Loja HER: lugar que mescla gastronomia e moda inspirado em Marte; já imaginou?
A loja HER, situado no centro da Fashion Walk em Hong Kong, surgiu do desejo da estilista Hilary Tsui em criar um espaço dedicado a mulher contemporânea, unindo duas de suas paixões no mesmo lugar: moda e gastronomia.
Feminilidade, pureza e fortaleza foram os principais conceitos onde o Clap studio inspirou-se para criar este ambiente único. Estes adjetivos foram extraídos através de vários workshops com a estilista, chegando a conclusão que realmente são adjetivos da essência da marca HER.
Definida as inspirações, o estúdio começou a imaginar e idealizar o ambiente da HER: uma paisagem sinuosa, com montanhas e materiais puros. O objetivo da Clap era transportar o cliente a um outro planeta. O planeta Marte. Um espaço feminino e misterioso por descobrir.
Clap é um estúdio focado em projetar experiências e contar histórias que emocione o usuário através do design de interiores, design de produtos e instalações artísticas. Foi criado em 2017, em Valência, na Espanha, por Jordi Iranzo e Àngela Montagud. O projeto para a marca HER foi mais um de seus magnificos brainstormings e processos criativo, onde a arquiteta e o diretor criativo descontextualizam objetos, paisagens e momentos para conceber o design do que quer que seja.
O interior da HER foi dividido em três principais áreas: uma parte mais dinâmica, onde está localizada a exposição dos Sneakers, a área do activewear e a cafeteria. Há duas entradas: uma delas é diretamente à cafeteria para dar suporte ao delivery; e a outra a principal entrada da loja. O formato de grandes arcos na fachada e no interior da loja remetem às paisagens montanhosas. A aplicação de alguns elementos no projeto em alumínio trazem a sensação de modernidade a uma viajem espacial. Pequenos displays brancos crescem como se fossem plantas no meio do espaço, servindo de suporte para destacar os produtos da loja.
Mas o destaque do projeto se dá através de um grid feito de azulejos terracota que revestem desde o piso, até expositores e espaços para sentar; em diferentes alturas, como se fossem pequenas colinas e dunas.
Muitas vezes o ponto de partida do projeto pode ser somente um revestimento, como este da loja HER, criando ritmo e ajudando a construir o conceito do projeto. É interessante brincar com os revestimentos, não somente usando nos pisos e paredes, mas sim, ajudando a criar formas de móveis como bancos, expositores e bancadas.
Explorar um "storytelling", como a Clap proporcionou para a HER é uma tendência muito forte do momento também (confira aqui as 5 principais tendências de Retail Design para a próxima década). É acolher o conceito da marca, criando ambientes ao pé da letra com muito cenário e histórias (confira também outro exemplo de projeto com muito storytelling aqui). Se você busca este mesmo look&feel da HER para seu projeto, a linha Terracotta ou a Biscuit são as perfeitas opções. Uma, inspirada na tradição artesanal que traz tons contemporâneos da argila, e a outra brinca com relevos e traçados diferenciados.
Há diversas formas de fazer um projeto destacar-se: através de curadoria do mobiliário, do layout, da iluminação, do seu storytelling e conceito por trás. Mas fazê-lo destacar-se por seu revestimento é uma maneira simples e inusitada. Aposte também nessa ideia!