05.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lufe transformou sua varanda em uma verdadeira floresta em vasos (Foto: Lufe Gomes)

Plantas em casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.01.2024
Lufe Gomes reflete sobre o significado de ter plantas em casa e os aprendizados que tem com o mundo vegetal
minutos de leitura

Muita gente me questiona sobre a quantidade de plantas que tenho em casa.

Normalmente, as perguntas se relacionam a facilidade de cuidados, tipos de plantas para cada ambiente, quais plantas estão "na moda" e como conseguir manter tantas plantas bonitas sem ter tanto trabalho.

Eu estava aqui caminhando pelo nosso jardim, recém transformado em floresta, pensando sobre esses questionamentos tão comuns, e acho que, na verdade, as perguntas é que deveriam mudar.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

artesanato brasileiro; peça de artesão nordestino; plantas na sacada
Ter plantas em casa vai muito além da decoração ou dos cuidados técnicos (Foto: Lufe Gomes)

Acredito que, morando com tantas plantas ao redor, aprendemos a observar o tempo de cada uma delas, e consequentemente, o nosso próprio tempo das coisas.

Vejo que, ao dedicar cuidados específicos a cada uma, sem generalizar como se todas fossem iguais, fortifico em mim a certeza de que somos seres únicos, especiais, que necessitamos de carinho e atenção individual também. Será que estou olhando para mim mesmo? Estou tirando as "folhas velhas" do passado para fortalecer o crescimento do novo que está chegando?

árvore na varanda
Lufe é adepto da poda não limitante, permitindo que as plantas cresçam mais livres (Foto: Lufe Gomes)

Aliás... Tive por muito tempo dificuldade de podar as plantas daqui, sabia? Achava que elas deveriam crescer livres e como quisessem, mas, com o tempo e conhecimento, aprendi que não é poda de limitação. É tirar o que nos consome, dar mais força para que novos galhos de oportunidades apareçam, focando e guiando para onde desejamos ir.

Veja também:

No momento em que entendemos a presença desses seres incríveis na nossa vida, aí sim, podemos pensar nas partes práticas da decoração. Primeiro vem de dentro, depois a beleza delas extrapola pra fora.

Aqui em casa, o objetivo da floresta da varanda é amenizar as altas temperaturas com suas sombras deliciosas e também criar um microclima para atrair os inúmeros passarinhos que nos visitam diariamente. Ainda agradar aos olhos de onde quer que estejamos nos apartamentos.

A parte externa, como um grande bosque denso, nos convida todos os dias para sentar, tomar um café ou um suco gelado, para um bate-papo pela manhã, para estar simplesmente sentado embaixo de uma árvore. Gente... Sentar embaixo de uma árvore... Isso é ativação de energia no nosso corpo.

quarto rústico com plantas
Lufe dorme embaixo da árvore de seu quarto (Foto: Lufe Gomes)

Aliás, eu durmo embaixo de uma árvore. Imagina isso? 

Você acredita mesmo que essa árvore, ou qualquer planta da casa, está aqui para decorar?

O home office de Lufe é cercado de plantas (Foto: Lufe Gomes)

Minha mesa de trabalho é cercada de verde por todos os lados. Um dos cantos mais lindos daqui de casa. Você acha que isso ajuda na minha criatividade, calma e positividade?

Por isso falo da mudança das perguntas.

Precisamos entender as razões de ter as plantas em nossas vidas. Elas por si só exalam tanta energia positiva, que é fácil nos ver emocionado a cada nova folha ou flor que surge.

cobertura de apartamento verde com árvores
A varanda com árvores é uma estratégia para criar sombra e deixar a cobertura mais fresca (Foto: Lufe Gomes)

Dia desses me desesperei. Sério mesmo. A árvore Ficus que escolhi para ficar bem em frente à porta da sala simplesmente começou a "morrer". Todos os dias eu via muitas folhas gigantes dela, caídas no chão, secas!

Eu contava uma a uma, e via que ao final, do jeito que estava, em menos de uma semana ela estaria totalmente pelada. Foi tão triste acompanhar esse sofrimento.

Liguei para o Murilo da Spagnhol Plantas, meu guru do paisagismo, quase chorando.

O que ele me disse, sempre vou me lembrar.

"A natureza tem seu tempo."

E me orientou a regar a Ficus todas as manhãs, sem jamais esquecer essa missão. Ela estava sentindo falta de água, pois precisava mesmo todos os dias.

Foi o que comecei a fazer. Na primeira manhã eu não sabia se tinha mais água na mangueira ou minhas lágrimas (risos). Tadinha... Restavam somente umas quatro folhas...

No dia seguinte, já com duas folhinhas restantes, comecei a regar e conversar com ela. E assim foram todos os outros dias, até que de repente eu vi uma coisinha diferente e fui ver. Era um broto de uma folha.

Gritei, chamei o Alexandre, gravei stories, meu coração encheu de esperanças.

planta ficus na varanda de apartamento
A Ficus está renascendo, graças as regas - e carinhos - diários (Foto: Lufe Gomes)

Continuei falando, regando, abraçando, emanando carinho e hoje ao vê-la com uma verdadeira explosão de folhas novas, gigantes, múltiplas, lindas, saudáveis, fazendo uma copa enorme e forte, eu me lembro da mensagem do tempo das coisas, das plantas, e de nós... Pessoas.

Ter planta em casa é sobre isso...

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Plantas em casa...

Plantas em casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lufe, foi exatamente assim que me senti qd via mi has plantinhas definhando com o vento do inverno. Eu vi algumas me dando adeus com meus olhos cheios de lagrimas e ao mesmo tempo agradecendo pelo tempo dela e pelas resistência das demais. E algumas já brotaram folhas novas e continuam brotando.

  2. Amor e cuidado com carinho, e pronto... elas respondem com viço e vigor, beleza e abrigo.
    É assim que Lufe cuida delas e de tudo e todos na sua vida! Sensibilidade à flor da pele... basta ler esse seu texto para comprovar! Uma reflexão preciosa e pertinente ao começo de ano! Obrigada, querido amigo! Obrigada, Archtrends! Feliz Ano novo a todos! 💖

  3. Texto lindo perfeito em cada palavra citada parabéns vc é encantador ❤️

  4. Divino... é exatamente o que vivo com o meu jardim... uma relação de amor e cuidado. 💙

  5. Estar cercada de plantas revigora. Concordo que a maneira de ter plantas está além de moda. As plantas exigem sensibilidade e afloram em nós esse sentido. Sinto falta de muitas plantas que sumiram, como margaridas e rosas gigantes de jardim. O jardim do Lufe foi feito com muito carinho é lindo acompanhar.

  6. Eu sou fã do seu programa e de vc. Lindo depoimento sobre plantas. Eu amo e tenho uma floresta!!! E quero mais 😍😘 tive recentemente em tiradentes e sabe onde tirei minha foto, na sua pousada e te marquei !!! Adoro seu ser de luz. Muita luz em sua e em nossas vidas !!!

  7. Através das plantas, ganhamos energia, força, sabedoria, alimentos e tudo que nos precisamos fazer e amar a natureza!

  8. Qto mais conheço o lufe mais eu me encanto.Ve beleza e ensinamento em tudo.Que belo olhar que Deus lhe conceda longa vida para mais e mais pessoas ter tempo de conhece-lo



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies