26.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sofá Eos, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
Sofá Eos, de Patricia Anastassiadis para Artefacto (Foto: divulgação)

O melhor do design brasileiro em 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.12.2022
O ano de 2022 traduzido por 12 lançamentos que dão o tom do design nacional contemporâneo
minutos de leitura

Este ano que está por se encerrar foi marcado por inúmeros desafios na política e na economia brasileira, que muito abalaram nossa sociedade, nosso humor e nossa saúde, física e mental. Mas, por sorte, ou melhor, graças à criatividade dos nossos designers e à qualidade e à inovação da indústria e mão de obra nacional, o design contemporâneo brasileiro deu importantes saltos em 2022 e termina o ano brilhando e enchendo nosso coração de orgulho verde-amarelo! Apresento aqui 12 lançamentos que merecem toda a nossa admiração.

Mesa Sopro na Argila XII, do Estúdio Campana

Esta peça faz parte da coleção de mesinhas em argila lançada pelo Estúdio Campana em sua exposição na Galeria Luciana Brito, cuja inauguração aconteceu poucos dias antes do falecimento precoce e inesperado de Fernando Campana, aos 61 anos.

Polifonia Campana, título da mostra, não apenas apresentou trabalhos inéditos da dupla, como coroou os intensos 38 anos em que Fernando e Humberto desenvolveram, a quatro mãos, sua linguagem única de ressignificação de materiais do cotidiano, técnicas ancestrais e manualidade de forma poética e singular, levando o design brasileiro a integrar acervos permanentes de museus e colecionadores mundo afora.

Sopro na Argila encanta especialmente pela utilização do barro moldado e decorado à mão, técnica declaradamente inspirada na infância de Fernando e Humberto em Brotas, no interior paulista.

Mesa Sopro na Argila XII, Estúdio campana
Mesa Sopro na Argila XII, Estúdio Campana (Foto: Edouard Fraipont)

Poltrona Soft, de Arthur Casas, para +55 Design

Uma releitura contemporânea do conforto da icônica poltrona Mole de Sergio Rodrigues, com o rigor do traço racionalista de sua estrutura, assinada pelo arquiteto e designer Arthur Casas. Eis a Poltrona Soft, apresentada pela +55 Design em sua primeira participação na SP-Arte deste ano. 

A peça é realizada com couro natural nos tons exclusivos da marca e sua estrutura revestida em cabreúva ou tauari extraído de florestas naturais de manejo, garantindo o selo internacional FSC à peça. 

Poltrona Soft, Arthur Casas
Poltrona Soft, Arthur Casas (Foto: divulgação)

Cadeira Piauí, de Giacomo Tomazzi, para Azzurra

Lançada na Made em junho deste ano, esta cadeira, com sua estrutura longilínea e elegante em metal, foi inspirada nas aves dos manguezais do Piauí. O uso do couro soleta no assento e encosto faz referência à caatinga, bioma predominante no estado. A peça integra a mais recente coleção assinada pelo catarinense Giacomo Tomazzi para a marca nordestina Azzurra.

Cadeira Piauí, Giacomo Tomazzi para Azzurra (Foto: divulgação)

Banco-sapateira Greta, da Alva Design

A marca de design Alva, criada pela artista visual Susana Bastos e o arquiteto Marcelo Alvarenga, foi fundada em 2012 com o objetivo de fundir os olhares dos dois irmãos em criações de peças contemporâneas e funcionais.

A coleção Greta, lançada em abril deste ano durante a SP-Arte, inclui banco-sapateira, chapeleiro, cabideiros e pequenas prateleiras, todas realizadas em tiras metálicas. Os móveis foram pensados para uma nova relação entre o dentro e fora da casa.

Banco-Sapateira Greta
Banco-Sapateira Greta, Alva Design (Foto: Studio Tertulia)

Buffet Desvio, coleção Vibra, de FGMF, para Lider Interiores

Lançado pela Lider Interiores durante a Design Weekend de São Paulo em setembro deste ano, o Buffet Desvio assinado pelo escritório de arquitetura FGMF é resultado de uma pesquisa visual por meio da assimetria, explorando dois tipos de materiais: o aço carbono e a madeira. O peso e o rigor geométrico do aço se contrapõem à leveza das finas lâminas que se deslocam na caixa de madeira, gerando diferentes formas à peça conforme o ângulo do espectador.

Buffet Desvio
Buffet Desvio. Coleção Vibra, de FGMF para Lider (Foto: divulgação)

Luminária de Parede, série Rícino, do Estúdio Rain

As luminárias da série Rícino são resultado das experimentações do Estúdio Rain com uma resina 100% vegetal e sustentável produzida a partir do óleo da mamona. O novo material possui alta resistência e uma coloração âmbar que aquece e traz leveza aos ambientes. Para contar um pouco mais sobre o material, a forma do difusor com suas bordas irregulares revela ainda as variações de cor e espessura trabalhadas com a resina.

Luminária Parede, série Rícino
Luminária Parede, série Rícino, Estúdio Rain (Foto: Alex Batista)

Sofá Eos, de Patricia Anastassiadis, para Artefacto

Sob o título Psyché, Patricia Anastassiadis lançou no início deste ano uma linha de móveis inspirados na Grécia, terra natal de seus avós, onde equilíbrio e racionalidade predominam. 

Eos, deusa do amanhecer, inspira a forma do sofá que, em suas curvas simples e ao mesmo tempo sofisticadas, lembram a perfeição do despontar do sol em sua proporção áurea.

Sofá Eos, de Patricia Anastassiadis
Sofá Eos, de Patricia Anastassiadis para Artefacto (Foto: divulgação)

Escrivaninha Bento, de Zebulun Arquitetura

Ao criar esta escrivaninha, o arquiteto carioca Carlos Saul Zebulunque se inspirou no pensamento construtivo de projetos arquitetônicos como pilares, vigas, pisos e lajes. O aspecto visual da peça revela essa engenhosidade ao mesmo tempo que garante um acabamento estético 360 graus. Suas gavetas, ainda, se abrem para os quatro lados, ampliando suas possibilidades de uso. 

Escrivaninha Bento
Escrivaninha Bento, de Zebulum (Foto: Rafael Salim)

Mesa de apoio Rocca, de Jader Almeida

A mesa lateral Rocca, lançada esse ano pelo designer Jader Almeida, é realizada em madeira com acabamento esculpido a mão, o que torna cada peça única. Disponível nas cores preta e off white, sua base em mármore tom sobre tom garante, ainda, um perfeito equilíbrio do seu tampo delicadamente unido ao pé. 

Cadeira Tubo, de Guilherme Wentz, para Wentz

Lançada na SP-Arte em abril deste ano e em seguida apresentada em Milão durante o Salão do Móvel, a cadeira Tubo une quatro das principais características de uma peça de design: ergonomia, estética, inovação e sustentabilidade. Além de muito confortável, sua estrutura de belíssimas proporções é estofada com malha realizada a partir de PET reciclado, que ainda permite seu revestimento sem costura aparente. A gama de cores disponível também arrasa nos tons terrosos, verdes e azulados.

Cadeira Tubo, de Guilherme Wentz
Cadeira Tubo, de Guilherme Wentz (Foto: divulgação)

Mesa de Jantar Lago, de Zanini de Zanine, para 31 mobiliário

A mesa de jantar Lago foi inspirada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, cidade natal do designer, famosa por seu extenso e sinuoso perímetro.

Chama a atenção na peça seu imponente tampo de aproximadamente 4 metros, que é suavizado pela assimetria criada por um chanfro, pelas bordas finas e pelos pés em forma de meia lua.

Mesa de jantar Lago, de Zanini de Zanine
Mesa de jantar Lago, de Zanini de Zanine para 31 mobiliário (Foto: divulgação)

Revestimento Soma, de Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha, para Portobello

Minha lista das peças de design brasileiro que mais me impressionaram em 2022 não poderia deixar de incluir um dos emocionantes lançamentos da Portobello na Expo Revestir em março deste ano.

A linha Soma é resultado da colaboração entre ninguém menos que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e sua filha Nadezhda, trabalho este que representa a última criação do mestre modernista antes de seu falecimento em 2021, aos 92 anos. A linha traz a reprodução do concreto em porcelanato com peças nos formatos 80x80 e 30X80, e geometrias em tons de verde, terracota e cinza.

A inspiração de Paulo veio das linhas geométricas da arquitetura e da interação concreto e natureza de seus trabalhos. Já Naná, como é carinhosamente chamada, colaborou com a inserção de cores e as variações dos padrões e formatos da coleção.

Revestimento SOMA de Paulo Mendes da Rocha e Nadehza Mendes da Rocha para Portobello
Revestimento SOMA de Paulo Mendes da Rocha e Nadezhda Mendes da Rocha para Portobello (Foto: divulgação)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O melhor do design brasileiro em 2022...

O melhor do design brasileiro em 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies