23.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Museu Oscar Niemeyer
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu se tornou uma das grandes referências em arquitetura, design e artes visuais (Foto: nefasth/Wikipedia)

Museu Oscar Niemeyer: referência em arquitetura por dentro e por fora

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.03.2022
Conheça a história do Museu Oscar Niemeyer, as obras abrigadas em seu acervo e as principais informações para você planejar sua visita.
minutos de leitura

O Museu Oscar Niemeyer é o maior museu da América Latina e abriga um acervo com mais de 9 mil obras de artes visuais, arquitetura e design elaboradas por artistas nacionais e internacionais de peso.

Não é por acaso que recebe mais de 360 mil visitantes ao longo do ano.

Além do acervo e da estrutura do edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o sucesso do museu se deve à sua equipe multidisciplinar que oferece uma experiência diferenciada a todos que visitam o local.

Está curioso para saber mais? Então continue lendo!

Sobre a história do Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer
Por conta do design, o museu passou a ser conhecido como "Museu do Olho" (Foto: martinskariny)

Localizado em Curitiba, capital do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer é uma grande referência no mundo das artes.

Apesar de ter sido inaugurado apenas em 2002, a sua histórica começou em 1967, ano em que Oscar Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal do museu.

Mas, na época, ele havia sido feito para o Instituto de Educação. E foi usado durante anos como sede de secretarias de Estado.

Foi em 2001 que o governo do Paraná resolveu transformar o espaço em museu, chamado de “Novo Museu”. Um ano depois de sua inauguração, em 2003, um anexo foi concluído, e o museu recebeu seu nome atual.

Arquitetura do maior museu da América Latina

Seus mais de 35 mil metros quadrados de área construída e um espaço para exposições de mais de 17 mil metros quadrados fazem o Museu Oscar Niemeyer ocupar o posto de maior museu de toda América Latina.

jardim do museu oscar niemeyer
Vista do jardim em frente ao prédio principal do museu (Foto: kathia shieh/Flickr)

O célebre arquiteto se baseou na arquitetura moderna da década de 1960 que marcou tantos edifícios projetados por ele.Feito de concreto e baseado em linhas retas, o prédio principal tem três pisos:

  • Térreo: onde ficam a entrada, a bilheteria, o espaço para o Salão de Eventos, o café e a loja do museu;
  • Primeiro piso: abriga as salas expositivas e grande parte das exposições;
  • Subsolo: nível onde estão o Espaço Niemeyer (exposição permanente de maquetes, projetos e fotos do arquiteto), o Pequeno Auditório, a sala expositiva Galeria Niemeyer, o Espaço da Ação Educativa (usado para cursos e oficinas), as salas administrativas, o Pátio das Esculturas, o Centro de Documentação e Referência, a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro.

Esse edifício também se destaca por possuir o segundo maior vão livre do país, com 65 metros.

Há ainda o anexo, chamado de “Olho”, que se conecta ao prédio principal por meio de um túnel. Com 30 metros de altura e quatro andares, conta com um salão principal para exposições, o Espaço Araucária e um pequeno auditório.

Tesouros que fazem parte do acervo do museu

Entre suas milhares de peças, o Museu Oscar Niemeyer abriga obras de artistas consagrados como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Guido Viaro, Helena Wong, Cândido Portinari, Francisco Brennand, Theodoro De Dona, Miguel Bakun, entre outros.

sala de exposição do museu oscar niemeyer
Acervo reúne obras de grandes nomes da arte nacional e internacional (Foto: Thomas Hobbs/Flickr)

Além disso, por ser uma referência mundial em artes visuais, o museu recebe grandes exposições. Já passaram pelos seus salões pinturas de Amadeo Modigliani, fotografias de Sebastião Salgado, gravuras de Francisco Goya, Picasso e Escher, e muito mais.

Mais recentemente, recebeu produções de artistas contemporâneos como Beatriz Milhazes, Os Gêmeos, Leda Catunda e Nuno Ramos.

Também é o local onde acontece a Bienal Internacional de Curitiba e diversos eventos relacionados ao mundo das artes.

Principais informações para quem deseja visitar o Museu Oscar Niemeyer

Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas, os ingressos podem ser adquiridos online ou diretamente na bilheteria do museu até as 17h.

Assim como outros espaços culturais, o Museu Oscar Niemeyer não abre às segundas-feiras e nos feriados de Natal e Ano Novo.

Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18h.

área externa do museu oscar niemeyer
Parte externa do museu com vista para a rampa de acesso do anexo (Foto: kathia shieh/Flickr)

De terça a domingo, menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias de turismo acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e membros do International Council of Museums (ICOM) têm direito à entrada gratuita, desde que apresentem documento comprovatório.

Esse tipo de documento também é exigido para meia-entrada, destinada a professores e estudantes com identificação, doadores de sangue, pessoas com deficiência, titulares da ID Jovem e pacientes com câncer.

Na hora de programar sua visita, não deixe de dar uma olhada no site oficial e nas redes sociais do museu para conferir a programação em cartaz. Assim, você evita surpresas, já que algumas salas podem ser fechadas temporariamente para montagem de novas exposições.

Além de apreciar as obras incríveis que fazem parte do acervo, o passeio pelos espaços do Museu Oscar Niemeyer é um deleite para quem é apaixonado por arquitetura e design.

Está esperando o que para fazer sua visita? Enquanto ela não acontece, aproveite para conhecer virtualmente o Museu Oscar Niemeyer por meio do Google Arts & Culture!

Imagem de destaque: Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu se tornou uma das grandes referências em arquitetura, design e artes visuais (Foto: nefasth/Wikipedia)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Museu Oscar Niemeyer: referência em arquitet...

Museu Oscar Niemeyer: referência em arquitetura por dentro e por fora

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies