22.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Porcelanatos rústicos da Portobello inspiram projeto de pizzaria da Trípolli

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.11.2019
Conceito, inspiração e artesanato. As arquitetas Juliana Polli Vieira e Taiana Polli projetaram a pizzaria Soleil, na Praia Brava, em Itajaí, com porcelanatos rústicos da Portobello. Veja como foi cada etapa da criação.
minutos de leitura

Como porcelanatos rústicos da Portobello ajudam a criar toda concepção de um projeto comercial para torná-lo acolhedor aos clientes e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade? O escritório de arquitetura Trípolli, das sócias e irmãs Juliana Polli Vieira e Taiana Polli, tem essa resposta. Elas projetaram do zero – em apenas 6 meses! – a Pizzaria Soleil, localizada em frente ao belíssimo mar da Praia Brava, em Itajaí. Juliana Polli conta ao Archtrends os detalhes desse processo criativo; acompanhe!

Artesanal. Essa palavra norteou a escolha dos revestimentos e a solução do projeto como um todo. “Começamos buscando materiais com a leitura do que é artesanal, já que a proposta da proprietária é produzir pizzas artesanais na frente do cliente, na chamada “cozinha show”. Essa concepção prévia, própria da arquitetura, ajuda a reforçar a venda do produto e seu posicionamento no mercado”, afirma Juliana.

A partir daí, foi escolhida uma série de produtos da Portobello, como o Twist, Pietra Lombarda, Magma Rock, revestimentos em porcelanato que representam a pedra, com essa “pegada” artesanal, sem padronizações, com texturas e tons diferentes. “Quando fizemos o assentamento do balcão da pizzaria, fiz questão de deixar a espessura aparente, para que fosse fácil visualizar o material que ela foi feita”, conta.

Juliana Polli se refere ao tijolinho da Portobello Brickstar Forest, com textura rústica que ressalta o conceito do handmade (feito à mão). Aliás, as peças são o destaque do projeto, segundo Juliana. Assim que o cliente entra na pizzaria, já percebe o colorido e a rusticidade aconchegante que os tijolos transmitem. “A gente quis dar um impacto, uma relevância para esse balcão com peça verde. Com ela, surgiram os tons que adotamos no projeto: o verde e uma marsala escura”.

porcelanatos rústicos
Brickstar, da Portobello, serviu como mote para criar outros elementos decorativos (Foto: Marcos Polli)

O banheiro masculino expõe o Magma Rock Nero e Magma Design Verde, peças com a mesma linguagem usada em toda a pizzaria, combinando com esse tom principal, que é o verde. Já o banheiro feminino foi revestido com o queridinho dos designers de interiores e arquitetos, o Pietra Lombarda. Subindo uma escada metálica, já é possível ver uma parede enorme toda revestida com o Barlavento Lagoon, paginada em diferentes tamanhos, acrescentando, também, um tom especial de verde. E no piso do mezanino foi aplicado o Twist Fog, criando mais rusticidade ao local.

porcelanatos rústicos
Composição disruptiva em banheiro masculino com Magma Rock Nero e Magma Design Verde, da Portobello (Foto: Marcos Polli)
No banheiro feminino, a rusticidade fica por conta do porcelanato Pietra Lombarda
No banheiro feminino, a rusticidade fica por conta do porcelanato Pietra Lombarda (Foto: Marcos Polli)

“O que é legal nesse projeto é que criamos vários ambientes diferentes. Criamos locais mais reservados para casais. Outro, que pode reunir um grupo de amigos ou aquela família que quer se sentir bem e ficar embaixo de uma árvore, saboreando uma comida gostosa. Inclusive, nesse local está um dos pontos altos do projeto, uma mesa toda em concreto que apresenta no meio dela uma oliveira – não poderia ter sido outra escolha melhor para a pizzaria”, destaca Juliana. 

porcelanatos rústicos
Oliveira no centro da mesa ganha destaque na pizzaria (Foto: Marcos Polli)
Ambientes distintos com cadeiras artesanais para agradar diversos públicos
Ambientes distintos com cadeiras artesanais para agradar diversos públicos (Foto: Marcos Polli)

Mais inspirações com porcelanatos rústicos

O conceito artesanal e os porcelanatos rústicos da Portobello também serviram de inspiração para criar outras peças handmade. Os pendentes metálicos do salão principal são desenhados pela própria Trípolli, com a colaboração da proprietária e de familiares para a aplicação das cordas. Também projetaram três mesas em ferro de restos da obra com bancos de concreto e floreiras metálicas. “Todo mundo deu seu input para que o projeto fosse esse sucesso que é hoje na região. É arrojado, com linhas bem contemporâneas, modernas, mas com traços marcantes do artesanal, que foi a base de toda a criação. Foi um casamento perfeito”, conclui Juliana. 

Porcelanos rústicos inspiraram criação de elementos decorativos artesanais
Porcelanos rústicos inspiraram criação de elementos decorativos artesanais (Foto: Marcos Polli)

Vale ressaltar ainda que a pizzaria foi construída em estrutura metálica, o que facilitou o encurtamento do prazo da obra. Em apenas 10 dias, todo o restaurante ficou pronto. “Apesar do uso dessa tecnologia na arquitetura já ser muito comum, na nossa região ainda é nova e ainda bem que nosso cliente apostou nessa solução”, afirma a arquiteta.

Trípolli Arquitetura e Interiores

porcelanatos rústicos
Juliana Polli Vieira e Taiana Polli criaram juntas escritório de arquitetura em Itajaí (Foto: arquivo Trípolli)

As sócias e irmãs arquitetas Juliana Polli Vieira e a Taiana Polli nasceram em Florianópolis. Taiana é graduada pela UFSC, com mestrado em Conforto Acústico; e Juliana, formada pela Univali, com mestrado em História da Arquitetura. Juntas, comandam a Trípolli Arquitetura e Interiores, escritório que funciona desde 2008, em Itajaí (SC), realizando projetos comerciais e residenciais. “A minha área de atuação dentro do escritório é projetual e execução de interiores e Taiana é responsável pela execução de grandes obras de segmento industrial. Essa divisão de tarefas se complementam muito bem”, aponta Juliana.

Para ela, ética e técnica são as duas palavras que definem bem o escritório Trípolli. “Procuramos agir sempre com embasamento técnico, seja em projeto de Interiores, seja nas grandes obras. Inclusive, posso destacar também que nosso trabalho voltado para a área corporativa é bem forte. Já atendemos concessionárias como Mercedes Benz, posto Ipiranga, e outras franquias conhecidas”.

O escritório segue a linha contemporânea minimalista, inspirada nas referências escandinavas do norte da Europa. Na verdade, as viagens que fazem pelo mundo, ajudam nas diferentes referências culturais que levam aos seus projetos, segundo elas. “Como somos irmãs, cozinhamos bastante juntas. Por isso, a culinária dos outros países é um forte fator para conhecer ainda mais suas culturas, e acho que é um complemento enriquecedor para a arquitetura. Assim como a gente consegue ver a história da cidade pela arquitetura, os sabores também contam muito sobre o local”, afirma Juliana.

Inspire-se e mergulhe no universo da arquitetura e design assim como as arquitetas da Trípolli fazem. Crie seu perfil no Archtrends Portobello para favoritar projetos fascinantes e cheios de histórias para contar! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanatos rústicos da Portobello inspiram...

Porcelanatos rústicos da Portobello inspiram projeto de pizzaria da Trípolli

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies