Móveis planejados: o que você precisa saber para fazer boas escolhas
Os móveis planejados são opções ideais para quem deseja dar o seu toque especial ao lar. Afinal, esse tipo de mobiliário permite personalizar os ambientes.
Diferentemente dos modelos que encontramos para venda em lojas e sites, eles são únicos e, portanto, só você os terá.
Assim, se destacam pela exclusividade. Quer saber mais a respeito dos móveis planejados? Continue a leitura!
O que são móveis planejados e como se diferenciam dos modulados?
Os móveis planejados são um tipo de mobiliário confeccionado sob medida para determinado espaço ou ambiente.
Ou seja, eles são projetados a partir do que você deseja para a sua casa ou o seu apartamento e informa ao elaborador.
Uma das principais características desse tipo de mobiliário é que é possível personalizá-lo. Isto é, dá para pensá-lo e planejá-lo de acordo com a rotina dos moradores.
Já os móveis modulados são aqueles encontrados convencionalmente à venda em lojas e sites, com atributos pré-estabelecidos.
Eles não têm a possibilidade de personalização e seguem um padrão de design e tamanho. São vendidos desmontados e você faz a montagem conforme a necessidade.
A maior vantagem dos modulados em relação aos planejados é o seu custo reduzido, uma vez que são produzidos em larga escala.
No entanto, eles podem ser fabricados em materiais de qualidade inferior, o que tende a reduzir a durabilidade.
Quais são os materiais mais usados em móveis planejados?
De modo geral, a madeira é a principal matéria-prima usada para a confecção de móveis planejados.
No entanto, ela tem algumas variações, que podem fornecer um melhor acabamento ou uma maior harmonia a cada ambiente.
Um dos principais materiais usados é o Medium Density Particleboard (MDP), uma chapa produzida em madeira de reflorestamento.
Ele tem resistência a deformações e ancoragem de parafusos, características que garantem alta durabilidade.
O Medium Density Fiberboard (MDF) é outra opção interessante, feita a partir de fibras de madeira e resina. Permite boa absorção de tinta e é uma chapa ainda mais pesada e resistente que o MDP.
Pinus, laca e Revestimento de Baixa Pressão (BP) também são alternativas para a produção de mobiliário. Eles se adaptam muito bem à decoração dos ambientes.
Outros materiais, como aço inoxidável e plástico, são usados na fabricação de móveis planejados.
Embora não sejam tão sustentáveis, podem ser reciclados e, assim, reaproveitar resíduos. Além disso, garantem maior versatilidade à produção de mobiliário e dão um toque diferenciado nos ambientes.
Quais são as vantagens?
Mobiliar um ambiente com móveis planejados pode ser uma ótima escolha para você que deseja aproveitar o espaço disponível ao máximo.
Além disso, é possível contar com peças personalizadas e únicas, que ninguém mais tem. Confira quais são os principais benefícios.
Customização
Como citamos anteriormente, uma das maiores vantagens desse tipo de mobiliário para a sua casa ou o seu apartamento é a flexibilidade.
Afinal, você pode planejar os móveis da forma que deseja ou precisa. Dessa maneira, é possível otimizar a rotina no lar.
Otimização do espaço
Com os móveis planejados, você não precisa quebrar a cabeça para encaixar cada peça de mobiliário no ambiente.
Eles são projetados por um arquiteto e são ideais para preencher os espaços para os quais foram pensados, fazendo o melhor uso da área disponível.
Melhor custo-benefício
O custo para a produção de móveis planejados tende a perecer elevado, levando muitas pessoas a desistir do projeto.
No entanto, esse tipo de mobiliário tem maior durabilidade. Portanto, o investimento se paga ao longo dos anos. Sendo assim, é uma ótima opção para economizar.
Elegância
Os móveis planejados são sinônimos de sofisticação para o seu lar. Eles deixam o ambiente com um ar mais clean, o que agrada aos olhos de moradores e visitantes.
Com a adoção desse tipo de mobiliário, você consegue garantir o requinte com o qual sempre sonhou para a sua casa ou o seu apartamento.
Valorização do imóvel
Além de todos os benefícios que citamos até aqui, os móveis planejados podem ajudar a valorizar o seu imóvel.
Dessa forma, se quiser vender ou alugar, você poderá pedir valores maiores. Ou seja, mais uma prova de que este é um investimento que se paga ao longo do tempo.
Organização do ambiente
Por fim, os móveis planejados ajudam a organizar os espaços. Isso porque é possível ampliar e personalizar a capacidade de armazenamento.
Sem dúvidas, fica muito mais fácil arrumar um ambiente quando o mobiliário é pensado para os seus pertences e o seu dia a dia.
Quais são as desvantagens?
Como tudo na vida, os móveis planejados também têm seu lado não tão agradável, ou seja, algumas desvantagens.
Embora sejam menores que as vantagens, elas existem e estão ligadas, principalmente, à falta de mobilidade.
Demora na entrega
Um dos principais problemas é que os móveis planejados podem ter uma entrega mais demorada que os modulares.
Isso porque se trata de um trabalho personalizado que começa do zero, ou seja, que exige analisar, medir, projetar, fabricar e montar.
Decoração limitada
Como os móveis planejados ficam fixos nos ambientes, as opções de decoração se limitam a uma disposição.
Você não tem liberdade para trocar as peças de lugar, o que pode se tornar um problema a longo prazo. Contudo, vale a pena apostar na criatividade ao decorar.
Dificuldade em caso de mudança
Levar os móveis planejados com você no caso de uma eventual mudança não é uma alternativa tão interessante.
Afinal, os itens foram confeccionados sob medida para determinado espaço. Sendo assim, eles podem não se encaixar em outros ambientes. Então, a melhor opção é deixá-los para trás.
Quais são os principais móveis planejados para cada ambiente da casa?
Os móveis planejados podem ser adotados em qualquer ambiente da sua casa, desde a cozinha, o mais convencional, até quartos, banheiros e salas.
No entanto, é importante ficar atento a alguns detalhes de acabamento e ter em mente que nem tudo precisa ser feito sob medida.
Cozinha
Na cozinha, o ideal é otimizar o espaço disponível, especialmente os cantinhos. Afinal, há um grande volume de coisas para se guardar nesse ambiente, como louças e utensílios.
Os móveis planejados devem contemplar armários e dar suporte para a pia e a inclusão de eletrodomésticos como fogão, forno, micro-ondas e lava-louças.
Quarto
No quarto, os móveis planejados são ótimos para a criação de guarda-roupas e closets, permitindo maior organização de roupas, calçados e acessórios.
Além disso, podem compor a cabeceira da sua cama. Também tendem a servir como escrivaninha ou penteadeira, caso você goste da ideia de ter uma mesa nesse ambiente.
Banheiro
No caso do banheiro, os móveis planejados caem super bem, otimizando um espaço que geralmente é reduzido.
Nesse sentido, o mobiliário pode ser adotado para criar armários na área da pia e, assim, permitir um melhor armazenamento de produtos de higiene.
Sala
Na sala, os móveis planejados servem como uma base ou um complemento à decoração. Aqui, a criatividade é a sua melhor aliada.
Eles podem compor um painel para TV ou um rack com gavetas para armazenar equipamentos eletrônicos e outros itens.
Como escolher móveis planejados?
Como você deve ter percebido, os móveis planejados podem ser uma ótima opção para compor diversos ambientes da sua casa e imprimir o luxo desejado.
No entanto, é importante ficar atento a alguns pontos antes de fechar negócio com algum fabricante. Confira quais são eles:
- faça pelo menos três orçamentos: conversar com várias empresas é fundamental para entender as possibilidades que o mercado oferece e, assim, encontrar a melhor relação custo-benefício;
- considere os móveis brancos: essas peças aumentam visualmente os espaços e costumam ser mais econômicas. Portanto, vale a pena considerá-las;
- tome cuidado com outras cores: como os planejados ficam no mesmo lugar por um bom período, é importante que eles não "enjoem";
- fique atento ao tempo de garantia: isso diz muito sobre a qualidade do móvel. Se ele for menor que cinco anos, desconfie.
Fazer uma boa escolha de móveis planejados não é difícil, mas requer atenção a alguns pontos essenciais, como vimos ao longo deste artigo.
Aproveite para descobrir como usar prateleiras na sua cozinha também pode ajudar na organização do seu lar!