Pé direito duplo: entenda o que é, quais as vantagens e inspire-se
O pé direito duplo é um recurso da arquitetura que traz inúmeros benefícios práticos para uma residência. Além desses benefícios, o pé direito duplo tem um histórico de ser um sinônimo de sofisticação, se fazendo presente em casas luxuosas, dando a sensação de um ambiente amplo.
Preparado para conhecer mais sobre esse método de projetar casas? Hoje iremos entrar nesse universo, entender tudo sobre o pé direito duplo e o que ele pode agregar à arquitetura de sua casa. Confira!
O que é pé direito duplo?
O pé direito é a forma que chamamos a distância que uma construção possui do chão até o teto. A palavra “duplo” que acompanha o pé direito significa que essa medida – cujo padrão geralmente varia entre 2,5m a 2,7m – está duplicada.
O nome se refere a pés de árvore, geralmente retos, que eram utilizados na edificação de residências, por isso hoje são chamados de “direito”. O pé direito é uma medida importante para a arquitetura, pois são reconhecidos como um valor de medida mínimo para o bem-estar de um lar, e para o design de uma casa.
Porém, quanto mais espaço melhor. Por isso mesmo é que existe o pé direito duplo cuja medida, duplicada a partir da usual, vai de 6m até 8m e 9m.
Leia também: Pé direito alto ou duplo: qual o melhor para seu projeto?
Vantagens do pé direito duplo nos projetos de arquitetura
Esse conceito de pé direito duplicado foi criado para dar mais amplitude para as casas, criando ambientes mais amplos que permitem estratégias de design muito mais dinâmicas e versáteis.
Uma casa com pé direito duplo não ganha apenas em espaço, mas também um jogo de luz diferente e uma decoração mais requintada. Essa técnica de arquitetura melhora o aspecto da casa, deixando-a com ares mais luxuosos, e promovendo mais bem-estar.
Sensação de amplitude
O pé direito duplo traz, em primeiro lugar, mais amplitude para uma casa. Afinal, ele aumenta o espaço do chão ao teto, dando uma sensação de mais conforto. Esse é justamente um dos aspectos buscados por quem adiciona um pé direito duplo em seu projeto.
Já que nós estamos muito mais acostumados com casas com pé direito reto normal, quando entramos em uma residência com pé direito duplo somos imediatamente impactados pelo seu visual. Por isso essa técnica é tão impressionante.
E tudo só melhora quando o lar que conta com essas dimensões as usa de maneira inteligente, apostando em um design ainda mais elegante que harmoniza com o tamanho da residência.
Dicas e inspirações para te ajudar a projetar o pé direito duplo
Vamos agora dar uma olhada em dicas super úteis e interessantes para você usar em sua casa com pé direito duplo, assim você terá mais opções para decorar um lar com essas dimensões. Confira!
Aumente a sofisticação com revestimento de Lastras
O espaço produzido pelo pé direito duplo é bastante amplo, apenas com um lindo revestimento de Lastras.
As Lastras são grandes peças de porcelanato que dão um ar de sofisticação e elegância ímpar para a casa. Elas se tornam uma excelente forma de preencher o espaço do pé direito duplo, sem causar uma profunda alteração visual. Essas peças também geram um visual mais clean, mais discreto, mas, ao mesmo tempo, luxuoso, o que contribui para trazer um ar de conforto.
Veja também: Lastras: superfícies contínuas com possibilidades de uso ilimitadas
Dê atenção à iluminação do ambiente
Um dos pontos mais fortes ao optar pelo pé direito duplo é a iluminação. Uma iluminação em uma casa alta pode ser muito mais dinâmica, elegante, bonita e vale apostar em luzes grandes, lustres chamativos e graciosos.
O tamanho do ambiente também permite um jogo de luz muito mais dinâmico e versátil, dando a liberdade para que o dono do imóvel faça algumas brincadeiras e truques com luzes. Vale, inclusive, investir em modos mais dinâmicos e exóticos. .
Aproveite o espaço extra da melhor forma
Não é apenas pelo design que o pé direito duplo se torna atrativo. Lembre-se que falamos também que nesse método de construção há muito valor prático, e realmente tendo mais espaço, mesmo que seja vertical, você também terá mais liberdade para aproveitá-lo melhor.
Casas com pé direito duplo permitem estantes maiores, mais robustas e até mesmo decorações que seriam impossíveis de realizar em um ambiente com pé direito normal. Você pode criar vitrines, pendurar quadros ou até aquários, que são muito mais chamativos e poderosos visualmente.
Explore elementos verticais
Algo essencial sobre o pé direito duplo é o espaço que a técnica abre para elementos que compõem a decoração, dispostos verticalmente. Visto que, o pé direito se refere às dimensões verticais do imóvel. Essa oportunidade de explorar elementos verticais pode ser bem aproveitada e agregar muito valor à decoração do ambiente.
Uma forma de fazer isso é apostando em usar o espaço vertical de maneira inteligente, com o uso de escalas, por exemplo. Criar um mezanino é comum em casas com essas características, e fica realmente magnífico e muito elegante, quando aliado a escadas caracóis que levam do piso ao pavimento.
A criação de ambientes de trabalho no mezanino em casas com pé direito duplo também é bastante comum. Escritórios, ateliês, ou bibliotecas inteiras, que ficam nesse segundo andar criado com mezanino, além de dar um uso prático para o espaço, também cria um design inteligente e visualmente agradável na disposição da casa.
Escolha uma parede para destacar
As casas com pé direito duplo são muito interessantes e praticamente todo o imóvel se beneficia dessa característica. Mas pode ser difícil valorizar cada espaço. Se você pensa em apenas preencher as paredes com itens de decoração, pode se frustrar, já que essa tentativa seria contraproducente, até mesmo da perspectiva estética.
Estética também tem a ver com comedimento e reflexão sobre quais elementos devem ser utilizados para valorizar e garantir uma harmonia em todo ambiente. Por isso, uma recomendação de ouro em casas com essa característica é: escolha apenas uma parede para destacar.
Assim você terá uma parede específica para receber a maior carga de decoração, enquanto as outras se permanecem neutras, compondo o cenário de maneira harmoniosa.
Aproveite para entender quais as cores que ficam harmoniosas juntas no post "Como usar cores complementares em um projeto de interiores".
Quando falamos de decoração, a criatividade é muito bem-vinda, e explorá-la para compor os espaços de sua casa vai garantir que o projeto tenha mais força e autenticidade. Portanto, aproveite o espaço elegante e amplo que o pé direito duplo cria nos ambientes e aposte em peças que transparecem sua personalidade.
Amei as dicas, parabéns pelo comprometimento com o público e o cliente