08.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O histórico Palácio das Indústrias, com seu estilo eclético, abriga o Museu Catavento (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Museu Catavento: interatividade e ciência no Palácio das Indústrias

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.07.2022
Desde 2009, o Museu Catavento usa a tecnologia para ensinar ciência a crianças, jovens e adultos. Conheça um pouco de sua história!
minutos de leitura

São Paulo é a maior capital do Brasil. Isso não se deve apenas ao seu mercado efervescente e por ser o centro de grandes empresas e indústrias, mas também por abrigar prédios centenários, exposições internacionais e instituições voltadas ao enriquecimento cultural. Uma delas é o Museu Catavento que, usando a tecnologia, consegue ensinar sobre ciência a públicos de diferentes idades. 

Localizado em um prédio centenário, o Museu Catavento conseguiu revitalizar uma região até então abandonada. Hoje, é um dos museus mais visitados do Brasil, com mais de 665 mil visitantes em 2019, segundo resultados do Formulário de Visitação Anual aplicado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Conheça um pouco mais sobre a história do Museu Catavento! 

História do Museu Catavento

Borboletário na entrada do Museu Catavento (Foto: Governo do Estado de São Paulo

Inaugurado em 26 de março de 2009, o Catavento é um museu interativo que tem o objetivo de divulgar e ensinar ciência a crianças, jovens e adultos. 

Apesar de usar a tecnologia para chegar a esse objetivo, o museu fica no Palácio das Indústrias, uma construção centenária localizada no centro de São Paulo. O prédio é um dos patrimônios históricos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do estado de São Paulo (Condephaat). 

Palácio das Indústrias 

Construído entre 1911 e 1924, numa época em que a maior cidade do Brasil tinha apenas 100 mil habitantes, o Palácio das Indústrias surgiu para abrigar exposições industriais do estado de São Paulo. Era uma época em que a cidade já despontava como centro de produções. Contudo, também contava com eventos voltados à agricultura e pecuária. 

O palácio foi projetado por Domiziano Rossi em parceria com Claudio Rossi, ambos associados ao escritório Azevedo e também responsáveis pelo Theatro Municipal de São Paulo. 

Sua arquitetura é eclética, ou seja, contempla diferentes escolas arquitetônicas (incluindo a Antiguidade e a Idade Média). O projeto fazia parte do plano de renascimento da cidade de São Paulo, que tinha como objetivo revitalizar a região com saneamento básico e melhorias urbanas. 

Apesar de sua construção só ter sido finalizada em 1924 (quatro anos após a morte de Domiziano Rossi), a primeira exposição foi feita em 1917, inaugurando sua fase como centro de exposições, que dura até 1947. 

De Vargas a Erundina 

Palácio das Indústrias foi projetado com arquitetura eclética (Foto: Wilfredor/Wikipédia

Com o fim do Estado Novo (1937 - 1945), em 1947 o Palácio das Indústrias passa a abrigar a Assembleia Legislativa de São Paulo. Com isso, muda seu nome para Palácio 9 de Julho e perde todas as características de um edifício para exposições, como os estábulos. O novo projeto fica nas mãos do Escritório Técnico Severo Villares (dos herdeiros de Ramos de Azevedo). 

A partir de 1968, torna-se sede da Secretaria de Segurança Pública e abriga celas para presos comuns. Em 1992, com a revitalização promovida pela arquiteta Lina Bo Bardi, a construção serviu de sede para a Prefeitura da Cidade de São Paulo até 2004, quando Martha Suplicy a transferiu para o Edifício Patriarca, no Viaduto do Chá. 

Revitalização local 

Com a transferência, o Palácio ficou abandonado e teve peças roubadas. Com isso, a região passou a ser conhecida como “Faixa de Gaza”. Esse problema, porém, durou até 2009. 

A chegada do Museu Catavento restituiu a finalidade original do Palácio, ou seja, de ser um centro de exposições — agora, com um campo muito mais amplo de assuntos.  

Em 2017, após sete meses de trabalho, a restauração das fachadas, muros, janelas, portas e esculturas foi finalizada.  

As quatro seções do Museu Catavento 

Globo mostrando a ação do magnetismo na seção Universo (Foto: Governo do Estado de São Paulo

Com 12 mil metros quadrados de área expositiva, o Museu Catavento conta com 250 instalações divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas: 

Universo 

Esta seção conta o que a ciência entende sobre o surgimento do Universo, o desenvolvimento da Terra e de todos os seus elementos. Para entender bem todas essas fases, o visitante passa por três subseções — Astronomia, Sistema Solar e Terra.  

Na entrada do Museu Catavento, o visitante dá de cara com a Sala da Lua, que reproduz a superfície com a pegada do astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar no satélite. 

Vida 

Excursão com estudantes em visita à seção Vida (Foto: Governo do Estado de São Paulo

Aqui, os visitantes descobrem como a vida surgiu no planeta Terra, desde as primeiras plantas e micro-organismos até o homo sapiens sapiens. Inclui também uma série de subseções para entender esse surgimento adequadamente, como A Origem da Vida, Do Macaco ao Homem, Submarino em viagem ao Fundo do Mar, Dinossauros do Brasil, Borboletário, Jardim de Polinizadores, Mundo das Abelhas e Darwin.  

Engenho 

Na escola, física e química parecem matérias chatas. No entanto, elas regem praticamente tudo o que está ao nosso redor, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento da vida moderna. 

Nesta seção, o visitante pode aprender como o balão sobe com o aquecimento do ar, entender as Leis de Newton, visitar uma sala das ilusões e até mesmo entrar em uma bolha de sabão! 

Sociedade 

Aqui, os visitantes podem entender melhor sobre temas importantes para o convívio em sociedade, como a desigualdade racial, arte como reflexo do Brasil, combate às drogas e preservação do meio ambiente. Mas há também temas leves que, ao mesmo tempo, são importantes para a história da humanidade, como a manipulação de essências para a fabricação de perfumes. 

Como e quando visitar 

Museu teve suas fachadas reformadas em 2017 (Foto: Ricardo Dagnino/Wikimedia Commons

O Museu Catavento está aberto a visitações de terça a domingo, das 9h às 17h, com ingressos custando de R$7,50 (meia-entrada) a R$15 (inteira). Crianças de até 7 anos e 11 meses, professores da rede pública, militares e outros profissionais têm direito à gratuidade. Basta conferir no site para saber se você está dentro desse grupo. 

A bilheteria fecha às 16h, mas você pode garantir seu ingresso individual ou agendar visitas em grupo pelo site. O museu fica na Av. Mercúrio, s/n — Parque Dom Pedro II, São Paulo — SP.

Para quem não sabe como chegar, o Museu Catavento fica perto do Terminal de Ônibus Parque Dom Pedro II. Também dá para ir de metrô: as estações mais próximas são a Dom Pedro II (Linha Vermelha) e São Bento (Linha Azul). 

Pronto para visitar o Museu Catavento? Aproveite e conheça também um pouco mais do Museu do Ipiranga!

Imagem principal: O histórico Palácio das Indústrias, com seu estilo eclético, abriga o Museu Catavento (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Museu Catavento: interatividade e ciência no...

Museu Catavento: interatividade e ciência no Palácio das Indústrias

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies