Moodboard: um jeito criativo para elaborar seu projeto de decoração
Moodboard (painel semântico ou prancha criativa) é um recurso muito utilizado por arquitetos e designers de interiores nas escolhas coesas de materiais para compor ambientes. O arquiteto e apresentador Maurício Arruda é um bom exemplo de profissional que usa essa tendência. Ele apresenta constantemente exemplos de moodboards no seu programa Decora (canal GNT). Seleciona previamente objetos, tons e texturas e, a partir dessas referências, mostra o resultado do ambiente aos moradores participantes do programa.
A Portobello, como empresa líder em revestimentos cerâmicos no país, também faz uso desse recurso para auxiliar seus clientes nas escolhas de peças que irão decorar pisos e paredes e até mesmo móveis de porcelanato. Além da criação de acordo com a personalidade do morador, é possível ver suportes prontos com moodboards em lojas da Portobello Shop, bem como nas revendas, que servem de inspiração a quem chega. Além disso, nessas lojas, profissionais do ramo são constantemente incentivados a criar composições com revestimentos.
Veja algumas ideias expostas na categoria Moodboard, no Archtrends:
Olhando essas composições acima, é possível afirmar que o moodboard faz jus à expressão "uma imagem vale mais que mil palavras", não é mesmo? Ele ajuda a criar um caminho mais claro e harmônico para produzir lindos projetos!
Moodboard alternativo
Na maioria das vezes é assim, quando os clientes chegam nas lojas geralmente eles não estão com as ideias formadas de como decorar a própria casa. De acordo com a consultora de vendas da Portobello na loja Amoedo/Rio de Janeiro, Ana Paula Lopes Teixeira, as principais dúvidas que surgem por lá são se o formato da peça usada na parede pode ser diferente das demais paredes da casa e se os grandes formatos ficam bem em ambientes pequenos.
Essas questões, segundo ela, são respondidas olhando um moodboard alternativo que criou para expor composições. "Pergunto qual ambiente o cliente deseja decorar e, a partir disso, vou direcionando quais os produtos indicados e os elementos usados para criar uma identidade ao espaço e que, ao mesmo tempo, tenha a personalidade dele. Vamos selecionando as peças na loja e fixando nesse suporte vertical, bem propício ao campo de visão", afirma.
O moodboard alternativo criado por Ana Paula é uma espécie de suporte para fixar peças de porcelanato, com prateleiras para inserir objetos decorativos que ajudam a definir ainda mais a composição. Ela explica que, nesta foto acima, o vasinho branco com flores em lilás mostra que até os banheiros podem ser decorados e, ao mesmo tempo, criar uma sensação de aconchego. "O difusor aromático, além de trazer um bom cheiro ao ambiente, também é uma peça decorativa. Sem falar que esses dois elementos conversam muito bem com o porcelanato que reproduz madeira, trazendo a ideia da natureza para dentro de casa", sugere.
Para Ana Paula, o suporte exclusivo para peças da Portobello sugere ao cliente que chega na loja uma proposta mais clara de como ficaria um ambiente montado . "A ideia é fazê-lo imaginar como ficará o conjunto de peças, materiais e cores em seu ambiente. Como o suporte é em degraus, me permitiu colocar elementos em cima pra compor. Também criamos um informativo com especificações, pensando naqueles clientes mais 'leigos' que chegam na loja sem arquiteto e precisam saber o significado dessa exposição de produtos", explica.
Moodboards Instagramáveis
Outro jeito criativo de divulgar o moodboard aconteceu na loja Portobello Shop São José, na Grande Florianópolis (SC). A designer de Produto da Portobello, Carol Guedes, foi convidada na última semana para palestrar sobre os moodboards instagramáveis, num workshop para 30 arquitetos e designers especificadores da marca. "Dei dicas e guidelines para que eles pudessem fazer a combinação dos elementos da melhor forma possível. Falei sobre conceito, cores, materiais, fundo, sobreposição. Depois disso, eles formaram grupos, montaram os seus próprios moodboards e compartilharam em suas redes sociais. Foi bem legal!", comentou Carol.
Veja algumas criações publicadas no Instagram:
A verdade é que usar um moodboard traz resultados incríveis no décor! Na hora de criar um, é preciso saber alguns truques técnicos e soltar a imaginação! Por outro lado, os elementos precisam se relacionar de alguma forma e nem sempre é possível fazer isso sozinho. Profissionais de arquitetura, design de interiores e especialistas da área estão aí para dar aquele "empurrãozinho" na criação de lindos ambientes, pois eles captam a essência dos desejos de seus clientes e demonstram seus conhecimentos sobre as tendências de arquitetura e design.
Você pode continuar se inspirando aqui no Archtrends Portobello ao pesquisar por revestimentos e elementos decorativos ao seu ambiente desejado. Confira ideias de projetos e obras expostos por milhares de profissionais de todo o Brasil!
É um aplicativo?
Posso baixar pelo Google Apple?
Olá, Ângela,
O moodboard não é um app, é uma técnica, um painel de referências visuais. Temos mais um artigo recente que fala sobre isso: https://blog.archtrends.com/moodboard-na-arquitetura/
Mas pode ser que tenham aplicativos que ajudam a criar um moodboard virtual. Vale uma pesquisa por moodboard nos lojas virtuais.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello