Porcelanato líquido: não se deixe enganar pelo nome desse revestimento
O termo "porcelanato líquido" pode levar muitas pessoas a acreditarem que este revestimento é semelhante ao porcelanato tradicional, o que não é verdade.
Apesar do nome, esse tipo de piso é produzido com resina epóxi. Por isso, as suas características e aplicações são bem diferentes do original, que é um revestimento cerâmico.
Quer entender melhor? Confira as informações que reunimos!
O que é porcelanato líquido?
Porcelanato líquido é o nome popular da resina epóxi autonivelante de poliuretano. Ele pode ser instalado sobre qualquer superfície, com um processo de secagem de cerca de 12 horas.
O produto foi batizado assim pela empresa Bautech, que começou a usar a expressão nas suas embalagens.
No entanto, logo ela foi obrigada a retirar, pois alguns órgãos da construção civil alegaram que o termo não poderia ser usado por ser registrado.
Apesar disso, a expressão caiu no gosto das pessoas, especialmente pelo efeito brilhante que o produto é capaz de produzir.
Quais são as diferenças entre porcelanato líquido e porcelanato tradicional?
Apesar de o nome dar a entender que o porcelanato líquido e o porcelanato tradicional são o mesmo produto, não é o caso. Vamos ver em detalhes as diferenças entre eles.
Porcelanato líquido
Como vimos, o porcelanato líquido é um revestimento produzido a partir da resina epóxi.
Trata-se de um material autonivelante, o que significa que não precisa de contrapiso. Quando aplicado, ele cria uma camada que automaticamente nivela a superfície. A única exigência é que o local esteja limpo antes da aplicação.
Também dispensa a necessidade de rejuntes.
Porcelanato tradicional
Já o porcelanato tradicional é um revestimento cerâmico produzido a partir da prensa e da queima da argila.
Ele se diferencia de outras cerâmicas por usar matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa.
Por isso, tem características como baixa absorção de água e boa durabilidade. Há opções para pisos, paredes e fachadas, tanto para áreas internas quanto externas.
Esse revestimento também pode ser usado em ambientes úmidos e molhados, como banheiros, cozinhas, lavanderias e até piscinas.
É fácil de limpar e manter, tem alta resistência mecânica e à abrasão física e química, além de cor uniforme.
Quem deseja criar um efeito de superfície contínua pode investir nas Lastras, que são gigantes, ou nas versões com bordas retificadas, que permitem a instalação com uma largura menor de rejunte, em torno de 2 mm.
Você consegue encontrar porcelanatos de diferentes cores e estampas. Inclusive opções que recriam, de maneira muito fidedigna, pedras nobres, madeiras, cimentícios e diversos outros materiais.
O porcelanato ainda pode ser usado para compor bancadas, painéis de TV, escadas, lareiras, lambris, móveis etc.
Porcelanato líquido vale a pena?
Dúvidas comuns entre quem pensa em usar o porcelanato líquido é se ele realmente vale a pena e se substitui o porcelanato tradicional. Vamos entender esses pontos em detalhes?
Aplicação
A aplicação do porcelanato líquido pode ser considerada uma vantagem. Como explicamos, ele é autonivelante, dispensando a necessidade de contrapiso. Ainda pode ser usado sobre outros revestimentos, como cerâmicas.
Contudo, é de extrema importância contratar mão de obra especializada. Afinal, é isso que garantirá o resultado esperado. E nem sempre é fácil encontrar profissionais que trabalhem com o material e com a técnica do jeito certo.
Resistência a riscos
Muitos fabricantes dizem que o porcelanato líquido não risca. Porém, a realidade relatada por pessoas que investiram nesse revestimento é bem diferente. Isso dependerá muito do produto usado, já que nem todos têm resistência mecânica.
A resina epóxi pode ser manipulada de algumas formas. O fabricante pode adicionar mais propriedades físicas, fazendo com que o piso risque menos, ou químicas. Também é possível equilibrar ambas. Só que tudo isso se reflete no preço.
De qualquer forma, tenha em mente que o porcelanato líquido tende a riscar bastante. Assim, é imprescindível ter cuidados, tanto em relação à limpeza quanto ao uso, evitando arrastar móveis, por exemplo.
Desemplacamentos, trincas e rachaduras
Outros problemas que podem acontecer com o porcelanato líquido são o desemplacamento, as trincas e as rachaduras. Geralmente, essas questões têm a ver com a aplicação ineficiente.
As trincas estão ligadas ao contrapiso. A resina faz o nivelamento, mas é importante que haja um preparo desse local para receber o material. Contudo, nem todos os aplicadores consideram esse ponto.
Aplicações
O porcelanato líquido pode ser aplicado em ambientes úmidos e molhados, como banheiros e cozinhas, porque é impermeável. Mas é preciso verificar a resistência ao escorregamento.
No entanto, ele não é indicado para áreas externas, uma vez que a resina tende a sofrer desgaste quando exposta a mudanças de temperatura, raios UV e outras intempéries.
Além disso, não é tão versátil quanto o porcelanato tradicional, pois não pode ser usado em paredes, fachadas, móveis etc.
Manutenção
A principal forma de manutenção é realizar a limpeza regular do piso, para remover a poeira e as partículas sólidas. O uso de cera também deve ser constante, pois mantém o aspecto brilhante.
É preciso ter cuidado para evitar a queda de objetos pontiagudos sobre o revestimento, assim como usar feltros sob os pés de cadeiras, mesas, sofás e outros móveis, de modo a impedir riscos.
Como o porcelanato líquido tem uma aparência monolítica (sem emendas), os reparos exigem maior atenção, para evitar discrepâncias na estética do piso.
Então, mesmo que o ambiente a ser reparado seja pequeno, é recomendada a troca completa, o que garante homogeneidade.
No caso de riscos leves, é possível fazer um reparo superficial, com lixas a base de água e uma lixadeira treme-treme. Depois, é preciso realizar o polimento com uma politriz e finalizar com a aplicação da cera específica.
A durabilidade média desse piso é de 10 anos. Para mantê-lo, é importante respeitar a classificação de tráfego indicada pelo fabricante, além de usar água com temperatura de até 40ºC, detergente neutro e pano macio durante a limpeza.
Porcelanato líquido 3D
Esse é um tipo de piso líquido que recebe um adesivo por baixo da resina para criar o efeito 3D.
Requer os mesmos cuidados. Porém, como conta com o adesivo, caso haja danos, os reparos tendem a ser mais complexos.
Como você viu, apesar do nome, o porcelanato líquido é um produto totalmente diferente do porcelanato tradicional. Ele é produzido com resina epóxi e tem versatilidade e durabilidade menores.
Agora que já sabe tudo sobre esse revestimento, que tal descobrir se é possível usar porcelanato no teto? Entenda melhor essa tendência e transforme a sua casa!
Foto de destaque: O porcelanato líquido é um revestimento feito de resina epóxi, com usos e manutenção diferentes do porcelanato tradicional (Foto: Leoborbaaa)