A loja Dengo nasceu com o propósito de oferecer o melhor cacau e outros produtos brasileiros, por meio da valorização de pequenos produtores nacionais. Para que eles vivam bem em suas terras e nossas florestas sejam conservadas. E para que as pessoas descubram a melhor combinação entre saúde e sabor.
A palavra Dengo por si só já causa uma boa impressão. É uma palavra bem brasileira que significa carinho, cuidado e afeto. Com produtos tão especiais e que são a cara da cultura brasileira, a casa e fábrica da Dengo não poderia ser melhor representada.
Localizada na Avenida Faria Lima em São Paulo, a fábrica da Dengo é um projeto do escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia. Fundado em 2017, o escritório MFMM conta com a pluralidade na composição de sua equipe, com profissionais de diferentes formações e experiências para trazer valor agregado e ir além da arquitetura em si.
O primeiro contato da MFMM arquitetura com a Dengo Chocolates foi quando os arquitetos foram chamados para projetar uma série de estações de cacau, estruturas para abrigar o processo da fermentação do cacau em uma fazenda no sul da Bahia. O que, na época, resultou de construções simples, eficientes e sustentáveis.
Após alguns anos deste primeiro projeto superfuncional, a Dengo convidou-os novamente, desta vez para um grande desafio: projetar uma fábrica de chocolates que seria aberta ao público e, consequentemente, uma loja conceito da marca em São Paulo.
A fábrica e loja da Dengo é um espaço 360 graus onde os visitantes podem vivenciar o conceito e o lifestyle da marca. O local é um multiuso, aportando a loja da Dengo, um café, um restaurante, um salão para eventos, um espaço para personalizar seu chocolate, uma biblioteca sobre cacau e o grande protagonista: uma fábrica de chocolate aberta ao público.
No andar térreo, os visitantes podem entender melhor como é feito o chocolate desde o começo da sua matéria-prima. Uma réplica das instalações de uma fábrica de chocolate à moda antiga foi implementada no centro da loja em um pé direito alto. Dutos transparentes pela loja transportam os nibs de cacau de forma divertida e curiosa.
A inspiração do projeto foi o próprio cacau, onde está presente na arquitetura por sua paleta de cores, texturas, paleta de materiais e até na iluminação. A arquitetura do local foi feita para atrair o olhar dos visitantes e dar protagonismo ao grande produto: o chocolate.
Alinhado ao conceito da loja Dengo, o projeto da fábrica e a escolha dos materiais arquitetônicos são sustentáveis. As estruturas são modulares e aparentes, foram produzidas em fábrica e montadas no local através de um trabalho de execução rápida, precisa e com pouquíssimo resíduo. Sem contar que a madeira usada no projeto é renovável.
Se você não mora em São Paulo e não tem a oportunidade de ver a fábrica de chocolates de perto, não fique triste! A Dengo disponibiliza um tour online:
Tour online pela fábrica de chocolates Dengo:
A fábrica da Dengo, além de trazer mais informação e experiência para seus clientes, contribui com o meio ambiente e investe em produtores locais, ajudando a melhorar o nosso país. Um grande exemplo de marca e projeto a seguir.
Confira agora as linhas de mosaicos da Portobello e leia também: Linha Bonbon: forma de pequenos doces cria mosaicos personalizáveis