10.12.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Desenhando soluções

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.12.2018
Entusiasta do design multidisciplinar, Yves Béhar conversa com o Archtrends sobre as suas tiny homes.
minutos de leitura

Em entrevista para a revista Bamboo, em 2014, o designer francês Philippe Starck disse que talvez o mundo não precise de novos produtos, mas estamos sempre precisando de novas soluções. Para Starck, o design feito com visão e honestidade pode criar respostas eficazes para problemas reais, melhorando a vida das pessoas.

Ter consciência do impacto que suas criações podem causar no mundo é uma característica comum e indispensável aos bons designers. De olho na integração entre produto, experiência e tecnologia, o suíço radicado em São Francisco Yves Béhar faz parte desse grupo seleto. Fundador do premiado escritório fuseproject, Béhar aposta no design como uma ferramenta poderosa para promover mudanças sociais e ambientais positivas.

Yves Béhar

Em parceria com empresas como Herman Miller, Samsung, Puma, e Prada, o designer assina não apenas produtos revolucionários, como a cadeira Herman Miller Sayl e o berço inteligente SNOO, mas experiências transformadoras – como o projeto One Laptop Per Child, que fornece laptops para crianças em países em desenvolvimento, e o See Better to Learn Better, que distribui 500 mil óculos corretivos gratuitos para crianças em idade escolar no México e na Califórnia todos os anos.

Lançado em Los Angeles durante o último Summit Festival, o LivingHomes YB1 marca a entrada de Yves Béhar em uma nova área: casas pré-fabricadas.

Na Califórnia, onde a densidade urbana em cidades como São Francisco e Los Angeles é baixa, e a quantidade de imóveis disponíveis para moradia não é suficiente, uma nova lei aprovada pelo governador Jerry Brown autoriza e encoraja as pessoas a construírem habitações adicionais em seus quintais. Fruto de uma colaboração com o LivingHomes, estúdio de design a frente da construtora Plant Prefab, o projeto de Béhar combina sustentabilidade e design de alta qualidade para atender a essa nova demanda – com bom gosto e rapidez, bom custo-benefício e o menor impacto ambiental possível.

Projetado a partir de um sistema modular que permite uma boa variedade de plantas, telhados e dimensões de janelas, o YB1 oferece uma ampla possibilidades de layouts, em unidades que podem ir de 76 a 360 metros quadrados. Materiais certificados e que se adaptam a diferentes climas, bem como recursos que monitoram o consumo de água e energia e um sistema inteligente de iluminação, fazem parte do pacote. Produzidas com métodos construtivos sustentáveis, cada unidade leva um mês para ficar pronta e um dia para ser montada no local escolhido.

“Para mim, a próxima fronteira do design é pensar em toda a casa como um produto que um proprietário pode moldar às suas necessidades, em termos de tamanho, uso e estética”, diz o designer. “O objetivo do projeto é oferecer uma variedade de dimensões e layouts, ao mesmo tempo em que utiliza um sistema de construção que proporciona uma vida sustentável e eficiente em áreas urbanas”.

Yves Béhar
Imagem: Divulgação/Fuseproject
Yves Béhar
Imagem: Divulgação/Fuseproject de Yves Béhar

CS: É a primeira vez que você assina o projeto de uma casa. Como foi a experiência?

YB: Esta primeira incursão no mundo de casas pré-fabricas foi para mim uma oportunidade de pensar edificações de forma sistemática, em vez de pensar um projeto único que abrace todas as soluções. As pessoas querem moldar o ambiente em que vivem e adaptá-lo às restrições de luz e privacidade que possam existir. Steve Glenn, fundador e CEO da Plant Prefab, me propôs projetar um sistema pré-fabricado com o estúdio de design de sua empresa, o LivingHomes, que atendesse a necessidades e faixas de preço diversas.

CS: Qual o conceito por trás do projeto?

YB: Quando o governador Jerry Brown assinou a lei que torna as ADUs - Accessory Dwelling Units (algo como unidades residenciais assessórias) legais na Califórnia, ele iniciou uma revolução na forma como proprietários, construtores e planejadores urbanos pensam essas pequenas casas. Após essa regulamentação as solicitações de licença para a construção de unidades habitacionais extras, nos quintais de residências existentes, dispararam. O objetivo da lei é aumentar o número de habitações em uma região que tem uma densidade muito baixa e uma grande necessidade de moradia, e que, como resultado, não é acessível financeiramente. As ADUs poderiam aumentar muito a oferta de habitações nessas zonas. Nos últimos anos, eu e minha equipe do fuseproject temos pensado em um jeito mais acessível e eficiente de viver, como mostramos em nosso trabalho com a ORI, uma empresa que desenvolve móveis inteligentes que transformam pequenos estúdios em casas multifuncionais. Para mim, a próxima fronteira do design é pensar em toda a casa como um produto que o proprietário pode moldar às suas necessidades em termos de tamanho, uso e estética.

CS: Que inovações o LivingHomes YB1 traz para o mercado? Que melhorias ele propõe para a vida das pessoas?

YB: O sistema YB1 se destaca no mercado por ser adaptável, sustentável e acessível financeiramente. As casas podem ser construídas em várias configurações – módulos para cozinhas completas, banheiros, salas de estar e quartos (ou escritórios) estarão disponíveis – e, por causa dos recursos flexíveis, podem se acomodar em diferentes espaços e atender gostos estéticos e estilos de vida diversos. Além disso, o tamanho das casas pode variar de 76 a 360 metros quadrados. O sistema estrutural oferece opções variadas de layouts internos. É baseado em um grid que viabiliza janelas que vão do piso ao teto, janelas altas ou paredes como fechamento. Isso permite regular luz, privacidade e custos com muita precisão. Uma característica única do sistema é possibilitar também várias opções de telhado, permitindo que a construção se adapte a vários tipos de clima ou se integre ao estilo da vizinhança, por exemplo.

Yves Béhar
Imagem: Divulgação/Fuseproject

CS: Idealmente, como seria a casa do futuro?

YB: Estamos prevendo que o mercado de casas pré-fabricadas crescerá substancialmente na próxima década. Os consumidores buscam soluções de moradia para seus parentes e as cidades querem aumentar a oferta de habitações disponíveis para aluguel, tornando mais conveniente o processo de construir pequenas casas em propriedades existentes. Nosso objetivo é responder a essa tendência de maneira inovadora, construindo opções inspiradoras – com bom design e funcionais – e fazendo com que elas sejam acessíveis para os consumidores do futuro.

CS: Que questões o fuseproject gostaria de resolver através do design? Qual o seu projeto dos sonhos?

YB: O bom design gera mudança e deve tocar em múltiplos elementos da experiência humana. Você tem que pensar além do design físico e considerar como o usuário irá interagir na experiência que vai ser proporcionada. Para quem estamos projetando? O que é importante para eles? Como podemos melhorar uma experiência existente ou criar algo inteiramente novo com base em nosso conhecimento sobre eles? Quer seja design industrial, a criação de uma marca ou design ambiental, é nossa responsabilidade sempre entender e responder ao contexto em que o trabalho existe.

Yves Béhar
Imagem: Divulgação/Fuseproject, de Yves Béhar

CS: Quais suas principais referências? Que designers, arquitetos e artistas inspiram você?

YB: A arquitetura, tanto a contemporânea quanto a histórica, está em grande parte da minha formação como designer. Arquitetos como David Adjaye e Bjarke Ingels são algumas das minhas fontes de inspiração.

CS: Quais os próximos projetos? O que vem por aí?

YB: Sistemas de saúde, construção e transporte são os grandes projetos em que estou focado. E, seguindo o lançamento do YB1, nos concentraremos em casas pré-fabricadas com custo abaixo de U$100.000,00. Aproveitaremos as técnicas de manufatura robótica e a tecnologia de construção que a Plant Prefab está desenvolvendo, para fornecer soluções habitacionais pré-fabricadas que atendam às necessidades funcionais, estéticas e de baixo custo de um segmento que está crescendo rápido, impulsionado por consumidores que buscam novas soluções. Um momento muito excitante.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Desenhando soluções...

Desenhando soluções

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clarissa Schneider
Colunista
Colunista

Formada em Belas Artes e Propaganda e Marketing, Clarissa trabalhou como redatora e diretora...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies