Porta escamoteável: uma técnica para esconder e revelar ambientes
A porta escamoteável é uma solução formada por um sistema de correr utilizado para esconder ambientes e cantos. Já se tornou uma tendência em decoração, sobretudo em casas e apartamentos pequenos.
Por ser bastante versátil, pode ser usado em todo tipo de espaço. Com uma dose de criatividade e ajuda de bons profissionais, é possível aproveitar de forma inovadora cada pedacinho do lar ou do escritório.
Continue a leitura deste artigo para entender como ela funciona, quais são as vantagens que oferece e como fazer a instalação!
O que é uma porta escamoteável?
Por meio de um sistema de abrir e correr, a porta escamoteável permite esconder ambientes como áreas de serviço, cozinhas e home office, dividindo os espaços de maneira discreta.
Isso porque esse sistema faz a porta ficar escondida dentro de sua própria estrutura, como se fosse um simples painel.
Embora seja usada há muitos anos nos Estados Unidos e em vários países da Europa, a porta escamoteável conquista cada vez mais os brasileiros.
Diante do tamanho reduzido dos novos apartamentos, principalmente nos grandes centros urbanos, ela passou a ser requisitada nos projetos de arquitetura contemporâneos.
Ao mesmo tempo em que contribui para a organização e o controle da integração dos ambientes, a porta escamoteável ajuda a criar um visual agradável em diversos cantos da casa.
Quais são as vantagens da porta escamoteável?
Veja, a seguir, por que investir em uma porta escamoteável é uma ótima pedida para o seu projeto.
Separa os ambientes
Os ambientes integrados são uma tendência que veio para ficar. Afinal, além de criar uma atmosfera moderna, essa é uma excelente solução para o melhor aproveitamento dos espaços.
Mas fique sabendo que as bancadas e os móveis não são as únicas opções para demarcar os limites entre diferentes áreas.
Sem dúvidas, a porta escamoteável oferece a flexibilidade que tantas pessoas procuram para as suas casas.
Isso porque permite que os ambientes sejam integrados e, ao mesmo tempo, separados quando for mais conveniente. Basta abrir e fechar!
É feita de forma personalizada
Outra vantagem é a versatilidade que essas divisórias oferecem. É possível escolher o tamanho, os materiais e os acabamentos que se ajustem às necessidades e ao estilo de cada um.
Isso vale tanto para os projetos residenciais quanto para os corporativos. E quando se trata do design, não há limites.
Você pode optar pelo padrão original, em que as portas ficam escondidas na marcenaria, de forma bem discreta. Abertas ou fechadas, é como se nem estivessem ali.
Mas há quem queira dar destaque para a porta, atribuindo elementos visuais marcantes a ela, como cores que contrastem com o restante da decoração.
Economiza espaço
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens da porta escamoteável é o melhor aproveitamento dos espaços.
Principalmente no caso de lofts e estúdios, cada pedacinho faz toda a diferença. Nesse sentido, a abertura de uma porta comum pode comprometer a circulação.
No entanto, com as portas de correr, o ambiente fica livre para passagem de pessoas ou colocação de móveis, já que elas não tomam nenhum espaço quando abertas.
Por serem feitas sob medidas, ainda podem servir perfeitamente para esconder a bancada da pia, a área de serviço e outros cantinhos que não precisam estar o tempo todo à mostra.
Oferece privacidade
A porta escamoteável também ajuda a trazer um pouquinho mais de privacidade para ambientes de casas e empresas.
Na imagem acima, temos um ótimo exemplo de como essas divisórias podem usadas nos momentos em que é necessário ter um espaço privativo, como em reuniões de negócios.
Quando fechada, a porta escamoteável não atrapalha em nada e não interfere visualmente no ambiente. Além disso, por ser feita do mesmo material de parte do mobiliário, fica em perfeita harmonia.
Ela também garante maior privacidade para quem trabalha em casa e, vez ou outra, precisa se isolar dos demais moradores para se concentrar nas tarefas ou discutir assuntos sensíveis.
Trata-se de uma opção minimalista
Definitivamente, não são apenas os espaços reduzidos que se enchem de personalidade com a porta escamoteável.
Para quem gosta do estilo minimalista, ela é perfeita. Afinal, foi criada pensando no efeito camuflado e sutil. E isso é o que ajuda a garantir a harmonia com os demais elementos da decoração.
Como instalar uma porta escamoteável?
Se quiser colocar uma porta escamoteável na sua casa ou oferecer como uma alternativa em seus projetos, saiba que você precisará contratar um serviço especializado.
Isso porque o sistema deve ser feito sob medida para esconder e revelar o cantinho desejado.
Geralmente, as portas são feitas de madeira ou cobertas com os materiais usados nas paredes onde elas são instaladas.
Como a porta escamoteável conta com ferragens importadas, o custo para fazer toda instalação não é dos mais acessíveis.
Também pode variar a depender do sistema escolhido, que deve ser adequado às necessidades de cada projeto.
Uma opção é usar corrediças simples e sem amortecimento. A outra, mais sofisticada, conta com amortecimento integrado e retração automática.
Outro detalhe a ser definido de acordo com a dimensão do espaço a ser escondido é a quantidade de folhas da porta.
Sejam quais forem as especificidades, trata-se de um investimento que vale a pena, pois traz diversos benefícios funcionais e estéticos.
Se você quiser aproveitar tudo o que essa técnica de esconder e revelar ambientes tem a oferecer, recorra a bons profissionais para fazer a instalação.
E, claro, garanta que a sua porta escamoteável tenha um design alinhado ao restante da decoração do seu espaço.
Que tal conhecer outra solução queridinha entre aqueles que têm ambientes pequenos? Confira as quais são as vantagens do canto alemão e saiba como inclui-lo na sua casa!