Paginação de piso: entenda o que é e como fazer da forma correta na sua casa
A paginação de piso é um planejamento que estabelece como será o desenho do piso de determinado cômodo. A partir dessa etapa, é montada uma estratégia para fazer a instalação ou o assentamento da melhor forma possível, criando uma direção para que as peças se encaixem adequadamente.
Escute a versão narrada deste artigo clicando no player:
Para isso, é preciso determinar o tamanho do piso e do espaço, além da quantidade de peças necessárias. Assim, é possível criar uma harmonização do desenho com o ambiente e evitar tantos desperdícios.
Como fazer paginação de piso?
O primeiro passo para fazer a paginação de piso é levar em consideração as dimensões reais de cada peça e desenhá-las na planta, respeitando tamanho e formato originais. Se você quiser, pode misturar materiais, tamanhos e padronagens diferentes, dando ainda mais personalidade ao projeto.
Se o assentamento for feito com rejunte, especialmente no caso do porcelanato, é importante definir a espessura dele, já que essa medida também deve entrar no cálculo da paginação.
Vale lembrar que o rejunte deve seguir as orientações do fabricante, e dificilmente o tamanho do mesmo será indicado na paginação, a não ser que seja uma espessura mais larga. Esse caso acontece principalmente no porcelanato e cerâmicas, por conta dessa linha atrapalhar o desenho da paginação, chamando muita atenção.
Uma dica fundamental é aproveitar o maior número de peças inteiras no desenho, colocando-as nos espaços de maior circulação, para que as peças cortadas fiquem em locais de menor visibilidade, como cantos e atrás das portas. Isso faz com que o resultado final fique mais harmônico.
Para facilitar a instalação do piso e evitar desperdícios, é importante começar a paginação pelo canto de alguma parede, principalmente quando a obra for feita com porcelanato.
Tipos de paginação de piso
Existem diversos tipos de paginação de piso. A escolha daquele que melhor atende às suas necessidades é importante não apenas para a decoração, mas também para a harmonia do cômodo e para melhor aproveitamento dos materiais.
Na paginação alinhada, por exemplo, as peças apresentam os mesmos tamanhos e formatos e mantém um alinhamento constante, por isso é ideal para locais amplos, sem muitos obstáculos. O importante, neste caso, é fazer um desenho com peças inteiras, de forma regular.
A paginação vertical, por sua vez, utiliza peças retangulares, tendo como eixo o lado que apresenta maior medida, conferindo, assim, efeito de verticalidade. Essa técnica é muito utilizada em salas compridas e pode ser feita com porcelanato de madeira, ou seja que reproduza a característica desse material.
Já na paginação horizontal, as peças são alinhadas de acordo com o eixo horizontal, aumentando a largura da superfície e, por isso, pode ser feita em paredes de locais compactos, como banheiro. O porcelanato polido é bastante indicado neste caso.
O desperdício de peças pode variar de acordo com o tamanho da placa e do ambiente, para saber a quantidade real de peças que serão utilizadas, é necessário fazer a paginação e contar por peças. Analisar as peças com recortes para verificar se pode aproveitar a parte cortada ou não (se o corte utiliza mais de 50% da lateral ou não).
Já a paginação diagonal apresenta um corte de peças mais elevadas, geralmente em formato quadrado, e pode causar desperdícios de até 25% - por isso é importante escolher um espaço que combine com o design. Vale ressaltar que esse tipo de alinhamento pode reduzir o ruído de rodas de carrinhos ou malas.
A espinha de peixe, ou “zig zag”, é utilizada principalmente em pisos retangulares e o indicado é que as peças sejam colocadas em espaços frequentados por visitas, como a sala, já que confere sofisticação ao local. O porcelanato preto pode ser uma excelente opção, por transmitir modernidade ao ambiente. Pode ser utilizado em pisos e paredes.
A paginação escama de peixe também é usada para piso retangular. Contudo, neste caso, as peças são colocadas na horizontal e na vertical, formando ângulos de 90 graus. Diferentemente da espinha de peixe, feita em paralelo à parede, na escama de peixe, as peças compõem um efeito diagonal em relação à superfície - nas duas paginações, o desperdício de material é cerca de 30%.
O transpasse, por sua vez, visa colocar duas peças lado a lado, sem que os finais delas fiquem na mesma linha. No transpasse padrão, o distanciamento das peças vizinhas pode variar entre 10 a 50%, porém todas as peças precisam ter o mesmo distanciamento.
Enquanto, no transpasse aleatório, as peças são menores, diminuindo essa distância. Você também pode optar por porcelanato retificado para dar a impressão de perfeição nas pontas. Nos dois casos é obrigatório o uso dos niveladores de pisos para garantir o nivelamento correto entre as peças.
Escolhido seu tipo de paginação, basta utilizar um material de qualidade, como é o caso dos porcelanatos da Portobello. Aproveite os melhores produtos e reforme sua casa!
Parceria: Leroy Merlin
Oi, existe alguma norma ou algo do tipo falando sobre a paginação de pisos?
Olá, Marilia,
Temos as normas NBR 9817/1987 e de desempenho NBR 15.575, que regularizam a porcentagem de perda, que incidem sobre paginações. Não existe uma norma específica que fale de paginações, pois dependerá de cada projeto.
Abraços,
Equipe Archtrends Portobello
Acho que trocaram paginação vertical e horizontal...
gostaria de ver a planta no total toda
[…] ainda a possibilidade de fazer diferentes paginações, ou seja, usar a criatividade para assentar as peças em posições variadas e criar desenhos […]
Olá, Alfredo.
Não entendemos o seu pedido.
Recomendamos falar com um de nossos consultores de lojas para sanar suas dúvidas e conhecer outros exemplos de paginação. Acesse aqui para ver os contatos.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello
Qual profissional contratar para fazer a paginação?
Olá, Helena,
Recomendamos um especialista em assentamento de revestimento, sob a orientação de um profissional de arquitetura, design de interiores ou engenharia.
Acesse aqui para conhecer nossos profissionais da área de arquitetura cadastrados de toda a região do país.
Grande abraços,
Equipe Archtrends Portobello