Uma incrível intervenção artística no meio urbano de Montreal
Todos os anos o museu canadense, Musée des beaux-arts (Museu de Belas Artes), localizado em Montreal, solicita propostas para uma instalação efêmera na avenida onde ele está situado. O vencedor deste ano foi o escritório de design NÓS, que trouxe uma atmosfera diferente para a cidade com a obra nominada dunas móveis.
O projeto referencia uma abordagem plástica de pintores cubistas que questionavam o papel da perspectiva na representação visual, estendendo a exposição atual que está instalada no interior do museu - da África às Américas: Picasso face a face, passado e presente.
De uma forma lúdica, a intervenção apresenta ao público a essência da abordagem e do conceito de anamorfose, da distorção do sujeito que se reconfigura de acordo com a posição do corpo no espaço. Uma superfície manipulada com grandes ondulações que, em alguns momentos, fazem recordar características de um corpo ou de um rosto, através de uma combinação de linhas curvas e cores em tons de areia.
Dunas móveis convida os hóspedes a se locomoverem e a permanecerem pela instalação, observando a obra de diversos pontos de vista. Esferas reflexivas foram propositalmente e cuidadosamente inseridas para amplificarem as formas geométricas e multiplicarem as possibilidades de visão. Conforme o observador se move pela rua, a instalação se transforma, as formas se invertem e o solo ganha vida.
Entre os desafios encontrados na execução da obra, estavam o desenvolvimento de um conceito em relação ao tema da exposição interna do Museu de Belas Artes, a valorização de um espaço público pedonal, mas que também permite a passagem de veículos de emergência, e a criação de uma experiência com grande impacto urbano, mas com um orçamento limitado. Acreditamos que o estúdio NÓS conseguiu alcançar todas as características exigidas para o projeto.
Gostaram da obra? Intervenções artísticas com qualidade inseridas no meio urbano nos possibilitam observar as cidades de um novo ângulo, vivenciando uma experiência diferente e analisando as características da cidade em um modo diverso. Quando elas criam espaços de permanência e interação social são consideradas ainda mais incríveis!
Estender a exposição interna do Museu de Belas Artes para a rua é também uma forma convidativa de interação com a arte.