para a disposição, o bom humor e a produtividade.
Inclusive, a saúde é outro ponto importante. Afinal, um espaço úmido, escuro e sufocante tende a favorecer doenças respiratórias.
Como é a orientação solar de acordo com a direção?
A orientação solar se repete todos os dias. Afinal, o astro-rei nasce no leste e se põe no oeste sempre.
Entretanto, a incidência dos seus raios varia bastante. Isso se deve a fatores como a estação do ano, o hemisfério e a região. Sendo assim, pode ser forte ou fraca.
Portanto, é importante entender como é a orientação solar em cada face e qual é a incidência segundo as estações.
Norte
No Brasil, o lado norte é aquele com a maior incidência de raios solares ao longo do ano. O mesmo pode ser observado em outros locais do hemisfério sul.
Esta é a posição que a maioria das pessoas prefere, sobretudo aquelas que moram nas áreas mais quentes do país.
Quando se fala que um imóvel pega o sol da manhã, ele costuma estar apontando para o norte. Principalmente no verão, pois os raios solares batem durante a manhã e vão até o meio da tarde.
Contudo, no inverno, esta posição solar provoca a incidência de raios o dia inteiro. Portanto, ajuda a deixar a casa mais quentinha.
Sul
Já a face sul é aquela que recebe menos raios solares, não importa a época do ano. Portanto, não é a mais indicada para quem pretende valorizar a luz natural.
No entanto, pode ser uma boa opção para aqueles que moram em cidades muito quentes. Isso evita que o imóvel aqueça demais, sobretudo no verão.
Com a baixa incidência solar, é necessário ficar de olho para evitar mofo e outros fungos que podem prejudicar a saúde.
Leste
Esta é a posição solar na hora do seu nascimento.
Sendo assim, quando o imóvel aponta para o leste, pega sol durante a manhã. Ou seja, são raios fracos, que ajudam a manter a temperatura amena ao longo do dia.
Algumas pessoas não gostam desta posição solar porque os raios batem muito cedo. Contudo, basta investir em cortinas que sejam capazes de bloquear a luz excessiva.
Oeste
Como o sol se põe no oeste, o imóvel vai pegar luz solar no período da tarde, bem no momento em que os raios estão mais fortes.
Sendo assim, ficará aquecido até a noite. Portanto, pode ser bom para quem mora em regiões frias, como em uma casa na montanha.
O que considerar ao escolher a posição solar?
Na hora de definir a posição solar de um imóvel, não existe certo ou errado. O importante é levar em consideração alguns fatores, como os que você confere na sequência.
Clima da região
Cada região tem as suas características. Sendo assim, apesar de a posição solar norte ser a preferida e até ajudar a valorizar o imóvel, outras orientações podem ser interessantes.
Portanto, considere a média de temperatura ao longo do ano. Outro fator importante é a umidade do ar. Em regiões com clima seco, a baixa incidência de sol pode não levar ao desenvolvimento de mofo.
Preferências e rotina
Outro ponto que torna a escolha da melhor posição solar relativa é o gosto pessoal. Afinal, cada um prefere ter contato com os raios solares em um momento do dia ou em um ambiente específico.
Também faz sentido considerar a rotina das pessoas que vão usar os espaços. Se elas ficam bastante na sala, é importante pensar na iluminação e na ventilação deste local.
Agora, se for alguém que gosta de passar muito tempo na cozinha, o calor excessivo causado pelo sol pode ser incômodo.
Orientação solar de cada ambiente
Considerados ambientes de permanência, o quarto e a sala precisam de atenção quando o assunto é a posição solar. Afinal, ela ajuda a tornar esses espaços mais confortáveis.
Sendo assim, o ideal é que recebam sol pela manhã. Portanto, que fiquem virados para norte ou leste. Isso vai garantir que haja luz e calor em proporções interessantes.
Cozinha, banheiro e área de serviço já não precisam de tantos raios solares. No primeiro caso, é até bom, pois isso pode estragar alimentos e danificar eletros.
O importante é evitar a ausência de sol. Dessa forma, é possível manter estes ambientes longe da umidade e do mofo.
Seja qual for a posição solar que você escolher para o imóvel ou o ambiente, o revestimento cerâmico é uma opção bonita e prática. Confira dicas e inspirações para paredes personalizadas!