Pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores, a Micazza traz vista para a vegetação em todos os ambientes. Essa característica chama a atenção, e levou a residência à final do Prêmio PROJETO 2024.
Ao lado de outros sete finalistas, a Micazza, da Niu Arquitetura, concorreu na categoria Design de Interiores, patrocinada pela Portobello.
O vencedor foi a Casa Capuri, outro projeto com integração com a natureza. Contudo, isso não ofusca o brilho na Micazza, que você conhece em detalhes na sequência.
Leia também:
- Museu do Ipiranga: arquitetura monumental premiada
- Conheça os projetos finalistas do Prêmio PROJETO de arquitetura
Micazza aposta na integração com a natureza
Estar perto da natureza é um dos principais fatores para elevar o bem-estar e o aconchego nos projetos. Pensando nisso, a Niu Arquitetura elaborou um espaço sem obstáculos para a vista e para o lazer da Micazza.
Além disso, incluiu alguns elementos que contribuem para a sensação de acolhimento nos espaços. Como por exemplo o uso de materiais naturais (ou a sua reprodução), como pedra e madeira. Tons terrosos, como bege, marrom e off-white, também foram incluídos para aproximar da natureza.
O que contribuiu para o acolhimento é a lareira na sala, ideal para aquecer os moradores nos dias mais frios.
Vista para o exterior em todos os ambientes foi um desafio
Como é de se imaginar, fazer com que todos os ambientes tivessem vista para o mesmo ponto foi um dos grandes desafios no projeto da Micazza.
Para integrar a paisagem local de forma harmoniosa, a aposta foi na valorização da relação entre o interior e o exterior. Assim, foi possível aproveitar não só a vista, como também a luz natural.
“A casa se inspira na simplicidade e na funcionalidade, refletindo um design que valoriza a conexão com a natureza ao redor”, explica Yuri, o arquiteto responsável pelo projeto.
Revestimento contribui para a integração
Uma das soluções usadas para levar a sensação de integração na Micazza foi o uso do mesmo piso. Dansk Cement, na cor Mud, foi a escolha para revestir a cozinha, a sala e a varanda.
No formato 120x120, as peças em grandes formatos ajudam ainda a levar amplitude ao espaço. Já o acabamento natural é perfeito para projetos in and out, já que pode ser usado também em áreas externas cobertas, como é o caso da varanda.
Além desse produto Portobello, a rodabanca da cozinha também conta com revestimento da marca. Ele chega para adicionar informação de design por meio do relevo de Smoke Zigzag, que tem formato 30x90 e acabamento mate. Os produtos Portobello para a Micazza foram adquiridos na loja Portobello Shop Franca.
Terreno irregular também demandou criatividade
Outro grande desafio no projeto da Micazza foi lidar com a topografia irregular do terreno. Para vencer esse obstáculo, foi necessário pensar com cuidado para garantir uma integração adequada com o entorno.
“Superamos esse desafio através de um estudo detalhado do terreno e da implementação de soluções arquitetônicas que respeitam as suas características naturais”, complementa Yuri.
O arquiteto explica ainda que eles usaram técnica de nivelamento e adaptação para permitir uma construção que se adapta ao terreno. Assim, foi possível preservar a paisagem.
Praticidade na Micazza, e em outros projetos do escritório
Uma das filosofias da Niu Arquitetura é valorizar o espaço e a funcionalidade, focando no design, tanto em termos estéticos quanto práticos.
E isso se reflete no projeto da Micazza, que traz ambientes que se integram ao contexto natural, além de promover qualidade de vida aos moradores.
Entre os exemplos de como isso se aplica na Micazza, estão elementos como a ventilação cruzada e o uso da luz natural de maneira estratégica. Pontos que estão entre os princípios do trabalho do escritório e que também são considerados destaques nesse projeto.
Além disso, “a integração das áreas internas com os espaços externos, como o uso de grandes janelas e a criação de áreas externas funcionais, é um aspecto distintivo que destaca o projeto”, complementa Yuri.
Sustentabilidade em foco na Micazza
No projeto da Micazza, é possível perceber como os projetos podem ser mais sustentáveis. Um dos principais pontos é exatamente o fato da casa se integrar com a natureza. O que mostra como as construções podem ter um padrão de design que valoriza a sustentabilidade, sem sair do contexto urbano.
Inclusive, esse foi um dos feedbacks recebidos pelo escritório: o reconhecimento pela forma como a casa integra perfeitamente o interior e o exterior. O resultado é um ambiente de vida, que é ao mesmo tempo funcional e esteticamente agradável.
“Comentários positivos sobre a eficácia das soluções de ventilação e iluminação natural também foram notáveis, ressaltando a atenção aos detalhes e o cuidado com a qualidade ambiental do espaço”, revela Yuri.
Inovação se une à sustentabilidade na Micazza
Além de pensar em aspectos sustentáveis para a Micazza, o escritório ainda trouxe soluções tecnológicas para tornar o projeto ainda mais inovador. Portanto, foram usados materiais locais e técnicas construtivas que minimizam o impacto ambiental.
Entre os exemplos estão soluções de eficiência energética, como painéis solares e sistemas de reaproveitamento de água.
Com essas inovações, é possível não só reduzir o consumo de energia elétrica, como também levar mais sustentabilidade ao projeto e à vida dos moradores.
Vale mencionar ainda o uso do porcelanato na Micazza. O produto é sustentável, sobretudo produzido pela Portobello. Afinal, a marca investe em tecnologia para tornar a produção o mais limpa possível, incluindo diversos recursos inteligentes desde a extração da matéria-prima até o descarte de resíduos.
Para a Micazza, diferentes profissionais foram envolvidos
O sucesso do projeto é resultado de um trabalho colaborativo, que reuniu profissionais de diferentes áreas de atuação. Entre eles, engenheiros, designers, especialistas em sustentabilidade, entre outros.
Tudo isso para garantir que as soluções técnicas e estéticas estivessem integradas de forma eficiente. “A comunicação contínua e a troca de ideias foram fundamentais para resolver desafios e aprimorar o design final”, conta o arquiteto responsável pela Micazza. Como resultado, um projeto que atende às expectativas e necessidades de todos os envolvidos.
Assim como na Micazza, é possível incluir o porcelanato em outros espaços para obter projetos mais sustentáveis e agradáveis esteticamente. Conheça os diferentes tipos de porcelanato e saiba escolher o ideal!