10.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Já imaginou uma empresa que vende sardinhas enlatadas ter a loja mais cool de Portugal?

calendar-blank-line
10.02.2020
O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa vai muito além de vender produtos enlatados. É um exemplo de que quando se trata de storytelling, não importa o tipo de produto, categoria ou marca.
minutos de leitura

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é o nome da loja mais curiosa de Portugal com sede em Lisboa, Porto e Algarve, vendendo frutos do mar enlatados, sendo seu principal protagonista a sardinha.

Interior da loja trazendo um cenário de muita cor e storytelling (Foto por Bárbara Cassou)
Interior da loja trazendo um cenário de muita cor e storytelling (Foto por Bárbara Cassou)

Tudo começou em 1942 em Portugal, em uma vila na região do Aveiro, chamada Murtosa. A Comur, empresa do setor conserveiro, começou a sua história exportando enguias que, mais tarde, evoluiu seu negócio para a produção dos mais variados tipos de conserva, mantendo seu lema principal: qualidade e excelência.

Depois de 75 anos de experiência, a empresa decidiu finalmente abrir sua própria loja de enlatados. E de uma coisa sempre tiveram certeza: não queriam ser mais uma loja comum.

O mar sempre foi muito importante para os portugueses, pela sua história de descobrimentos e aventuras e pela sua gastronomia única. A abertura do Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa além de inspirar-se nessa ligação de Portugal com o mar, também tinha o objetivo de homenagear a Sardinha Portuguesa, esse popular peixe, eternamente importante na gastronomia portuguesa, ressaltando a cultura do país.

O conceito da loja era sair totalmente da zona de conforto, respeitando a característica e a essência desse peixe: ser nobre e ao mesmo tempo popular. Adicionando ainda mais storytelling para o espaço, seu interior é decorado, do chão ao teto, com uma mescla de cenários de mundo fantástico, fábrica e circo.

A loja também apresenta uma linha do tempo da história de Portugal e do Mundo. Uma parede inteira expõe milhares de enlatados, cada uma delas com um ano específico e seu principal acontecimento da época (como por exemplo: queda do muro de Berlim, criação do Euro, primeira vez do homem na lua etc). Começando com 1916, data de nascimento da história desse artigo alimentício, até 2019. Cada década possui uma cor, fazendo com que a loja ganhe ainda mais personalidade sendo supercolorida.

Parede expositora com todos os anos, desde 1914 até 2019 (Foto por Bárbara Cassou)
Parede expositora com todos os anos, desde 1914 até 2019 (Foto por Bárbara Cassou)

Expositores feitos de vagões de circo e um carrossel em movimento são parte da composição dessa cenografia. O teto ganha destaque por ter elementos de engrenagens que giram, levando a fundo o tema de fábrica do mundo fantástico. E o visual merchandising da loja fica por conta de uma roda gigante na vitrine, onde as cabines são as próprias latas de sardinhas.

Cada lata possui 140 gramas de um tipo de frutos do mar banhado no azeite. A sardinha é o protagonista principal, porém você também encontra outros enlatados como polvo, bacalhau, salmão e enguia.

Expositor de produto inspirado em um vagão de circo (Foto por Bárbara Cassou)
Expositor de produto inspirado em um vagão de circo (Foto por Bárbara Cassou)

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa vem sendo um verdadeiro sucesso entre os turistas por seu design e conceito único mesclados com a cultura e gastronomia local. O resultado é um autêntico circo de latas, que para a empresa Comur, é seu maior espetáculo. Mostrando para o mundo que ao tratar-se de storytelling, não importa a marca, a categoria ou o produto. Apenas com uma lata de sardinha é possível fazer um cenário encantador.

Foto de destaque: Stevenlek

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Já imaginou uma empresa que vende sardinhas ...

Já imaginou uma empresa que vende sardinhas enlatadas ter a loja mais cool de Portugal?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies