11.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Edifício Coração de Porto, em Porto de Galinhas, projeto de Malu Carvalho (Foto: Dudu Schnaider)

Arquitetura no paraíso

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.12.2020
A arquiteta pernambucana Malu Carvalho assina 16 projetos de edifícios residenciais de veraneio em Porto de Galinhas.
minutos de leitura

Manguezal, praia de areia branca, coqueirais, águas cristalinas, peixes coloridos, tartarugas e arrecifes. As belezas naturais fazem de Porto de Galinhas o principal polo turístico de Pernambuco. Em 2019, foram 1,2 milhão de turistas. Em 2020, 500 mil. Mesmo com as fronteiras internacionais fechadas devido à pandemia, o balneário segue como um dos principais destinos do turismo nacional, atraindo visitantes das regiões Sudeste, Sul e do próprio Nordeste. São 17 hotéis e muitas pousadas para abrigar com conforto todos os perfis de viajantes.

Arquiteta Malu Carvalho

Ainda assim, há quem prefira alugar um apartamento de curta temporada, pela privacidade e liberdade. Nesses casos, se destacam os edifícios residenciais de veraneio da HSM Construtora, com projetos da arquiteta Malu Carvalho e fachadas, piscinas e interiores com revestimentos Portobello. “Os prédios em Porto de Galinhas têm ou cara de hotel ou cara de cidade. Os meus têm coberturas charmosas e revestimentos imponentes, que valorizam a fachada. Também crio desenhos na composição das janelas, para dar movimento”, explica Malu.

Edifício Coração de Porto, em Porto de Galinhas, projeto de Malu Carvelho (Foto: Dudu Schnaider)

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco em 2002, Malu venceu, em 2016, a concorrência para desenhar o Edifício Coração de Porto para a HSM, entregue agora em 2020. Desde então, já foram desenvolvidos mais 15 projetos de edifícios residenciais de veraneio, dos quais cinco estão em construção e outros cinco serão lançados em 2021. “A cada vez que faço um novo projeto, fica melhor que o anterior. Mas o primeiro é o meu xodó”, afirma a arquiteta.

Arquitetura no paraíso
Canela Dourada e Prisma Azul no Edifício Coração de Porto (Foto: Dudu Schnaider)

O Edifício Coração de Porto tem na fachada a mistura de Canela Dourada, em referência ao tronco dos coqueiros, com Prisma Azul, em referência ao mar. São 12 apartamentos de 65 m2 e dois quartos. Depois dele, vieram apartamentos menores, de um quarto. Como, felizmente, a legislação de Porto de Galinhas só permite prédios com térreo mais três andares, Malu passou a aproveitar a cobertura para a área de lazer. As piscinas no alto são o principal atrativo, com vista para o mar. Os rooftops contam, ainda, com espaços gourmet.

Edifício Porto Blue, em Porto de Galinhas, projeto de Malu Carvalho

É o caso do Edifício Porto Blue, com previsão de entrega para junho de 2021. A piscina com borda infinita na cobertura não fica atrás de nenhum hotel. Como o prédio está muito perto da praia, a vista para o mar é garantida. Para revestir a piscina e um painel no rooftop, Malu misturou de três cores de Barlavento: Sea, Caribbean e Gris. “Ficou bem interessante, deu movimento à piscina. Normalmente, não vejo misturarem as cores do Barlavento, mas ficou lindo”, diz.

Colors Hortênsia e Pacífico e Broadway Lime na fachada do Edifício Porto Blue

Essa proximidade do oceano levou Malu a eleger azul como a cor principal da arquitetura do Porto Blue. Na fachada, especificou duas tonalidades de azul das pastilhas Colors, Pacífico e Hortênsia, representando o degradê do mar de Porto de Galinhas. “Vai dar a ideia de onda”, afirma a arquiteta. Como elemento neutro da composição, o cimentício Broadway Lime.

Edifício Porto Ibiza, em Porto de Galinhas, projeto de Malu Carvalho

Os apartamentos nos andares mais altos são disputados pela vista, claro. Mas alguns apartamentos térreos também são muito atrativos, por contarem com jardim e piscina particular. É o que acontece no Edifício Porto Ibiza, previsto para o final de 2022. Malu apostou em muita vegetação para deixar o entorno mais bonito e agradável. E jogou com volumes, deslocando varandas e alternando com jardineiras.

porto de galinhas
Praça adotada pela HSM Construtora, ao lado do Edifício Porto Ibiza

Nenhum dos projetos de Malu é cercado por muros altos. Eles são generosos com Porto de Galinhas. “Procuro uma arquitetura que traga leveza para o entorno, para o usuário externo também”, explica. No Edifício Porto Ibiza, na fachada com as janelas dos banheiros, ela criou uma brise de madeira com trepadeira, que contribui com a área verde. “Esse prédio é de esquina e os fundos dão para uma área verde que a construtora adotou. Eu fiz o projeto de paisagismo e vamos deixar de presente para a cidade. Hoje é um estacionamento. Nós vamos manter o estacionamento e criar duas pracinhas com espaços de convívio”, afirma.

Outro projeto de Malu que merece destaque é o Edifício Aline Duque. Este conta com área de lazer no térreo e o rooftop dedicado a área gourmet. “O projeto teve início exatamente no centenário de Athos Bulcão e a Portobello tinha acabado de lançar a linha em parceria com o Instituto. Utilizei o azulejo Rio Botanico”, relembra a arquiteta. O verde aparece ainda na fachada, em painéis com desenho autoral de Malu, que estão sendo executados com as pastilhas Prisma.

porto de galinhas
Edifício Aline Duque, em Porto de Galinhas, projeto de Malu Carvalho

Os apartamentos são bem compactos, de 26 m2. “Na ausência de varandas, não consegui trabalhar a volumetria, como eu gosto. Então resolvi valorizar a fachada com esquadrias grandes. Nas salas, em vez de janelas, são aberturas do piso ao teto, para trazer mais luz natural e ventilação”, explica Malu. Nas duas empenas sem vidro, entram os painéis de inspiração modernista, criando movimento.

porto de galinhas
Piscina com Barlavento no Edifício Porto Blue

Os revestimentos Portobello têm sido, em geral, o diferencial de todos os projetos de Malu para a HSM Construtora. “Quando falamos de um empreendimento todo revestido de Portobello, valoriza bastante. Em Porto de Galinhas, a maioria dos prédios não tem revestimento, são mais simples, por serem de veraneio. Como o primeiro teve bom resultado, criamos a parceria para ter Portobello em todos os outros”, explica.

porto de galinhas
Rooftop do Edifício Porto Ibiza

Cada projeto conta com uma cor e um revestimento diferente, criando estéticas únicas. “Fico quebrando a cabeça para não me repetir. Eu adoro quando lançam novidades, porque já sei que vou usar”, afirma. É através da criatividade de profissionais de arquitetura como Malu – especialmente quando inspirados pelo paraíso de Porto de Galinhas - que os revestimentos ganham vida.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura no paraíso...

Arquitetura no paraíso

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies