Folhas e flores são essenciais para criar uma decoração bonita e cheia de vida na casa. E plantas para banheiro também são ideais para deixar o espaço muito mais belo e aconchegante. Apesar de ser um ambiente mais fechado e úmido, sabia que há várias espécies que vivem bem sob essas condições?
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Se você deseja viver em uma casa agradável, verde e cheirosa, conheça oito espécies de plantas que podem ser cultivadas no banheiro:
8 espécies de plantas para banheiro
O banheiro é um ambiente bastante úmido — esse é um fator essencial para escolher as plantas. Além disso, é essencial que ele receba boa quantidade de luz solar e ventilação. Afinal, além da beleza, é preciso que as plantas para banheiro cresçam com saúde.
Veja as principais espécies.
1. Ficus lyrata
De origem africana, a Ficus lyrata é ideal para o clima tropical brasileiro. Na decoração, é mais comum encontrarmos a versão bambino, de menor porte.
A lyrata precisa de ventilação e luz solar. Portanto, mantenha a planta sempre perto da janelas.
O vaso precisa ser fundo, com uma boca de, pelo menos, 40 cm. Além disso, precisa ter furos para a drenagem da água. A terra deve se manter mais seca na superfície e úmida na parte inferior do recipiente.
Leia também:
- Palha indiana: muito charme para a decoração de interiores
- Casa Horizonte: arquitetura que valoriza a paisagem
- Sala branca: 5 dicas para decorar sem monotonia
2. Babosa
A babosa (Aloe vera) é uma ótima planta para banheiros, pois suas propriedades podem auxiliar em diferentes momentos: ela é anestésica, cicatrizante, cuida da pele e dos cabelos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, proíbe o consumo de alimentos à base da planta. Por isso, qualquer aplicação deve se restringir à pele sem alergia de contato, sensibilidade ou queimaduras grandes.
Outra vantagem é que ela absorve o vapor da água do banho, portanto não precisa de rega frequente. Verifique a umidade inserindo o dedo por cerca de 2,5 cm abaixo da superfície. Se ainda estiver úmida, não precisa de rega.
A babosa precisa de luz solar por pelo menos oito horas por dia. Portanto, deixe-a sempre perto da janela. O vaso precisa conter substrato areno-argiloso e ser adubado mensalmente.
3. Zamioculca
Se você deseja uma mesma planta para decorar a casa inteira, a zamioculca é a escolha ideal. Bonita e de fácil manutenção, ela não exige exposição solar direta e suporta até ar-condicionado.
Por ser de crescimento lento e suportar locais de pouca luz, é associada à longevidade e estabilidade. Além disso, é popularmente conhecida como planta da fortuna.
Apesar de preferir terra úmida, o vaso da planta precisa ter buracos para escoar o excesso de água para mantê-la bem drenada. Para melhorar a drenagem do substrato, adicione areia à mistura.
Um detalhe importante: a zamioculca é tóxica. Ela não contamina ambientes ou objetos; seu perigo está unicamente na ingestão. Caso tenha crianças ou pets, deixe a planta em uma superfície alta.
4. Costela-de-adão
Com grandes folhas verde-escuro, a costela-de-adão chama bastante atenção na decoração do banheiro.
Se você deseja plantas para banheiro que tenham um bom crescimento, esta é a escolha certa. A costela-de-adão exige vasos maiores, luz indireta e um bom espaço para se desenvolver.
Na hora de plantar, cubra o vaso com solo drenado e rico em matéria orgânica. Coloque a planta no centro e coloque mais solo. Adicione água e verifique se o excesso escoou pelos furos do vaso.
Prefira sempre um recipiente de cerâmica ou barro com sistema de drenagem (furos), que ajuda a evitar excesso de umidade nas raízes.
5. Jiboia
Outra planta ideal para banheiro é a jiboia. De fácil manuseio, ela ama umidade e não necessita de grandes cuidados nem de luz solar direta.
Para que sua planta fique sempre bonita, não exagere na rega. Em dias quentes, molhe-a quando metade da terra estiver seca; já no frio, apenas quando todo o solo estiver seco.
No geral, isso significa regar uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno. Contudo, confira como a terra está periodicamente.
Atenção: a ingestão da jiboia é um risco para humanos e pets. Coloque-a em estruturas mais altas, de preferência acima do vaso sanitário para dificultar o acesso. Além de priorizar pela segurança, você ainda consegue um efeito lindo no banheiro.
6. Espada-de-São-Jorge
Outra planta que se desenvolve bastante e chama a atenção é a espada-de-São-Jorge. Ela recebe esse nome pelo formato longilíneo de suas folhas.
Além de muito bonita, a espada-de-são-jorge é uma das plantas para banheiro que exigem pouca manutenção, pois não necessita de luz direta, só precisa ser adubada uma vez ao ano e gosta de ambientes quentes e úmidos, mas com bastante ventilação.
Outra vantagem é que ela tem crescimento vertical, então não ocupará muito espaço no seu cômodo.
No verão, faça a rega da espada-de-são-jorge uma vez por semana em dias mais quentes; já no inverno, a cada 10 dias.
7. Bambu da sorte
Elegante, o bambu da sorte (também chamado de bambuzinho) é uma ótima planta para banheiro por se beneficiar de ambientes mais úmidos e quentes — ele não gosta de correntes de ar frio ou mudanças bruscas de tempo. Porém, é excelente para o clima brasileiro: gosta de temperaturas entre 18°C e 32°C.
Para se manter bonito, o bambuzinho exige um pouco mais de rega: de duas a três vezes por semana. Porém, a planta também pode ser cultivada em água em vez de terra. Além disso, deixe-o próximo a uma janela que ofereça luz indireta e brilhante.
8. Mix de plantas em jardim vertical
Em vez de uma, por que não várias plantas para banheiro cobrindo uma parede, no estilo de um jardim vertical?
No exemplo acima, podemos ver a jiboia, samambaia amazônica, guaiambé, costela-de-adão e outras numa mistura única de formatos e tamanhos. O tom de verde é semelhante, deixando o resultado harmônico.
Para facilitar, prefira plantas que tenham a mesma necessidade, como luz indireta e pouca rega. Assim, você pode cuidar de todas de uma vez só.
Viu como é possível deixar um espaço mais bonito e aconchegante com plantas para banheiro? Se você quer decorar mais ambientes, veja como usar plantas na casa inteira!