Porcelanato Portobello é sustentável desde sua concepção
Sustentabilidade é um tema fundamental no século 21. Não é possível idealizar um produto ou serviço sem pensar nos seus impactos para o meio ambiente e sociedade. Na arquitetura, a sustentabilidade atua como um guia que vai influenciar uma obra desde sua construção até o uso futuro do projeto, passando diretamente pela escolha dos materiais que serão utilizados.
No terceiro vídeo da websérie sobre sustentabilidade, a editora do Archtrends, Maria Silvia Ferraz, visitou o laboratório de design da Portobello, em Tijucas/SC, e convida você para descobrir os principais fatores que fazem do porcelanato um material sustentável.
“Uma das perguntas que mais recebemos aqui na Portobello é se o porcelanato é um material sustentável. Os revestimentos cerâmicos, inclusive o porcelanato, substituem recursos naturais de maneira que fazem sentido técnica e ambientalmente”, conta Maria Silvia.
Na Portobello esses materiais são especialmente sustentáveis. Existe uma preocupação com a exploração e recuperação das jazidas, com a resignificação dos resíduos, com a origem da água e as fontes de energia. Nos primeiros vídeos desta série abordamos esses assuntos, e você pode conferir o início dessa jornada em nosso Youtube.
Tecnologia que apoia a criação
A evolução do design e da tecnologia possibilita reproduzir com perfeição materiais naturais como mármores, pedras e madeiras, com características mais adequadas ao uso como revestimento. Isso faz com que o porcelanato se torne uma alternativa sustentável entre os materiais da arquitetura.
Design sustentável
Antes de chegar até o cliente final, o porcelanato Portobello passa por várias etapas.
E a empresa se preocupa com a sustentabilidade de cada uma delas. São considerados três aspectos desde a concepção de um novo produto: design, eficiência e sustentabilidade, explica Maria Silvia.
Para falar sobre esse processo, convidamos a coordenadora de capacitação de produto,
Carol Werner, que recebeu a editora do Archtrends na Sala de Tendências da Portobello.
“Reproduzimos com fidelidade os materiais essenciais da arquitetura como os mármores, as pedras, os quartzites e as madeiras possibilitando o uso desses materiais em porcelanato e reduzindo consideravelmente a exploração natural”, detalha Carol.
Outro aspecto relevante em relação ao design é o trabalho de forma digital. “Todas nossas imagens são trabalhadas reproduzindo esses materiais naturais de forma digital, trabalhamos também paginações e ambientações de forma virtual e todos nossos catálogos são executados digitalmente, não temos mais impressões de catálogos”, exemplifica.
Parcerias sustentáveis
Carol destaca também as parcerias que a Portobello realiza. “Nós sempre buscamos parceiros que, assim como nós, tenham esse olhar para a sustentabilidade. Um exemplo é com Oskar Metsavaht, embaixador de sustentabilidade da Unesco.”
O Projeto do Cobogó Mundaú, desenvolvido em parceria com o Instituto A Gente Transforma, com Marcelo Rosenbaum, é outro exemplo dessa postura da Portobello.
Características sustentáveis do porcelanato:
Depois dessa conversa, Maria Silvia detalha aspectos técnicos que confirmam a sustentabilidade dos produtos da Portobello:
- É reciclável;
- Não causa impacto ambiental ao ser descartado;
- Pode ser reincorporado em processos produtivos similares;
- Pode ser reutilizado como insumo nas etapas básicas da construção civil;
- É resistente ao fogo e não libera fumaça tóxica em situações extremas;
- É zero alergênico. Por ser um material inerte não possibilita a proliferação de ácaros, bactérias, fungos e mofos;
- É zero COVs, que significa a não emissão de compostos orgânicos voláteis;
- É zero formaldeído por não conter aglomerantes que causam danos à saúde.
Soluções que consideram o futuro
Na produção do revestimento cerâmico, design e tecnologia são ferramentas para construção de soluções cada vez mais sustentáveis. O rígido controle de qualidade e a gestão de processos durante todo o ciclo de produção garantem a qualidade e evitam o desperdício.
Assim como o produto, a embalagem também é sustentável e está em constante aprimoramento, apresenta Maria Silvia neste episódio da série em vídeo. Ela aborda também a questão da distribuição, que deve ser sustentável como cada uma das etapas desse processo. “A Portobello investe na inteligência da cadeia de distribuição”, ressalta.
Para finalizar este episódio da série, Maria Silvia faz um convite para o próximo vídeo, que vai mostrar como a experiência de compra nas lojas Portobello Shop também é sustentável. Acompanhe o Archtrends e assista a próxima visita dessa imersão.