Marcos Bertoldi é um dos principais arquitetos contemporâneos do Brasil. Em seus quase 40 anos de atuação, o paranaense projetou diversas residências, com destaque para o trabalho com materiais e volumes. Não havia melhor nome para o Esquina da Arquitetura homenagear em sua primeira edição em Curitiba. O evento promovido pela Revista Projeto aconteceu na noite de 11 de maio, na Portobello Shop Jardim Social.
Cerca de 150 arquitetos, colegas e admiradores de Bertoldi, prestigiaram o encontro, a convite da Revista Projeto e das duas lojas Portobello Shop de Curitiba. Esquinas da Arquitetura são eventos promovidos pela Projeto há oito anos, reunindo um grupo de arquitetos para homenagear um profissional de destaque. Em 2023, a Projeto é parceira do Archtrends e da Portobello, e quatro Esquinas ocorrerão em lojas Portobello Shop - além desse primeiro em Curitiba, também em Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo, todos no segundo semestre.
>>>> Relembra a cobertura do primeiro Esquina da Arquitetura de 2023
Para a estreia do Esquina da Arquitetura na Portobello Shop, foi escolhida a nova loja Jardim Social, considerada flagship da rede e recém reconhecida pela sustentabilidade com o selo Leed Platinum. É a primeira loja do Brasil nesse segmento a alcançar um grau tão alto de sustentabilidade. Entenda os diferenciais sustentáveis aqui.
Homenagem a Marcos Bertoldi
Como homenageado do Esquina da Arquitetura, Marcos Bertoldi ganhou um perfil no site da Projeto, que conta, ilustra e descreve suas quase quatro décadas de produção arquitetônica. Confira aqui e delicie-se com as lindas imagens de casas de arquitetura contemporânea.
No evento, Bertoldi estava emocionado com o prestígio dos colegas, arquitetos de todas as idades e de produção de qualidade excelente, evidenciando a forte cena de arquitetura em Curitiba. Entre os presentes, estavam os arquitetos dos escritórios Estúdio 41, Jaime Lerner Arquitetos Associados e Archea.
Algumas horas antes do evento, Bertoldi recebeu o Archtrends para uma visita em sua residência e escritório, uma casa com projeto de Vilanova Artigas (1915-1985). Artigas projetou a casa, sua única no Paraná em concreto armado, para sua sobrinha, entre 1978 e 1979. Bertoldi comprou o imóvel há 19 anos e mantém a arquitetura original preservada, com poucas atualizações funcionais. E transformou os espaços em um verdadeiro museu de arte e design, com sua significativa coleção.
Confira o tour no Instagram do Archtrends.