03.05.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Portobello lança Relatório de Sustentabilidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.05.2019
Transformar ambientes através do design e da inovação e exercitar a estratégia de levar a Marca cada vez mais para o mercado é uma meta constante do Grupo Portobello. Aliada a essa proposta, segue a preocupação constante com o Meio Ambiente e a sustentabilidade da empresa. O Archtrends apresenta o Relatório de Sustentabilidade 2018.
minutos de leitura

Como uma ferramenta de comunicação com o público em geral, e para manter o processo de transparência, a Portobello lançou o novo Relatório de Sustentabilidade 2018. O documento é referente às ações, desafios e resultados conquistados entre 1º de janeiro a 31 de dezembro. Próxima de completar 40 anos de história, a Marca desenvolve o relatório sob o olhar da sustentabilidade, baseado no desenvolvimento social, ambiental e econômico, com destaque para as unidades produtivas de Tijucas – SC e Marechal Deodoro – AL.

A Portobello definiu três prioridades estratégicas em seu Planejamento de cinco anos: o Varejo Integrado e Puxado, a Internacionalização e a Consolidação da Pointer, que representa o viés de Design Democrático da marca. Como a empresa tem o domínio da cadeia de supply, da matéria prima ao varejo, resolveu reorientar seu modelo de negócio. De uma indústria com uma rede de lojas, para a visão de uma rede de lojas integrada com a indústria. Essa nova visão, de Varejo Integrado e Puxado, coloca a ponta da cadeia, o mercado, o cliente, como a proa do negócio, como o direcionador das decisões e da gestão da empresa.

Sustentabilidade

‘O ambiente em que vivemos é a essência do nosso negócio’.Soluções pensadas para atender o público, interno e externo, através da junção dos pilares Social, Ambiental e Econômico, que compõem a Política de Sustentabilidade da Portobello e estão ligados diretamente ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento equilibrado nestas três esferas. A empresa é signatária do movimento Nós Podemos Santa Catarina, cujo objetivo é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática de pessoas e organizações catarinenses. Assim, a Portobello fortalece ainda mais o compromisso de uma atuação sustentável e alinhada ao mercado, incorporando os ODS em suas atividades.

Há três anos, aplicando a metodologia GRI (Global Report Iniciative), a empresa definiu os temas de maior relevância e prioridade no contexto da sustentabilidade. São oito temas que abrangem 18 aspectos materiais e direcionam a gestão.

Coral Anjos Luz, programa criado pela empresa há mais de 13 anos que desenvolve a habilidade musical em 35 crianças de 5 a 14 anos que fazem parte da comunidade de Tijucas (SC). O coral participa de apresentações na empresa e na comunidade (Foto: divulgação)

Diretrizes da Sustentabilidade

Responsabilidade Social / Nossa Gente

Princípios Estratégicos: Promover saúde, segurança, bem-estar e desenvolvimento das pessoas; Priorizar as crianças e o esporte nos projetos sociais; Ser parceiro da comunidade apoiando boas iniciativas de responsabilidade social; Incentivar a cultura e a participação de seus colaboradores em ações de voluntariado social.

Responsabilidade Ambiental / Nosso Produto

Princípios Estratégicos: Exercitar o design e a inovação sustentáveis; Potencializar a sustentabilidade do material cerâmico; Cultivar e apoiar as boas práticas de proteção ao meio ambiente.

Responsabilidade Econômica / Nosso Negócio

Princípios Estratégicos: Comprometer-se com a excelência dos resultados; Criar condições de geração de valor para todos; Investir em boas práticas de gestão e governança, priorizando a meritocracia.

Área já minerada recuperada ambientalmente, em Canoinhas, SC (Foto: divulgação)

Destaques

Programas Sociais: em 2014 por exemplo, foram investidos R$1.352.940. Já em 2018, foram R$1.416.750.

Treinamentos: as horas em treinamentos para funcionários foram ampliadas significativamente. de 28 mil em 2014, para 36 mil em 2018.

Resíduos: outro saldo positivo foi em relação a diminuição na produção de resíduos. Em 2014 foram destinados 1,14 kg/m². Cinco anos depois, apenas 0,22 kg/m².

Programa Crescer, realizado em parceria com a ADEC (Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas) e SESI/SC, o programa atende cerca de 200 crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas, com uma programação de esportes e atividades educacionais para desenvolver atributos como disciplina, cooperação e respeito, visando a formação de um cidadão consciente (Foto: divulgação)

Colaboradores

A Portobello entende que um bom ambiente no trabalho, com a família e na sociedade, é fundamental para que as pessoas possam ter um bom desempenho profissional. A empresa tem o compromisso de proporcionar condições para um ambiente de trabalho seguro, motivador, com bom clima organizacional e exercitar o papel de participar ativamente das iniciativas sociais dos colaboradores e das comunidades nas quais está inserida. Dos 3.240 colaboradores, 121 são pessoas com alguma deficiência, 120 jovens aprendizes e 36 estagiários.

Portobello Grupo

A Portobello S.A é composta por cinco marcas:

Portobello: marca de design que cria e distribui produtos e serviços contemporâneos de revestimento para pessoas e empresas. Possui como diferenciais de negócios, o multicanal, arquitetos e designers.

Officina Portobello: Soluções únicas na arte da porcelanateria. Combinação de maestria artesanal e tecnologia de ponta para bancadas, cortes especiais, objetos de design e mobiliário. Como diferenciais, conta com a personalização, arquitetos e designers e a arte da porcelanateria.

Portobello Shop: rede de varejo especializada em revestimentos cerâmicos e complementos, que oferece uma experiência de compra diferenciada, na loja e nos ambientes digitais, para especificação e compra. Seu diferencial de negócio é a experiência de compra.

Portobello América: Marca com know-how Portobello e DNA americano, que cria, produz e distribui soluções completas e competitivas de revestimento. A conexão digital e a orientação oferecida pelo próprio mercado, é o que define seu diferencial de negócio.

Pointer: produz e distribui revestimentos para pessoas que buscam soluções com design, qualidade e preço competitivo. Tem como diferenciais, o preço competitivo, a qualidade e a conexão digital.

Portobello ShopCom uma rede de 140 lojas, sendo 13 próprias, a Portobello Shop é a marca líder no varejo brasileiro de revestimentos, oferecendo uma completa experiência de compra para o arquiteto e para o consumidor final. O expertise do modelo de Varejo Integrado e Puxado potencializa e diferencia a Marca para os homecenters no mercado interno e externo. As ferramentas e sistemas nas áreas de suprimento, re-suprimento, logística integrada e pontos de vendas são diferenciais para todos os canais de distribuição da Marca.

Transformação Digital

O mapeamento da jornada do cliente e a identificação dos pontos críticos nesse processo foi o primeiro passo realizado pela empresa em relação a Transformação Digital. A plataforma Archtrends Portobello é a espinha dorsal na produção e distribuição de conteúdo para clientes e especificadores. Um site que reúne tendências e referências do segmento e atingiu, em 2018, o número de 200 mil visitantes únicos por mês. A transformação digital transcende a Portobello Shop e gera inovações para toda a empresa, mas é nesse canal, a proa da estratégia de varejo integrado, que é exercitada mais intensamente.

Portobello América

Uma das prioridades da Marca é a internacionalização das operações, com foco na sustentabilidade. O mercado americano foi o escolhido, tanto por ser atrativo comercialmente para o segmento quanto pela localização que viabiliza negócios com o Canadá e a América Central. Após estudos de viabilidade e conhecimento do mercado, a Portobello América foi apresentada aos clientes em dezembro de 2018. O projeto está estruturado para implantação em etapas, inicialmente o foco é a distribuição, através de sourcing global que inclui o Brasil, Europa e os Estados Unidos, seguido por uma produção local própria.

Pointer

A marca Pointer completa as prioridades estratégicas da Portobello. A empresa completou seu terceiro ano de operação em 2018 aplicando os diferenciais de Design Democrático. O negócio alcançou seu equilíbrio operacional no último ano, graças, além da maturidade natural de uma nova empresa, à qualificação do portfólio. A conexão digital também é a base da estratégia de comunicação e marketing da Pointer. A Marca se propõe a ser o arquiteto das pessoas que planejam e executam seus projetos sem a ajuda direta desse profissional e, para isso, disponibiliza informações e ferramentas nas redes e em totens digitais nas principais lojas de seus clientes.

Ciclo de Inovação

Todo o processo de desenvolvimento de produtos passa por um grupo multidisciplinar de profissionais que faz pesquisas, interage com os principais intérpretes do mercado, realiza clínicas de produto e coordena viagens de estudo para os principais eventos do segmento. Todas essas informações são organizadas, passam por uma análise crítica do grupo e subsidiam o processo de desenvolvimento de novos produtos, além de inovações em outras áreas que melhoram a experiência do cliente. São eventos como o National Retail Federation – NRF, o Salão do Móvel e Semana do Design de Milão, na Itália, o Coletivo Criativo Islândia, Cersaie, na Itália, Bienal de Arquitetura em Veneza, na Itália, e por fim, as Clínicas de Produto.

Profissionais participantes do Coletivo Criativo estiveram na Islândia em 2018 (Foto: divulgação)

Portobello Mais Arquitetura

O papel do profissional de Arquitetura é parte fundamental do negócio Portobello e são vários os aspectos em que essa relação se manifesta. O primeiro aspecto, e um dos mais importantes, é a experiência do cliente acompanhado por um profissional. A Portobello entende que, a interpretação das demandas do cliente, a correta especificação técnica e estética, o projeto de paginação e o acompanhamento da execução valorizam muito essa experiência e, por isso, investe em condições e ferramentas de suporte ao profissional e seu cliente.

O profissional de arquitetura tem a possibilidade de ser remunerado pela especificação de produtos Portobello no valor de 2% sobre o total das compras. E o cliente acompanhado por um profissional de arquitetura tem um desconto sobre o total das compras também de 2%. Os arquitetos também são reconhecidos com viagens de estudo como o Coletivo Criativo, com a participação nos eventos Archtrends e com uma premiação anual onde a empresa homenageia os melhores profissionais em uma festa realizada durante a semana da feira Revestir em São Paulo.

Conheça o Relatório de Sustentabilidade!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello lança Relatório de Sustentabilid...

Portobello lança Relatório de Sustentabilidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies