12.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Loja Dengo: uma produção de chocolate brasileiro exposta ao público

calendar-blank-line
12.07.2021
Chocolate com sabor de mudar o mundo. Esse é o conceito da loja Dengo: chocolates 100% brasileiro que vai encantar você também.
minutos de leitura

A loja Dengo nasceu com o propósito de oferecer o melhor cacau e outros produtos brasileiros, por meio da valorização de pequenos produtores nacionais. Para que eles vivam bem em suas terras e nossas florestas sejam conservadas. E para que as pessoas descubram a melhor combinação entre saúde e sabor. 

loja dengo
Entrada da fábrica e loja Dengo (Foto: Bárbara Cassou)

A palavra Dengo por si só já causa uma boa impressão. É uma palavra bem brasileira que significa carinho, cuidado e afeto. Com produtos tão especiais e que são a cara da cultura brasileira, a casa e fábrica da Dengo não poderia ser melhor representada. 

Localizada na Avenida Faria Lima em São Paulo, a fábrica da Dengo é um projeto do escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia. Fundado em 2017, o escritório MFMM conta com a pluralidade na composição de sua equipe, com profissionais de diferentes formações e experiências para trazer valor agregado e ir além da arquitetura em si. 

O primeiro contato da MFMM arquitetura com a Dengo Chocolates foi quando os arquitetos foram chamados para projetar uma série de estações de cacau, estruturas para abrigar o processo da fermentação do cacau em uma fazenda no sul da Bahia. O que, na época, resultou de construções simples, eficientes e sustentáveis.

loja dengo
Espaço da loja Dengo no térreo do edifício (Foto: Bárbara Cassou)

Após alguns anos deste primeiro projeto superfuncional, a Dengo convidou-os novamente, desta vez para um grande desafio: projetar uma fábrica de chocolates que seria aberta ao público e, consequentemente, uma loja conceito da marca em São Paulo. 

A fábrica e loja da Dengo é um espaço 360 graus onde os visitantes podem vivenciar o conceito e o lifestyle da marca. O local é um multiuso, aportando a loja da Dengo, um café, um restaurante, um salão para eventos, um espaço para personalizar seu chocolate, uma biblioteca sobre cacau e o grande protagonista: uma fábrica de chocolate aberta ao público. 

loja dengo
Maquinário para produção de chocolate é exposto ao público no centro da loja (Foto: Bárbara Cassou)

No andar térreo, os visitantes podem entender melhor como é feito o chocolate desde o começo da sua matéria-prima. Uma réplica das instalações de uma fábrica de chocolate à moda antiga foi implementada no centro da loja em um pé direito alto. Dutos transparentes pela loja transportam os nibs de cacau de forma divertida e curiosa. 

A inspiração do projeto foi o próprio cacau, onde está presente na arquitetura por sua paleta de cores, texturas, paleta de materiais e até na iluminação. A arquitetura do local foi feita para atrair o olhar dos visitantes e dar protagonismo ao grande produto: o chocolate. 

loja dengo
Cada pequeno detalhe contém o conceito da loja Dengo (Foto: Bárbara Cassou)

Alinhado ao conceito da loja Dengo, o projeto da fábrica e a escolha dos materiais arquitetônicos são sustentáveis. As estruturas são modulares e aparentes, foram produzidas em fábrica e montadas no local através de um trabalho de execução rápida, precisa e com pouquíssimo resíduo. Sem contar que a madeira usada no projeto é renovável. 

Se você não mora em São Paulo e não tem a oportunidade de ver a fábrica de chocolates de perto, não fique triste! A Dengo disponibiliza um tour online:

Tour online pela fábrica de chocolates Dengo:

loja dengo

A fábrica da Dengo, além de trazer mais informação e experiência para seus clientes, contribui com o meio ambiente e investe em produtores locais, ajudando a melhorar o nosso país. Um grande exemplo de marca e projeto a seguir. 

Confira agora as linhas de mosaicos da Portobello e leia também: Linha Bonbon: forma de pequenos doces cria mosaicos personalizáveis

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Loja Dengo: uma produção de chocolate brasi...

Loja Dengo: uma produção de chocolate brasileiro exposta ao público

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa Eu amo chocolates e os chocolate amargos são a minha paixão. Fiquei encantada pelo nome Dengo. Vir no instragam e logo fiquei enteresada em saber mais sobre este nome, e sua pesquisa no Google. Para minha surpresa descobri que a fábrica é aqui em São Paulo. Show...com é que funciona a visitação ao público? Grata desde já. Por me enviar informações. Sou Rosy amante de um bom chocolate.

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies