Coronavírus: como limpar a casa em tempos de pandemia?
A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, faz com que muitos dos nossos hábitos se modifiquem. Precisamos aprender a conviver com o vírus e adotar boas práticas para preservar a nossa saúde. Para limpar a casa, por exemplo, é preciso ter mais cuidado do que tínhamos antes.
Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play.
Isso é extremamente importante, até mesmo porque passamos muito mais tempo dentro de nossas residências. Grande parte das empresas atua no regime home office e escolas e universidades oferecem as aulas online, entre outras atividades que fazíamos fora e agora são realizadas no próprio lar.
Por se tratar de uma situação nova para todo mundo, é normal que surjam dúvidas sobre como limpar a casa. Foi para ajudar nossos leitores que vivem esse dilema que desenvolvemos este artigo.
A seguir, responderemos aos principais questionamentos que as pessoas têm, no que se refere ao ato de limpar a casa durante a pandemia do coronavírus. Acompanhe!
Com que frequência é preciso limpar a casa na pandemia?
Não existe um número exato de vezes que a casa deve ser limpa. O ideal é que os ambientes sejam higienizados sempre que forem utilizados.
Se alguém tomou um café, por exemplo, o recomendável é lavar a xícara e as outras louças utilizadas. Assim, é possível evitar que o vírus se propague, caso esse indivíduo esteja infectado pelo coronavírus, porém ainda assintomático.
A limpeza também deve ser feita sempre que alguém que chegou da rua utilizar algum dos cômodos da casa. Imagine, por exemplo, que uma pessoa precisou sair para ir até à farmácia ou ao supermercado e, ao voltar, resolveu tomar banho para se higienizar e evitar uma possível contaminação.
Nesse caso, o local onde essa pessoa deixou as roupas que estava utilizando deve ser higienizado imediatamente. Dessa maneira, se evita a propagação do vírus, caso as vestimentas estiverem contaminadas.
Quais são os melhores produtos para se utilizar?
Para fazer a limpeza de pisos e móveis, o uso de água sanitária diluída é suficiente. O Ministério da Saúde recomenda a proporção de uma medida do produto para cada nove medidas de água.
Também podem ser utilizados alvejantes, detergentes e outros produtos de limpeza. Porém, é preciso seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), presentes na Nota Técnica nº 26/2020.
De acordo com a agência, os produtos de limpeza eficientes para a desativação do coronavírus nas superfícies são:
-
alvejantes contendo hipoclorito (de sódio ou de cálcio) a 2-3,9%;
-
quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio a 0,05%;
-
desinfetantes de uso geral com ação contra vírus;
-
peróxido de hidrogênio a 0,5%;
-
hipoclorito de sódio a 0,5%;
-
ácido peracético a 0,5%;
-
compostos fenólicos;
-
iodopovidona a 1%.
É preciso prestar atenção ao utilizar álcool na limpeza da casa, pois o produto deve ter 70% de concentração, no mínimo. Se a porcentagem for menor, o vírus não é eliminado e a higienização não é eficiente.
O mesmo vale para o álcool gel, utilizado para higienizar as mãos. É muito importante ler as informações da embalagem, para garantir que o produto tem uma concentração de 70%. Caso contrário, de nada adianta o uso.
Os vírus, em geral, têm uma camada lipídica, que é como se fosse uma gordura que os envolve e protege. Somente o álcool 70% é capaz de “romper” essa proteção e desativar a ação contaminante.
Outra dica importante: não misture produtos! Ao fazer combinações de dois ou mais compostos de limpeza, você poderá causar reações químicas que comprometerão a eficiência.
Que ferramentas ou acessórios ajudam na limpeza?
Ao limpar a casa, é importante que sejam utilizadas luvas, para evitar o contato direto com superfícies que possam estar contaminadas. Se houver na residência uma pessoa com suspeita ou confirmação de contaminação, cumprindo isolamento, o ideal é também usar máscara de proteção.
Fora isso, todas as ferramentas e os acessórios de limpeza comuns podem ser utilizados. Porém, ao término da faxina, é recomendável higienizar todos os materiais, como cabos de rodos, vassouras e pazinhas de lixo, entre outros, com álcool 70%. Dessa forma, se algum deles estiver contaminado, será desinfetado.
Como limpar cada cômodo da casa?
A limpeza deve seguir um padrão rigoroso em todos os cômodos da casa. No entanto, alguns precisam de uma atenção especial, como o banheiro.
Estudos já apontam que o coronavírus pode ser transmitido pelas fezes. Desse modo, ao usar o vaso sanitário, é interessante fazer uma limpeza geral, para que coliformes fecais não contaminem ninguém.
Além disso, é no banheiro que são eliminadas secreções, como catarro de tosse ou coriza do nariz. Por isso, é muito importante limpar com bastante frequência, de modo a evitar contaminações.
A cozinha é outra área que merece bastante atenção. Deve-se ter muito cuidado e lavar talheres e louças no momento em que eles forem utilizados. O fogão, a pia, o micro-ondas e os eletrodomésticos, em geral, também merecem uma boa desinfecção, pelo menos uma vez por dia.
Além desses cômodos mais críticos, é preciso redobrar o cuidado na limpeza de locais que são tocados muitas vezes, como as maçanetas, os corrimãos e as torneiras, entre outros. O ideal é fazer a higienização pelo menos três vezes por dia.
Quais são as melhores práticas de limpeza para cada tipo de superfície?
Para limpar as superfícies, como o chão e as paredes, deve-se seguir o protocolo comum, utilizando os produtos que citamos anteriormente.
No caso do porcelanato, por exemplo, devem ser usados alvejantes ou detergentes diluídos em água.
Saiba mais: Como limpar porcelanato?
O uso de ceras e impermeabilizantes não é recomendado, por se tratar de uma superfície que está mais próxima das pedras naturais do que da cerâmica.
O que fazer com objetos e pessoas que vêm da rua?
Uma dúvida bastante comum está relacionada à higienização dos objetos que vêm da rua.
É o caso dos produtos que compramos no supermercado e até mesmo das entregas de comida ou medicamentos via delivery. Nessas situações, o ideal é sempre fazer a higienização das embalagens com álcool gel 70% ou água e sabão, antes do consumo.
Tenha como hábito, sempre que voltar do supermercado, fazer a higienização de todos os itens que comprou, antes de guardá-los em seus armários ou suas prateleiras.
Um ponto muito importante para se prestar atenção é nos calçados. Eles também podem carregar o vírus, principalmente quando as pessoas precisam sair para trabalhar e ficam por mais tempo fora de casa. Ao retornar à residência, a sugestão é deixar os sapatos do lado de fora.
Caso você more em apartamento, a dica é ter um espaço entre a porta e o restante do ambiente em que possam ser deixados os calçados. Nesse local também pode ter uma mesinha com álcool gel 70%, para a higienização das mãos antes de entrar em casa.
Como proceder quando há pessoas com casos suspeitos ou confirmados na residência?
Todos os cuidados que citamos ao longo do artigo precisam ser intensificados quando existirem casos suspeitos ou confirmados na residência. O ideal é que a pessoa contaminada permaneça isolada em um único cômodo e, se possível, tenha um banheiro para o seu uso exclusivo.
As refeições também devem ser feitas no mesmo cômodo e os talheres utilizados precisam ser descartáveis, sendo jogados no lixo logo após o uso. Sobre a limpeza do espaço em que ela está isolada, bem como o banheiro, a recomendação é que a própria pessoa contaminada faça as devidas higienizações, caso esteja apta para isso.
Geralmente isso é possível, tendo em vista que as pessoas que estão isoladas em casa são as que têm sintomas gripais leves. Casos mais graves, em que não há a possibilidade de executar atividades, costumam demandar internação hospitalar.
No caso do infectado estar indisposto para limpar a casa, apenas um morador da residência deve ser eleito como cuidador. Essa pessoa deve fazer a limpeza do cômodo em que o isolado está, mantendo a distância mínima de 2 m e sempre utilizando luvas e máscara de proteção.
Entendeu como limpar a casa em tempos de pandemia? Siga tudo o que ensinamos à risca e garanta a sua saúde e a da sua família.
Continue a se informar sobre o novo normal que vamos viver nos próximos tempos. Leia nosso artigo que fala sobre o Indoor Style, a tendência de roupa para ficar em casa.
Foto de destaque: Em tempos de pandemia, limpar a casa demanda cuidados especiais (Foto: Freepik)