Personal Organizer - conheça como funciona esse tipo de serviço
Com os compromissos do cotidiano, que para muitos envolvem trabalho e cuidar dos filhos, nem sempre é possível manter a casa ou escritório organizados, não é verdade? Fotografias, documentos pessoais, ou até mesmo as roupas e a rotina doméstica ficam prejudicados. No entanto, existe no mercado um profissional habilitado a te auxiliar nesse processo. O Personal Organizer ou Organizador Profissional é uma espécie de anjo da guarda. Especializado em colocar as ‘coisas’ no lugar, a proposta é garantir praticidade aos ambientes e facilitar a rotina das pessoas.
Com um atendimento personalizado, o profissional avalia a necessidade de cada cliente de forma particular e minuciosa, tornando a experiência única. Até porque, desencaixotar os pertences após uma mudança, por exemplo, nem sempre é prazeroso. O serviço também se estende a organização da vida pessoal. Nem todo mundo consegue manter a agenda atualizada quando trabalha fora e têm filhos. Dividir-se entre levá-los à escola, aulas de inglês, ballet, dentista, médico, além de outras tarefas, como ir ao supermercado e academia. Sem querer alguns compromissos importantes acabam ficando para trás.
Aqui no Brasil, tudo é muito novo, mas no exterior, esse tipo de orientação é bastante comum. Já existem cursos profissionalizantes para quem tem interesse em seguir a carreira. Instituições de ensino como a OZ Organize, a WR Educacional, a Gap Treinamentos ou a Ecole Brasil, por exemplo. O fato é que, se você não tem habilidade para manter uma disciplina, não tem o mínimo de paciência ou jeito para organização, ou ainda, tem uma vida profissional que exige tempo integral, o ideal é procurar esse tipo de especialista. Porque arrumação é muito diferente de organização. Arrumar um closet, não significa que ele vai estar organizado. Colocar documentos e objetos pessoais dentro da gaveta, não é o mesmo que separá-los em ordem.
O que faz e o que não faz um Personal Organizer
O primeiro passo que um Personal Organizer realiza é desenvolver uma pesquisa -conversa detalhada-, com os clientes. Ele conhece a rotina, o dia a dia, os desejos e as necessidades de cada integrante. E depois, avalia a melhor forma de ajudar. Nada melhor do que ter alguém para ajudar nisso, e de quebra, sobrar um tempo para fazer o que gosta, não é mesmo?
O serviço pode ser cobrado de inúmeras formas. O acordo é feito entre o profissional e o cliente. Pode ser por m², por ambientes, armários, closets, diárias ou hora trabalhada. Um ambiente organizado e agradável reflete de forma positiva na vida das pessoas. Com técnicas específicas, o profissional indica soluções inteligentes para melhorar o seu dia a dia.
É importante ressaltar que o Personal Organizer não é um empregado e sim um consultor. Ele não limpa a área onde vai trabalhar - isso deve ser feito antes da organização. No Brasil, já existe a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP. O serviço prestado vai desde a organização residencial, como mudanças, treinamento de empregados, disciplina financeira, até a organização corporativa, com palestras, workshops e gestão de tempo e produtividade.
[…] que a casa fica, mais tempo em casa, mais bagunça, mais necessidade de um personal organizer. O Personal Organizer ou Organizador Profissional é uma espécie de anjo da guarda. Especializado em colocar as […]
Amei estou trabalhando nesta área
Moro em São Bernardo do Campo gostaria de me aperfeiçoar neste ramo de peraonal organizer, onde posso encontrar um curso por aqui?
Olá, Maria,
Que bacana, acreditamos que seja possível encontrar cursos na internet mesmo sobre esse ramo. Mas pesquisando no Google por personal organizer + o nome da cidade + curso, talvez seja possível encontrar.
Grande abraço e continue nos acompanhando.
Equipe Archtrends Portobello
Como faço para me qualificar? Tem algum curso que eu possa fazer. moro em Bragança Pará.
Olá, Nildes,
Recomendamos fazer uma pesquisa pelo Google para encontrar cursos on-line ou na região mais próxima de você.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello