28.05.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Natureza islandesa inspira Coletivo Criativo para processo de desenvolvimento de novas coleções

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.05.2018
Na segunda edição do Coletivo Criativo Portobello, divulgada semana passada, profissionais renomados conheceram a Islândia e participaram de uma imersão técnica naquela cultura surpreendente. Agora, nesta última reportagem, você acompanha o workshop sobre o compartilhamento das inspirações. Tudo para criar um caderno de tendências exclusivo, com os resultados da pesquisa e servir de portfólio para a criação de novos produtos.
minutos de leitura

Foram dias intensos em Reykjavik, capital da Islândia. Visitas técnicas para desvendar a arquitetura local e um tour pelos principais pontos turísticos fizeram parte do roteiro, que descobriu outros lugares incríveis, como o Fridheimar, um restaurante localizado em uma estufa de tomates. Na última quinta-feira (24), arquitetos e designers de interiores do Coletivo Criativo Portobello conheceram o Blue Lagoon ou Lagoa Azul - que possui água aquecida naturalmente -, e foram inspirados pela integração entre a natureza e arquitetura.

Reveja a cobertura do Archtrends na viagem e confira a galeria de imagens aqui!

Blue Lagoon
Golden Circle

“A sensação é que estávamos numa cratera de um vulcão na lua, brinca o arquiteto gaúcho, Marcelo Alexandre Minuscoli. E completa: um céu cinzento, a água com uma coloração específica, um azul acinzentado, e aquele monte de fumaça, parecia coisa de outro mundo. Uma sensação espetacular”.

A arquiteta Germana Zanetti também ficou impressionada com o cenário. Ela conta que a paisagem “lunar”, como ela define, foi essencial para a captação de referências. “O lugar é mágico. Foi um dia para conhecer, mas também para relaxar. Conseguimos obter inúmeras ideias para abastecer as fontes”, conta.

Veja mais depoimentos em vídeos, dos arquitetos Edgar Monteiro  e Isabella Rebello sobre as percepções na Islândia:

Para brindar o último dia de estudos, os 17 especificadores do Coletivo Criativo, acompanhados pela equipe da Portobello, Eduardo Scoz (Coordenador de Produto da Portobello), Pamela Golin (Coordenadora de Produto da Officina Portobello) e José Gonçalves Junior (Diretor da Portobello Shop), realizaram um workshop para dar início ao processo de desenvolvimento de novas coleções. “O workshop foi muito intenso. Os grupos trouxeram referências de arquitetura e design, mas o que se destacou foi mesmo a natureza apresentada de forma ímpar, como no Blue Lagoon e Golden Circle”, conta Eduardo Scoz.

Workshop avalia resultados e cria alternativas para a concepção de novo produto
Workshop avalia resultados e cria alternativas para a concepção de novo produto

Durante o evento, Matheus Letiere Vieira de Matos ressaltou a importância em conhecer a arquitetura e o estilo de vida, que segundo o arquiteto, é bem diferente do nosso. “Nos trouxe um conhecimento diferenciado e nos deu a oportunidade de captar referências excepcionais. Estamos muito engajados com o grupo Portobello e satisfeitos em contribuir na concepção de um novo modelo de porcelanato”, finaliza.

Marcelo Minuscoli lembra que a arquitetura formal é inspirada nas cores da região, baseada no cinza e preto. E a madeira aparece para ‘esquentar’ essa composição. “Às vezes, entra um colorido bem forte, umas cores para romper com isso. Um vermelho mais escuro, amarelo, azul, em detalhes de fachadas. Mas é sempre uma arquitetura nova, mais em nível mundial mesmo. Também modular, segue bastante os preceitos do modernismo. O colorido está presente nas construções coloniais, mais antigas. Parecem celeiros de campo que se destacam entre a paisagem”, finaliza.

Segunda etapa do Coletivo Criativo - Islândia

A Coordenadora de Produto da Officina Portobello, Pamela Golin, esclarece que a viagem foi a primeira etapa do trabalho. A previsão é que o próximo encontro seja realizado no segundo semestre deste ano, na matriz, em Santa Catarina. “Agora a nossa equipe trabalha em algumas propostas de produtos, aprofunda a pesquisa e desenvolve algumas alternativas para apresentar e ajustar os projetos de acordo com a percepção dos nossos especificadores”, destaca.

O Coletivo Criativo faz parte do Programa de Relacionamento Portobello+arquitetura - desenvolvido pela Portobello Shop -, que reúne profissionais renomados para pesquisas e desenvolvimento de novas coleções em porcelanato. A Islândia foi o destino da segunda edição, que em 2017, levou profissionais à Copenhagen, na Dinamarca. A Islândia é um país rico em arquitetura e soluções sustentáveis. Um lugar onde o novo contrasta perfeitamente com a história.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Natureza islandesa inspira Coletivo Criativo ...

Natureza islandesa inspira Coletivo Criativo para processo de desenvolvimento de novas coleções

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies