Robustez, um convite à história da Terra e uma grande inspiração paquistanesa. Essa mistura de ingredientes traduz um pouco a essência do Nero Venato, um dos mais novos modelos de lastras da Portobello. A peça, no formato de "petit lastra", de 90x180cm, comparada ao padrão tradicional de porcelanato imenso, carrega mais bons atributos do que só proporções versáteis.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
Boas fontes de inspiração, muita história e estudos para criar um porcelanato foram contemplados com um resultado acima de expectativas. A novidade chamada Nero Venato importa um dos materiais mais naturais do planeta, extraído do Paquistão.
Neste post você vai conhecer a história, singularidades, possibilidades e dicas de decoração para usar o Nero Venato, o mais novo membro da família das lastras Portobello. Acompanhe!
As origens do Nero Venato, o mármore paquistanês
Nas montanhas gélidas ao norte do Paquistão, a Portobello e sua equipe de produto foram buscar a fonte de inspiração para criar algo surpreendente. O país do Oriente Médio, com sua beleza, cultura e geografia singulares, é a terra natal de uma preciosidade chamada Nero Venato.
Esse é um mármore encontrado em meio à cordilheira do Himalaia, famosa cadeia de montanhas que tem o Everest, pico mais alto do mundo. A joia natural que ganha projetos é resultado de milhões de anos de trabalho da mãe natureza, provocado por mudanças climáticas constantes e a própria alteração geológica da região.
O Himalaia cresce 4 milímetros por ano. Ou seja, ele está sempre em expansão e querendo tocar o céu. Desse crescimento natural, que também recebe a lava e atividade vulcânica próxima, brota o Nero Venato.
Nero Venato é o mármore preto e brilhoso, com veios dourados. Toda essa beleza é natural e confere o apelido pelo qual ele é conhecido no mundo das joias marmorizadas: a esmeralda paquistanesa.
Do Paquistão ao mundo, o Nero Venato foi amplamente incorporado à arquitetura e decoração na Itália. E foi este país europeu, com sua tradição em moda e artes decorativas, e capaz de transformar o que é ordinário em arte, que alçou a esmeralda paquistanesa ao luxo.
Os benefícios de aplicar a esmeralda paquistanesa em formato petit
A história do Nero Venato chega às mãos da equipe Portobello e se transforma na petit lastra mais nova da Coleção Unlimited. Com isso, dá continuidade às possibilidades ilimitadas que as superfícies imensas garantem em todos os sentidos.
Nero Venato é a lastra em tamanho 90x180cm, que transborda todas as qualidades das maiores lastras da coleção, com um design singular, agraciando ambientes com esse tempero oriental e raro.
Versatilidade
Versátil é uma qualidade essencial das lastras. Nessa versão 90x180, o modelo confere todas as possibilidades para decorar ambientes de forma otimizada e com o máximo acabamento.
Paredes, pisos, cantos, todos os ambientes podem e merecem receber essa joia do Paquistão, que ganha seu design e criação em porcelanato, 100% fiel à original.
Acessibilidade
O que era distante se tornou acessível. A lastra Nero Venato consegue traduzir com perfeição todas as nuances da esmeralda do Paquistão. Do tom preto e brilhoso, sem exageros, com seus veios dourados que percorrem cada pedra de forma orgânica.
Se antes o Nero Venato era restrito ao mercado europeu no quesito acessibilidade, com o porcelanato ele pode ser usado em diversos projetos. Amplia-se assim as opções para a decoração de interiores e cria-se mais experiências para quem busca um décor sóbrio e elegante.
Sustentabilidade
A forma como o porcelanato é produzido não afeta o meio ambiente da mesma maneira como a fabricação de peças de mármore. Este é extraído de grandes montanhas e pedreiras, afetando região e comunidade locais.
Já para a produção de porcelanato são utilizadas as camadas superficiais de áreas com argila. Assim, a zona não é afetada profundamente, e seu entorno pode seguir com seus ciclos de vida de fauna e flora, sem riscos.
Já o outro ponto que torna o Nero Venato sustentável — assim como qualquer porcelanato Portobello —, é sua aplicação. Esta se dá de forma a evitar o desperdício de materiais, reduzindo ao máximo o descarte de entulho de construções.
Possibilidades
Lastras em formato menor continuam a garantir o amplo preenchimento de espaços. Por esse atributo, as placas agilizam a escolha de materiais, a paginação de ambientes e a aplicação dos revestimentos.
Por também exigir pouco rejunte quando comparado a revestimentos menores, o visual de grandes paredes e áreas fica mais limpo. O resultado é um design de luxo, com um pé no minimalismo.
Adaptabilidade
Um dos maiores benefícios do uso de lastras é sua grande adaptação a diversos projetos e ambientes. Com o Nero Venato, é possível elaborar obras contemporâneas, clássicas e com outros estilos arquitetônicos.
Além disso, as peças podem ser cortadas conforme o projeto requer, facilitando a adaptação do revestimento a diversos perfis e metragens de ambientes.
Além disso, peças como a petit joie Nero Venato, de tamanho 7,5x40cm, ampliam as vantagens de decorar espaços com arcos, como portas e janelas. Além de conferir um design diferenciado desse revestimento ao ambiente.
Destaque
As peças Nero Venato têm acabamento retificado, que dão um destaque ainda maior à decoração. Esse tipo de borda da lastra é totalmente reta, entregando mais precisão na montagem dos revestimentos e outras peças com o porcelanato.
No conjunto, o acabamento retificado acompanhado da textura, brilho e o tom do Nero Venato, entrega mais destaque ao ambiente. Um ponto a favor das combinações e contrastes com o décor de cada área, com muito luxo.
As dicas para aplicar Nero Venato em diversos ambientes
O Nero Venato pode ser aplicado em diversos ambientes, sempre agregando alto padrão e essência de arte.
Mesmo para projetos que prezam pela brasilidade, em que o uso de madeiras e cores claras é reforçado, a lastra tem sua chance de ser usada, trazendo exclusividade ao todo.
Cozinha
Em cozinhas, o Nero Venato pode ser aplicado por toda a superfície de paredes e pisos, criando uma atmosfera mais fechada.
Contudo, é bom observar a quantidade de luz que incide nesse espaço. Se quiser ir por esse caminho de decoração, quanto mais luz natural entrar, será melhor.
Cozinhas também podem receber a nova petit lastra da Portobello em apenas uma parede ou em bancadas, conferindo bom destaque ao ambiente.
Sala
Para projetos que primam pelo clássico, a interpretação do mármore paquistanês fica perfeita em salas que seguem essa linha de design. Criando uma sensação de serenidade, típicas da natureza onde o Nero Venato nasce, mas com o luxo de uma pedra lapidada pelos melhores processos industriais.
Fazer painéis de Nero Venato em salas e usar objetos decorativos em tom dourado contribuem para uma combinação ainda mais chamativa, remetendo ao estilo art déco.
Quarto
Quartos amplos ou compactos recebem bem o Nero Venato. Nesses casos, a esmeralda do Paquistão fica bem posicionada em paredes e pisos.
O uso de Nero Venato com revestimentos de tom cinza também cria uma sensação de tom sobre tom. Isso graças ao porcelanato que imita pedras naturais cinzas e cimento queimado, que seguem o clima que o mármore paquistanês carrega em seu DNA.
Banheiro
Usar lastras em banheiros é uma forma de, além de entregar luxo e exclusividade, também otimizar ao máximo a criação de um ambiente original.
O motivo é que o Nero Venato e outras peças de porcelanato em tamanhos acima de 90x180cm podem ser aplicadas de forma inteira nas paredes do ambiente.
Essa vantagem de preencher os espaços com a petit lastra ajuda a entregar um ambiente com as mínimas marcas de rejuntes. O que além de uma estética limpa, reforça que o ambiente fique o menos úmido possível e livre de infiltrações.
Living
O Nero Venato é perfeito para livings, os ambientes em que a máxima é socializar e manter em dia as amizades e relações entre familiares e amigos, sempre climatizado por boas sensações.
A regra para usar essa pedra do Oriente Médio na decoração de interiores é seguir o perfil do projeto e a personalidade de seus moradores. Com esse equilíbrio de lados, a escolha da localização das peças e demais componentes será excepcional.
Muito em breve, todos poderão desfrutar de um living com esse clima de alto luxo, repletos de pessoas queridas. Mas a decoração não precisa ficar para depois, afinal, é preciso seguir com o dia a dia em casa, com muito conforto e bem-estar.
Porcelanato esculpido
O uso do porcelanato se desdobra dos revestimentos em paredes e pisos para peças esculpidas. Uma prova de que o material reserva verdadeiras joias em diversos temas, acabamentos e texturas, ao lado de boas inspirações e peças disponíveis.
Exemplos de peças que podem ser esculpidas com o Nero Venato são as pias, cubas e bancadas. Por conta de o material ter um acabamento retificado, ele proporciona o encaixe perfeito entre as peças para formar obras de arte na decoração de interiores.
Fachada
Uma das maiores vantagens do porcelanato é que ele é um material que pode ser exposto a intempéries do clima, garantindo as mesmas qualidades de quando aplicado em áreas internas.
Em fachadas, o material é cada vez mais usado tanto por sua beleza e diversidade de temas, como o Nero Venato, como por sua vantagem de climatização. Esse revestimento consegue reduzir as temperaturas internas, ajudando a economizar energia e conferir uma temperatura mais agradável.
Tornar os ambientes mais luxuosos sempre foi possível com o porcelanato. Contudo, elevá-los a novos patamares é uma tarefa que apenas algumas peças conseguem realizar. É o caso do Nero Venato, uma joia com origens remotas e desconhecidas do grande público, que agora se solidifica em projetos com a naturalidade do mármore paquistanês.
Conheça as inspirações que fazem peças como o Nero Venato irem além do ordinário e se transformarem em obras de arte. Viaje às origens da matéria que dá luz ao porcelanato com veios dourados!