10.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
mauricio arruda
Arquiteto, designer e ex-apresentador do Decora, Mauricio Arruda leva a arquitetura para as redes sociais (Foto: Archtrends)

Mauricio Arruda fala sobre arquitetura e comunicação no Archtrends Podcast

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.04.2023
Em entrevista ao Archtrends Podcast, Mauricio Arruda fala sobre seu uso das redes sociais, reforma na cobertura e outras experiências da carreira
minutos de leitura

Com mais de um milhão de seguidores no Instagram e quase 400 mil no YouTube, Mauricio Arruda se tornou um dos mais famosos profissionais de arquitetura do Brasil. 

Seu carisma pode ser visto no programa Decora, do GNT, do qual foi apresentador até 2020. De lá para cá, ele continua usando seus perfis para deixar a arquitetura mais acessível e divertida. 

Em entrevista ao Archtrends Podcast, Mauricio Arruda falou sobre sua presença nas redes sociais, trabalhos e vício em podcasts. Confira! 

Mauricio Arruda no Archtrends Podcast: de arquiteto a influenciador nas redes sociais 

Veja como o arquiteto usa seus perfis como ferramentas de educação e conexão com o cliente. 

Podcasts preferidos

Além do currículo e do carisma, um dos motivos pelos quais o Archtrends Podcast convidou Mauricio Arruda é por ele ser um grande fã do formato. Fofocas e notícias são os assuntos preferidos do arquiteto. 

"Passou a ser meu jornal de notícias. Aprendi também a ir pra academia e malhar ouvindo podcast. Já estou condicionado: entro na academia e já vou procurando no Spotify". 

Entre os podcasts de arquitetura, Arruda recomenda Casa Vogue, Casa Frente e Verso, das jornalistas Regina Galvão e Simone Quintas, e, claro, o Archtrends (confira aqui) — pela conexão com a voz da apresentadora Maria Silvia Ferraz. 

Produção de conteúdo

Maurício Arruda é arquiteto, designer e apresentador, mas também é produtor de conteúdo. 

Criando principalmente para YouTube e Instagram (rede na qual ele posta todos os dias, desde 2016, incluindo nos finais de semana), em 2022 ele e sua equipe também começaram a investir no LinkedIn e no Pinterest.  

O investimento no YouTube continua. Segundo Arruda, não há uma entrega efetiva de uma rede social e outra. O público que assiste a seus vídeos é aquele que já está na plataforma. 

"Quando posto no YouTube, faço um 'arrasta aqui' (no Instagram) que vai direto para o vídeo. Lá na plataforma, consigo ver de onde vieram as pessoas que assistiram", explica.

"E quando eu olho o número total, só 4 a 5% das visualizações vieram do Instagram; o resto são pessoas que estão no YouTube. Então você precisa falar com aquelas pessoas, estar diariamente lá, usar as ferramentas."  

Mauricio Arruda observa que cada plataforma tem seu público, o que inclui tons de vozes diferentes. 

"Uma coisa muito legal é que parece que você tá fazendo a mesma coisa em todas, mas na verdade não. As linguagens são diferentes, os públicos são diferentes", explica. 

Ele demonstra isso na prática com uma comparação entre o YouTube e o Instagram. 

"Gosto muito do YouTube, que eu consigo ir muito a fundo, então posso fazer um tour dentro de um apartamento, mostrando ambiente por ambiente. Isso eu já não consigo fazer no Instagram, por exemplo, que é mais reels. Então é uma notícia muito mais mastigada e também muito mais superficial, né?" 

Rotina de comunicador 

Escritório de Mauricio Arruda conta com um núcleo de comunicação para atualizar suas redes sociais com frequência (Foto: Archtrends)

Para lidar com a produção de conteúdo de todas as redes, Mauricio Arruda conta com um núcleo de comunicação na Todos Arquitetura, seu escritório. 

"Acho que muitos escritórios de arquitetura passam por isso, de achar que precisam de alguém que cuide das redes sociais. E aí teve um momento ali, logo no começo do Decora, que eu percebi que, bom, não é sobre rede social. Era preciso criar um núcleo de comunicação."  

A pretensão é que o núcleo se transforme na Todos Academia, que vai abranger bem mais que as redes sociais. 

Para falar sobre essa vontade de ensinar, Arruda revelou que começou em arquitetura como professor. 

"Comecei a minha carreira dando aula, então eu sou professor. Toda vez que eu vou fazer alguma coisa, fazer um story, acho que sempre tem o professor lá no fundo, sabe? 'Você já checou essa informação? As pessoas estão aprendendo alguma coisa com isso? Isso pode ser inspirador de alguma maneira?'." 

"Então acho que eu tenho um pouco essa característica de ensinar. (...) Olho a comunicação como uma coisa muito mais ligada à educação do que à rede social", completa. 

Aquisição de clientes 

Além do caráter educativo que seus perfis têm, as redes sociais de Mauricio Arruda também funcionam para a aquisição de clientes. 

Isso porque, quando esses canais são devidamente trabalhados, acabam se tornando portfólios para o arquiteto. Eles se convertem também em uma forma de criar uma real conexão com o potencial cliente. 

"Hoje em dia, as pessoas não estão escolhendo um escritório de arquitetura só pelo portfólio. É uma convivência. Você vai ficar ali com o cliente, que às vezes vai virar um amigo, você vai entrar na vida privada dele, abrir as gavetas de cuecas, de calcinha (risos). Você vai saber tudo sobre a vida do cara" , diz.

"Então, estão olhando a sua rede social também como um critério, assim: 'É essa pessoa com quem eu quero conviver, que eu quero abrir a intimidade, que eu quero contar os meus sonhos?'," questiona.  

Segundo Arruda, para criar esse relacionamento, o Instagram é uma ótima opção para arquitetos

"Esses bastidores (que os stories mostram) hoje em dia, ele é muito importante para o possível cliente contratar você, porque ele sabe como você trata a sua equipe, desenvolve seus projetos, resolve problemas no dia a dia", detalha. 

Trabalhos 

Outra função importante das redes sociais é evitar que clientes contratem profissionais que não estejam alinhados aos seus desejos. 

"Uma pergunta muito comum que estudantes e pessoas mais novas fazem é: 'Nunca teve aquele cliente que chegava até você e pedia coisas absurdas, que não tinham nada a ver com o seu trabalho?'." 

"Na verdade isso não acontece muito, porque é sobre afinidade. Então quem chega até você te fala 'nossa, esse cara pensa mais ou menos como eu. Vou entrar em contato com ele'." 

Instagram ou TikTok? 

Apesar de ter dois perfis no Instagram, um pessoal e outro para o Todos Arquitetura, Mauricio Arruda recomenda que um escritório iniciante ou ainda sem presença nas redes sociais comece pelo TikTok

"O Instagram é uma rede mais 'velha', vamos chamar assim. Está acontecendo mais ou menos aquilo que aconteceu com o Facebook. Hoje ele tem mais restrições de distribuição de conteúdo, então a oportunidade de você crescer dentro do TikTok é muito maior. É uma rede que eu vejo muito mais futuro", explica. 

O próprio Mauricio revelou os bons resultados que tem com o TikTok. "A gente já viralizou várias vezes fazendo pouca força. Então, se a gente fizer força, a gente vai falar com muito mais pessoas. É uma rede superinteligente também." 

Reforma da cobertura

Desde 2019, Mauricio Arruda reformava sua cobertura. Todo o processo foi mostrado no Instagram e no YouTube. 

Por conta da pandemia de Covid-19 e de problemas com o condomínio, a obra sofreu atrasos. Segundo o arquiteto, foi a mais difícil de sua carreira. 

Apesar dos percalços (e de decidir não se mudar para o novo apartamento), Arruda decidiu terminar a reforma.  

"Eu falava 'preciso terminar isso'. Foi um mega aprendizado para mim, no final das contas, mas foi difícil. Muitas vezes eu falei 'nossa, não aguento mais entrar no prédio'. E no final de semana que eu terminei o apartamento, eu falei 'vou produzir, fotografar, porque já faz tanto tempo que eu comecei então preciso mostrar para as pessoas'." 

Mauricio conta que as regras do condomínio eram extremamente restritivas para que a obra fosse feita. 

"Depois de oito meses de pandemia, eu podia trabalhar durante duas horas com três pessoas. Então tinha mão de obra que desistia, então eu ia trocando", recorda. 

De acordo com Mauricio, entre o começo e o fim da obra, ele terminou mais de 20 projetos residenciais para outros clientes. 

Criação de produtos 

Apesar de ser designer de produtos, Mauricio Arruda não tem formação na área. Mas depois de tanto fazer arquitetura, por volta de 2010, pela primeira vez ele fez um móvel. 

De lá pra cá, criou um núcleo de desenvolvimento de produto dentro de seu escritório e vem trabalhando com diversas marcas. É caso da Pointer, marca de design democrático do grupo Portobello. 

"Essa oportunidade de entrar na casa de muitas pessoas é o combustível para desenhar bons produtos. Um bom produto é um tripé de uma demanda de mercado, um bom desenho é uma fábrica a fim de produzir. Se uma dessas coisas não estiver funcionando o produto, ele não vai acontecer", explica. 

Ele, inclusive, cita o trabalho da Portobello como um exemplo de fábrica que inova na criação de produtos. 

"Investir em pesquisa, investir em experimentar coisas que ninguém está experimentando naquele momento para criar alguma coisa inovadora. Não porque estou aqui, mas sim, a Portobello faz isso. Por que vocês demoram muito tempo, às vezes anos, para desenvolver um produto. Isso é inovação." 

"A coleção com a Cecilie (Manz, designer industrial dinamarquesa) foi isso, tipo, totalmente inovação. Ela teve uma coleção incrível com a Portobello", destaca.  

Apartamentos decorados 

Quando se trabalha com apartamentos decorados, um dos pontos fundamentais é que a decoração seja um reflexo do morador. Mas como fazer isso quando ainda não há um dono para o imóvel? Mauricio Arruda explica: 

"Envolve uma inteligência que a gente foi adquirindo no escritório, que é: esse apartamento não apenas não tem um morador, como só vai ser um lar daqui a dois anos ou mais." 

"Você tem que dialogar, tem que ter alguma referência de arquitetura daquele prédio e das áreas comuns que vão ser executados quando estiver pronto — pet play, salão de festa, coworking", ensina. 

"Então, isso envolve entender um pouco sobre como as pessoas estão ocupando os prédios e como isso vai ser daqui dois anos, né? (...) É um exercício de futurologia." 

Gostou de saber mais sobre Mauricio Arruda? E para continuar aprendendo com grandes profissionais, confira os melhores trechos da entrevista de Oskar Metsavaht ao Archtrends Podcast! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mauricio Arruda fala sobre arquitetura e comu...

Mauricio Arruda fala sobre arquitetura e comunicação no Archtrends Podcast

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies