28.12.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fachada da HER possui entrada principal e entrada de apoio ao delivery (Foto: Daniel Rueda/Cortesia Clap studio)

Loja HER: lugar que mescla gastronomia e moda inspirado em Marte; já imaginou?

calendar-blank-line
28.12.2020
Como usar revestimento como ponto de partida de um projeto? O estúdio espanhol Clap, que criou a loja HER, em Hong Kong, dá o exemplo. Confira mais os detalhes desse recurso interessante na hora de projetar.
minutos de leitura

A loja HER, situado no centro da Fashion Walk em Hong Kong, surgiu do desejo da estilista Hilary Tsui em criar um espaço dedicado a mulher contemporânea, unindo duas de suas paixões no mesmo lugar: moda e gastronomia.

Feminilidade, pureza e fortaleza foram os principais conceitos onde o Clap studio inspirou-se para criar este ambiente único. Estes adjetivos foram extraídos através de vários workshops com a estilista, chegando a conclusão que realmente são adjetivos da essência da marca HER. 

Definida as inspirações, o estúdio começou a imaginar e idealizar o ambiente da HER: uma paisagem sinuosa, com montanhas e materiais puros. O objetivo da Clap era transportar o cliente a um outro planeta. O planeta Marte. Um espaço feminino e misterioso por descobrir.

Loja HER
O interior da HER é a mescla de uma loja de moda com uma cafeteria (Foto: Daniel Rueda/Cortesia Clap studio)

Clap é um estúdio focado em projetar experiências e contar histórias que emocione o usuário através do design de interiores, design de produtos e instalações artísticas. Foi criado em 2017, em Valência, na Espanha, por Jordi Iranzo e Àngela Montagud. O projeto para a marca HER foi mais um de seus magnificos brainstormings e processos criativo, onde a arquiteta e o diretor criativo descontextualizam objetos, paisagens e momentos para conceber o design do que quer que seja. 

Loja HER
O revestimento faz parte do projeto desde o piso, até expositores e áreas para sentar-se (Foto: Daniel Rueda/Cortesia Clap studio)

O interior da HER foi dividido em três principais áreas: uma parte mais dinâmica, onde está localizada a exposição dos Sneakers, a área do activewear e a cafeteria. Há duas entradas: uma delas é diretamente à cafeteria para dar suporte ao delivery; e a outra a principal entrada da loja. O formato de grandes arcos na fachada e no interior da loja remetem às paisagens montanhosas. A aplicação de alguns elementos no projeto em alumínio trazem a sensação de modernidade a uma viajem espacial. Pequenos displays brancos crescem como se fossem plantas no meio do espaço, servindo de suporte para destacar os produtos da loja.

Loja HER
Um grande elemento em forma de arco revestido em alumínio traz a sensação de viagem no espaço dentro da loja. Pequenos expositores brancos "crescem" por toda a loja como se fossem plantas nativas do planeta HER (Foto: Daniel Rueda/Cortesia Clap studio)

Mas o destaque do projeto se dá através de um grid feito de azulejos terracota que revestem desde o piso, até expositores e espaços para sentar; em diferentes alturas, como se fossem pequenas colinas e dunas. 

Muitas vezes o ponto de partida do projeto pode ser somente um revestimento, como este da loja HER, criando ritmo e ajudando a construir o conceito do projeto. É interessante brincar com os revestimentos, não somente usando nos pisos e paredes, mas sim, ajudando a criar formas de móveis como bancos, expositores e bancadas. 

Loja HER
Projeto da Ilana Santiago, usando o revestimento Terracota Miele na bancada e na churrasqueira

Explorar um "storytelling", como a Clap proporcionou para a HER é uma tendência muito forte do momento também (confira aqui as 5 principais tendências de Retail Design para a próxima década). É acolher o conceito da marca, criando ambientes ao pé da letra com muito cenário e histórias (confira também outro exemplo de projeto com muito storytelling aqui). Se você busca este mesmo look&feel da HER para seu projeto, a linha Terracotta ou a Biscuit são as perfeitas opções. Uma, inspirada na tradição artesanal que traz tons contemporâneos da argila, e a outra brinca com relevos e traçados diferenciados. 

Há diversas formas de fazer um projeto destacar-se: através de curadoria do mobiliário, do layout, da iluminação, do seu storytelling e conceito por trás. Mas fazê-lo destacar-se por seu revestimento é uma maneira simples e inusitada. Aposte também nessa ideia!

Loja HER
Outro exemplo de como podemos ressaltar o conceito do espaço usando revestimentos: na escada com o porcelanato da Coleção Unlimited: Terracotta versão Branco Nuances (Projeto: Portobello S.A)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loja HER: lugar que mescla gastronomia e moda...

Loja HER: lugar que mescla gastronomia e moda inspirado em Marte; já imaginou?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies